Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A perigrafia do livro de poesia

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Consultar livros e antologias poéticas, identificando poesias, prefácio, índice, numeração das páginas, divisão de capítulos, biografia do autor etc.
  • Conhecer o nome, breves dados biográficos e alguns poemas de grandes poetas brasileiros.
  • Reconhecer as funções comunicativas da capa de um livro literário: identificar a obra e o destinatário previsto, estabelecer pactos de leitura, motivar a leitura da obra.
  • Usar o sumário, produtiva e autonomamente, para localizar partes dentro de um livro literário: poemas, contos, capítulos...
  • Usar, produtiva e autonomamente, dados da folha de rosto ou da ficha catalográfica de livros para referenciar obras consultadas, fazer empréstimos em bibliotecas, adquirir livros, catalogar livros pessoais ou de uso coletivo.
Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- É interessante que o aluno já esteja iniciando a compreensão da natureza do sistema de escrita alfabético, em níveis silábico e alfabético de escrita.  

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;  

 - livros;  

 - leitura de imagem.     

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1)  O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles, pelo menos dois livros de poesia, propondo que manuseiem e observem bem o material recebido.

2)  Em seguida, propõe a socialização das observações feitas pelos alunos dos livros que receberam e faz os comentários necessários.   

3) O professor apresenta a capa abaixo, solicitando a leitura da mesma.  É importante não dizer que a imagem é a capa de um livro.   

OBS.: As questões irão depender dos exemplos de livros que o professor levará para a sala de aula, portanto as sugestões devem ser utilizadas como modelo.

Fonte: www.emule.com.br    

4- Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

a)      Que texto é esse?  

b)      Para que ele serve?

c)      Onde encontramos esse texto?

d)     O que contem na capa do livro?

e)      Qual é o título do livro?

f)       Qual o nome do autor?

g)      Qual é o nome da editora?

h)      O que tem na imagem da capa?    

5- Em seguida, o professor propõe que os alunos voltem aos livros que receberam nos grupos para que observem se em todas as capas aparecem as mesmas informações.   

6- O professor socializa o que os alunos observaram e faz os comentários necessários.   

OBS.: As questões irão depender dos exemplos de livros que o professor levará para a sala de aula, portanto as sugestões devem ser utilizadas como modelo.    

2ª atividade:   

1-      O professor apresenta a  quarta-capa abaixo solicitando a leitura da mesma. É importante não dizer que é uma quarta capa.    

Fonte: www.ucb.org.br 

2-  Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

a)      Que texto é esse?  

b)      Para que ele serve?

c)      Onde encontramos esse texto?

d)     O que contém na quarta capa do livro?         

e) Que informações estão contidas no texto escrito na quarta capa?       

f) A quem pertence a foto exposta na quarta capa?       

g) Que texto aparece na quarta capa desse livro?   

3- Em seguida, o professor propõe que os alunos voltem aos livros que receberam nos grupos para que observem se em todas as quartas capas aparecem as mesmas informações.   

4- O professor socializa o que os alunos observaram e faz os comentários necessários.   

OBS.: As questões irão depender dos exemplos de livros que o professor levará para a sala de aula, portanto as sugestões devem ser utilizadas como modelo.   

3ª atividade:   

1-      O professor apresenta a lombada abaixo, solicitando a leitura da mesma.  É importante não dizer que a imagem é a lombada de um livro.

Capa do Livro

 Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_myyAgh4auC8/TBlI5945FvI/AAAAAAAAA64/yc6Gn9sFgns/s1600/vinicius2.jpg 

Quarta capa - Lombada - Capa

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_myyAgh4auC8/TBlI5jiAWdI/AAAAAAAAA6w/72FJU_rLR0s/s1600/vinicius3.jpg 

2- Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

a)      Que texto é esse?  

b)      Para que ele serve?

c)      Onde encontramos esse texto?

d)     O que contém na lombada do livro?   

3 - Em seguida, o professor propõe que os alunos voltem aos livros que receberam nos grupos para que observem se em todas as lombadas aparecem as mesmas informações.   

4- O professor socializa o que os alunos observaram e faz os comentários necessários.     

4ª atividade:   

1-      O professor apresenta a orelha ou aba do livro solicitando a leitura da mesma. É importante não dizer que é a imagem abaixo é de uma orelha de livro.

Fonte: www.bloglog.globo.com    

2- Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

a) Você sabe dizer o que é a orelha de um livro? (caso os alunos não saibam, o professor mostrará)

b) Que informações estão contidas na orelha deste livro?

c)  Que funções você acha que a orelha de um livro tem? (Caso os alunos não saibam, o professor deverá informá-los. Consultar recursos educacionais.)

3-  Em seguida, o professor propõe que os alunos voltem aos livros que receberam nos grupos para que observem se em todos eles  aparecem as orelhas e se  informações contidas nelas são as mesmas em todos os livros.     

