Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Alcohol"

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender vocabulário sobre bebidas com teor alcoólico.

Os riscos que as mesmas provocam na saúde.

Ler uma reportagem de jornal sobre o tema proposto.

Comprender e produzir oralmente usando os termos aprendidos durante as aulas.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos, cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber mais sobre as drogas lícitas no Brasil. Para isso, acesse:

http://www.brasilescola.com/drogas/drogas-licitas.htm 

Acesso em 17/09/10

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie esta aula mostrando aos alunos as seguintes fotos:

Figura 1. Pessoas brindando.

Fonte: http://www.domtotal.com/img/noticias/2009-07/118335_21206.jpg

Figura 2. Bebidas.

Fonte: http://www.aapcan.org.br/images/09_MHG_rio_help.jpg

Figuras acessadas em 17/09/10

Se achar  interessante, selecione outras figuras que possuem relação com bebidas alcóolicas. Mostre essas figuras em recursos visuais (retroprojetor, cartolinas, etc.)

Peça aos alunos que analisem as figuras e que respondam:

Is drinking common in your day by day? When? How often ?

Do you drink alcoholic beverages? When?

How many teenagers do you think drink alcoholic beverages nowadays?

Do you think it is right ?

Depois que os alunos responderem a essas perguntas oralmente e usando a Língua Inglesa, mostre os trechos a seguir:

Trecho 1

"Embora seja uma droga, freqüentemente o álcool não é considerado como tal, principalmente pela sua grande aceitação social e mesmo religiosa. Pode-se observar nas obras gregas, mitos sobre a criação do vinho. Com destaque para as figuras de Dioniso, Icário e o Rei Anfictião protagonizando a visão grega sobre o uso do vinho (álcool). Nos dias de hoje, é prática em muitas famílias a "iniciação" das crianças no consumo do álcool. A permissividade ao álcool leva à falsa crença de inocência do uso do álcool, mas o consumo excessivo tem se tornado um dos principais problemas das sociedades modernas. "

Figura 3. Imagem do recurso do qual o trecho 1 foi retirado.

Fonte: http://www.unifesp.br/dpsicobio/drogas/alcool.htm   

Trecho 2

"It's easy for kids to get the wrong message about alcohol. They might see their parents drink or watch TV commercials that make drinking look like a lot of fun. You might see people drinking and watching sports together or having a big party." Fonte: http://kidshealth.org/kid/stay_healthy/body/alcohol.html elaxation, euphoria and general cheerfulness, but further consumption can lead to blurred vision and coordination problems. Cell membranes are highly permeable to alcohol, so once alcohol is in the bloodstream it can diffuse into nearly every biological tissue of the body. After excessive drinking, unconsciousness can occur and extreme levels of consumption can lead to alcohol poisoning and death (a concentration in the blood stream of 0.40% will kill half of those affected[3][4]). Death can also occur through asphyxiation by vomit."

Figura 4. Imagem do recurso do qual o trecho 2 foi retirado.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Short-term_effects_of_alcohol   

Trechos acessados em 17/09/10.

Peça aos alunos que analisem os trechos acima. É possível que haja dúvidas sobre vocabulário e elas deverão ser sanadas. O intuito da leitura desses trechos é a conscientização dos alunos sobre os principais pontos de discussão que envolvem o tema álcool. Depois da leitura, questione-os:

Do you agree that:

(   ) alcohol can not be considered a drug?

(   ) alcohol does not disturb the mental abilities?

(   ) alcohol is a problem for the modern society?

Os alunos deverão dizer se concordam ou não com as sentenças apresentadas. Eles deverão, após a leitura, desenvolver algum conceito crítico sobre o álcool. Encoraje-os a dar o máximo possível de detalhes durante a explicação de suas respostas. Deixe que o restante dos alunos façam perguntas, iniciando assim, a interação necessária para a continuação desta sequência.

Aula 2

Inicie esta aula dividindo a sala em grupos. Questione o que eles conhecem a respeito da história do álcool. Depois, apresente a eles o seguinte texto:

Listen to the following passage carefully.            

 No one knows when alcohol was first created or consumed but most historians believe it to have been created by accident.  Evidence shows that alcohol was brewed in the Middle East as early as 2000 BC mainly for medical purposes.  With time, it came to be a beverage enjoyed at social gatherings.  As its popularity grew, so did the need for laws to control its use.  Written laws in ancient China and many parts of the ancient Middle East were created stating that alcohol should be consumed only at special occasions.            