4- O professor socializa o que os alunos observaram e faz os comentários necessários.       

5ª atividade:

1-      O professor apresenta a folha de rosto do livro solicitando a leitura da mesma. É importante não dizer que é a imagem abaixo é da folha de rosto de um  livro.

Fonte: www.emprofjoseaugusto.blogspot.com    

2- Após a leitura, o professor propõe a discussão a partir das questões:

a) Você conhece essa parte do livro? (caso os alunos, não saibam informar).

b) Que informações estão presentes na folha de rosto e na falsa folha de rosto?

c) Qual é o nome do autor?

d) Qual o nome do ilustrador?

e) Qual o título do livro?

f) Quem traduziu o livro?

g) Qual o nome da editora?

3-  Em seguida, o professor propõe que os alunos voltem aos livros que receberam nos grupos para que observem se em todos eles  aparecem as folhas de rosto e se  informações contidas nelas são as mesmas em todos os livros.     

4- O professor socializa o que os alunos observaram e faz os comentários necessários.     

OBS: As demais partes do livro poderão ser exploradas caso apareçam nos exemplos de livros levados pelo professor. Sugerimos também que o professor utilize os exemplos abaixo para que os alunos possam utilizar essas informações para a próxima atividade.

SOBRECAPA (OPCIONAL)

DEDICATÓRIA

Exemplo: Dedico esta obra, importante trabalho literário para o rádio brasileiro, à memória da Sra. Maria Edith Gabus Mendes Escritora a grande incentivadora para a sua realização.

AGRADECIMENTOS (opcional)

Exemplo 1: Meu primeiro agradecimento é para Maria, minha esposa, que acompanhou minhas madrugadas...

EPÍGRAFE (opcional) A epígrafe é uma citação que sintetiza o assunto do texto/ livro

Exemplo: Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Clarice Lispector

PREFÁCIO Consiste em texto de esclarecimento, justificativa ou prévio comentário, redigido pelo editor ou outra pessoa de reconhecida competência e autoridade. Deve começar em página ímpar e aparecer antes do SUMÁRIO.

APRESENTAÇÃO

Exemplo: Com a proposta de fornecer suporte ao profissional do livro, apresentamos um rico material acerca dos direitos e deveres aplicáveis à produção de um livro, procurando elucidar parte das dúvidas que poderão surgir no decorrer do nascimento de uma obra. Esperamos contribuir com os profissionais do livro e também com aqueles que estão iniciando sua carreira no universo editorial, como autores e editores, orientando no cumprimento de dispositivos legais que validam a verdadeira publicação. Os autores

SUMÁRIO

 Exemplo:

SUMÁRIO

1 Lei do Livro...........................................17

2 Lei do direito autoral..............................23

3 Questões Práticas de Direito Autoral........55

4 Sites interessantes...............................193

5 Glossário.............................................197

Conclusão..............................................199

Bibliografia.............................................205

GLOSSÁRIO

ANEXOS

6ª atividade:

1)      Após a exposição sobre as partes de um livro, o professor propõe que a turma analise os livros didáticos utilizados em sala, tentando verificar se os elementos citados na aula estão presentes nesses livros.   

2)      O professor socializa a atividade anterior e faz os comentários necessários.   

3)      O professor organiza a turma em grupos e leva-os para a biblioteca,  para que cada um  analise um aspecto da perigrafia do livro, seguindo as orientações abaixo:     

Grupo 1: O grupo deverá levantar as informações que estão contidas nas seguintes partes  (se houverem): - Lombada - Orelha - Capa - Sumário     

Grupo 2: O grupo deverá levantar as informações que estão contidas nas seguintes partes  (se houverem): - Quarta capa - Orelha - Agradecimento - Sumário   

Grupo 3: O grupo deverá levantar as informações que estão contidas nas seguintes partes  (se houverem): - Lombada - Apresentação - Folha de Rosto - Dedicatória   

Grupo 4: O grupo deverá levantar as informações que estão contidas nas seguintes partes  (se houverem): - Capa - Falsa Folha de Rosto - Lombada - Prefácio     

Grupo 5: O grupo deverá levantar as informações que estão contidas nas seguintes partes  (se houverem): - Folha de rosto - Orelha - Lombada - Apresentação   

Grupo 6: O grupo deverá levantar as informações que estão contidas nas seguintes partes  (se houverem): - Sobrecapa - Dedicatória - Epígrafe - Capa   

4-  O professor socializa os trabalhos anteriores e faz os comentários necessários.  

Recursos Complementares

1)      Sugerimos abaixo várias obras de diversos poetas importantes da literatura para que os alunos realizem o estudo da perigrafia.   

Livro Carlos Drummond: www.submarino.com.br            

Livro Cecília Meireles: www.gerovida.blog.br           

Livro Pablo Neruda: www.skoob.com.br        

Livro Fernando Pessoa: www.lisboacity.olx.pt        

Livro Vinicius de Morais: www.livrariaresposta.com.br          

Livro Manuel Bandeira: www.emule.com.br             

2)      Leitura para o professor: Partes de um livro

Um livro contém um determinado número de componentes, designadamente:

Capa: parte externa do livro, catálogo ou trabalho semelhante, composta por quatro páginas.

Lombada: parte oposta ao corte das folhas, também chamada dorso do livro. Deve conter o título da obra, o nome do autor e o ano de edição.

Guardas: folha em branco que se coloca antes do anterrosto e no fim do livro.

Anterrosto: primeira página do livro que precede a página de rosto ou frontispício.

Rosto ou frontispício (folha de rosto): terceira página do livro.

Dedicatória: palavras do autor na primeira página ímpar a seguir ao frontispício.

Advertência: parte preliminar com esclarecimentos do autor ou do editor, composta em itálico.

Preâmbulo/Prefácio: palavras de esclarecimento do autor, editor ou outra pessoa competente.

Introdução: parte eventual de um livro que precede o sumário.

Sumário: linhas que no início de uma obra, parte ou capítulo indicam o assunto nele tratado; visando facilitar uma visão conjunta da obra e a localização das suas partes, o sumário é a enumeração das principais divisões de um documento. Compõe-se geralmente em corpo 8.

Índices: espécie de quadros que, colocados no princípio ou no fim do volume, dão a divisão da matéria, relação das gravuras, assim como dos assuntos tratados num livro, com indicação das páginas correspondentes a cada argumento. Segundo a sua natureza, denominam-se «Índice da matéria», «Índice das gravuras», «Índice albabético», «Índice analítico» «Índice remissivo», etc. Geralmente compostos em corpo 8, são também denominados Index (ver o ponto 5.3.5).

Epígrafe: citação que o autor coloca ao abrir um livro, parte ou capítulo, composta em corpo 6.

Bibliografia: indicação das obras consultadas, composta em corpo 8.

Ficha bibliográfica: «bilhete de identidade» que aparece no fim do livro.

Logotipo ou cólofon: inscrição usada no fim dos livros, composto em corpo 8.

Errata: lista de erros encontrados numa obra; vai, geralmente, no fim dos livros e em corpo 8.

Notas: observações ou acrescentos a algumas partes do texto. Vão no pé da página, separadas do corpo do texto por um claro ou filete, podendo ir no fim do volume quando são muito abundantes ou extensas. São compostas em corpo inferior em 2 pontos ao do texto.

Tabelas: quadros com linhas e colunas de algarismos separadas por filetes.

Corandéis: trechos de composição, com algarismos e cabeças, sem filetes, compostos no mesmo corpo do texto.

Títulos: palavras que indicam a matéria tratada num capítulo.

Títulos correntes: linhas no alto de cada página com o nome de capítulos, secções ou outras subdivisões. O título da divisão mais importante (capítulo, por exemplo) fica à esquerda e o da subdivisão menos importante (secção, por exemplo) à direita.

Fólio: folha de quatro páginas de impressão ou número da página, que pode ir no alto ou no fundo da página. As páginas brancas, de título e de início de capítulo não levam fólio.

Registo: algarismos que aparecem, ao alto, entre a primeira e a última página de cada caderno e que servem para o encadernador ver quais são os cadernos de um mesmo livro.

Assinatura ou linha de pé: número que se põe no pé da primeira página, à esquerda, de cada caderno de um livro para indicar ao encadernador a ordem por que devem ser alçados.  

http://189.47.157.112:8080/ra_unesp/bitstream/123456789/70/1/Partes%20de%20um%20livro.doc.  

Partes do livro (Parceiros do Livro): http://www.parceirosdolivro.com.br/materias.php?cd_secao=101&codant= 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Nesta aula, o professor deverá avaliar se os alunos conseguiram compreender as diferentes partes do livro, em destaque, a capa,  quarta capa e folha de rosto. É importante que o aluno perceba que a análise das partes do livro pode traz importantes informações a respeito do livro que será lido, sendo possível antecipar o assunto ou temática que será abordada na obra.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria das neves, Semed , Minas Gerais - disse:
    marinevesperes9@gmail.com

    24/01/2013

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante a aula.Dá para trabalhar de forma bem agradável com os alunos.


  • TEREZINHA, ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO FIRMINO , Minas Gerais - disse:
    tere3live@live.com

    17/10/2012

    Cinco estrelas

    É ESTA A ATIVIDADE QUE EU PRECISAVA,PARABÉNS!


  • Tânia , Escola Estadual Romualdo José da Costa , Minas Gerais - disse:
    tccmatos@yahoo.com.br

    14/03/2011

    Quatro estrelas

    Muito boas suas atividades, vou construir uma apresentação em power point e podemos trocar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.