Alcohol came to be seen as a spiritual symbol of Christianity.  Because of this, its use was spread throughout Europe during the first millennium of the Common Era.  However, the use of alcohol was mainly restricted to the wealthy people in society.            

As societies grew, alcohol became available to all segments of society. Until the 18th century, alcohol was seen as a health drink (unless used excessively).  The 19th century changed this attitude.  Alcohol came to be seen as a social problem.  This led many areas of the world to create laws making alcohol illegal.            

Today, varieties of alcohol are enjoyed in all countries of the world.          

Fonte: http://www.englishryan.com/plus/view.php?aid=34 

Acesso em 17/09/10

Reproduza o áudio do texto enquanto os alunos estão no processo de leitura. Esclareça dúvidas a cerca de vocabulário e em seguida incentive-os a resolverem as questões propostas (escreva as questões na lousa)

Questions 

Now, please respond to these multiple choice questions. 

Question 1:

Alcohol was created

a) by the Chinese.

b) by accident.

c) by the Europeans.

Question 2:

Alcohol was first used

a) for religious purposes.

b) for medical purposes.

c) at social gatherings. 

Question 3:

As more people began drinking, society created

a) laws.

b) bars.

c) more beverages. 

Question 4:

Ancient laws stated that

a) alcohol should be used only in religious ceremonies.

b) alcohol should be used only at special occasions.

c) alcohol should not be used. 

Question 5:

What caused the spread of alcohol in Europe?

a) war

b) business

c) religion 

Question 6:

Who could drink alcohol at this time?

a) everyone

b) only religious people

c) only wealthy people 

Question 7:

In the 19th century, alcohol was seen as

a) a social problem

b) a health drink

c) a good business product 

Question 8:The last sentence of the story uses the word variety.  

What does variety mean? 

a) bottles

b) different types

c) two of anything

Corrija as questões. Esclareça qualquer dúvida que surgir durante a leitura e a resolução dos exercícios.

Incentive os alunos a relatarem como e qual é a presença das bebidas com teor alcóolico na vida particular de cada um deles. Deixe que eles apresentem suas produções para toda a sala. Atente-se para erros de pronúncia e concordância.

Aula 3

Durante esta aula, os alunos, em grupos, farão exercícios de compreensão leitora, tendo como subsídio um artigo de revista.

Apresente aos aprendizes a seguinte reportagem:

We're so used to thinking of pleasurable things as “sinful” and “bad for you” that when the popular media, or science for that matter, attempts to validate our guilty pleasures — such as my colleague John Cloud's excellent piece about recent research showing that heavy drinkers outlive teetotalers — skepticism runs high.

Cloud's argument is that it's not drinking per se that leads to longevity, but social drinking. He writes: "Heavy drinkers are less likely to die than people who don't drink, even if they never had a problem with alcohol. One important reason is that alcohol lubricates so many social interactions, and social interactions are vital for maintaining mental and physical health."

Today, on the Frontal Cortex blog, Wired writer Jonah Lehrer put forward his thoughts on the matter, expanding on Cloud's suggestion that greater social connection is what benefits drinkers in the long run. He writes:

Alcohol is a delightful social lubricant, a liquid drug that is particularly good at erasing our interpersonal anxieties. And this might help explain why, according to the new study, moderate drinkers have more friends and higher quality “friend support” than abstainers. They're also more likely to be married.What does this have to do with longevity? In recent years, sociologists and epidemiologists have begun studying the long-term effects of loneliness. It turns out to be really dangerous. We are social primates, and when we're cut off from the social network, we are more likely to die from just about everything (but especially heart disease).

So, that got me to thinking: could the life-extending benefit of drinking be extended to nondrinkers, minus the alcohol? For instance, couldn't AA's social network offer similar health advantages to teetotalers?

The reasoning here is that abstainers are on the whole a lonelier and more depressed bunch, compared with their tippling peers (though, again, there are exceptions to every rule: many abstainers don't drink for religious reasons and still have strong social networks through church). Lehrer notes a spate of recent research connecting loneliness and lack of friends and family to higher risk of illness and death. One major study even found that loneliness may just as bad for your health as smoking. That helps explain why the harm done by staying home alone may be greater than that from binging in bars.

Lehrer continues:

I think that in the rush to decipher the bodily molecules, we are missing the essential lesson, which is that some of the most valuable health benefits don't come from compounds that can be bottled, or condensed into a gel capsule. Instead, they come from other people, from those lovely conversations we share over a glass or three of wine.

But this has interesting implications for people with alcohol or other drug problems. If social connections — not booze itself — really are the key to longevity, then the most popular and most befriended members of Alcoholics Anonymous should be protected from at least some of the negative health effects they've otherwise racked up through years of problem drinking.

If such an AA effect exists, however, it wouldn't necessarily be found in studies of heavy drinkers versus teetotalers because, contrary to public perception, most nondrinkers — even those who used to be alcoholics — are not AA members.

Research already shows that social support — whether from AA, friends or family — is critical to recovery. So, it would be fascinating to compare health outcomes or mortality rates in isolated heavy drinkers and highly connected AA members. If Lehrer and Cloud are right, the AA members should be the thriving ones.

Incidentally, another possibility that hasn't been much considered in the debate over whether heavy drinking really is a boon to health is that the recent study [pdf], published in Alcoholism: Clinical and Experimental Research, included only people who were 55 or older. As a result, heavy drinkers who died early — in car accidents, bar fights, falls, alcohol poisonings, from liver disease or other alcohol-related incidents — would not have been captured by the research.

So, the real conclusion might be not that heavy drinking increases longevity — only that if you're a heavy drinker and you make it to 55 without being killed by it, you're probably a hardy survivor for other reasons, possibly social ones. Nonetheless, even this may not explain the results because other research finds that the leading killer of alcoholics is cigarette smoking, to which people typically succumb in their 50s or later.

Getting back to the original point, perhaps a study of socially connected AA members and isolated drinkers — controlling for smoking — might eventually help solve the puzzle.

Figura 5. Imagem da notícia descrita acima.

Fonte: http://healthland.time.com/2010/09/08/recipe-for-longevity-social-drinking-or-just-going-to-aa/  Acesso em 17/09/10

Peça uma leitura silenciosa e depois leia o texto com os alunos. Em certos momentos deixe-os ler para que treinem a pronúncia. Pergunte aos alunos:

What is the text about?

What is the author's opinion about alcohol? Justify your answer.

Por se tratar de um texto linguisticamente mais elevado, permita que os alunos discutam entre eles as respostas às duas perguntas. Incentive-os a apresentarem os resultados para toda a turma.

Aula 4 

 Com o texto usado na aula 3 em mãos, analise, juntamente com os aprendizes, as principais características de uma reportagem de jornal.

Para mais informações sobre este gênero textual,acesse: http://quest.arc.nasa.gov/aero/wright/teachers/pdf/language/Newspaper_Article.pdf Acesso em 17/09/10 

Apresente e discuta com eles o gênero textual proposto e, se possível, traga exemplos desse gênero para a turma. Caso seja possível disponibilizar o material em cópias xerox, faça isso. Senão, tenha imagens em PowerPoint e exiba-as através de um projetor.

Peça aos alunos que pesquisem sobre os efeitos do álcool no organismo humano. Com as informações coletadas, incentive-os a escreverem uma reportagem de jornal sobre o tema proposto.

Para uma escrita satisfatória oriente os alunos a seguirem os passos descritos:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, brainstorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia

Corrija as produções dos alunos seguindo os passos descritos.

Trabalhe junto com o profissional de Biologia da sua instituição. Ele poderá orientar os aprendizes durante as pesquisas, fornecendo fontes de pesquisa confiáveis.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o álcool, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lcool 

http://www.brasilescola.com/drogas/alcool.htm 

Para ter acesso a um dicionário bilíngue, acesse:

www.dictionary.com 

Sites acessados em 17/09/10

Avaliação

Peça aos alunos que façam uma exposição com o tema proposto. Eles deverão produzir panfletos sobre as consequências do álcool no organismo humano.

Para isso, divida a sala em grupos. Três ou quatro grupos, no máximo. Eles deverão também produzir cartazes ou slides para que possam apresentar suas conclusões e informações. Incentive-os a inserir os trabalhos feitos na aula 4.

Determine um tempo para cada grupo e convide a comunidade escolar para a exposição. Como todo o evento será em inglês, é importante que um membro do grupo faça o papel de tradutor.

Avalie a criatividade dos alunos e o empenho na produção dos cartazes e panfletos. Esclareça que deverá haver uma revisão ortográfica desses recursos antes da exposição.

Para saber mais sobre panfletos,acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Panfleto (acesso em: 17/09/10) 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.