Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Never enough Time!

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Falar sobre problemas pessoais
  • Aplicar estratégias de leitura: homepage
  • Trabalhar expressões de tempo
  • Discutir sobre como administrar o tempo
Duração das atividades
3 ou 5 horas/aula de 50 minutos cada, dependendo da possibilidade de uso do laboratório de informática.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisarão saber o Simple present e o Past Simple nas formas afirmativa, negativa e interrogativa e também o Imperativo

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Escreva no quadro em tamanho grande para que possa chamar a atenção:

I DON'T HAVE TIME FOR THIS!

Pergunte aos alunos:

Com que freqüência você diz ou ouve essa frase?

Para quê você normalmente não tem tempo?

Peça aos alunos que formem grupos de três ou quatro e que discutam as perguntas que você fez. Encoraje-os a expressarem suas idéias. Cronometre de três a cinco minutos para essa atividade.

Distribua a folha de atividades (worksheet) disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/never-enough-time - acesso em 16/09/10 

Mostre aos alunos a imagem do relógio na atividade 1. Pergunte quantas vezes por dia eles olham as horas, peça a voluntários para responder.

Chame a atenção dos alunos para a atividade 1. Nela os alunos terão que decidir quais dos problemas listados são parte de seu cotidiano. Eles deverão também acrescentar mais um ou dois exemplos de problemas que eles vivenciam em relação à falta de tempo.

Em seguida escreva no quadro:

TMD4U

Pergunte aos alunos se eles sabem do que se trata essa sigla. Encoraje-os a deduzirem o que ela significa. Explique que significa: Time Management For You (gestão do tempo para você) e diga que existem empresas especializadas em oferecer cursos sobre gestão do tempo para pessoas que não conseguem administrar bem o tempo que têm.

Pergunte aos estudantes se eles acham que esse tipo de curso é interessante, explore o tema despertando neles o interesse pelo assunto.

Para mais informações sobre Time Management visite o site:

http://www.mindtools.com/pages/main/newMN_HTE.htm - acesso em 12/09/10 

http://truques-dicas.com/gestao-do-tempo/ - acesso em 12/09/10 

Aula 2

Pergunte aos alunos se eles têm uma rotina corrida e se têm a sensação de falta de tempo constante. Peça a eles que leiam a estória de Rob na atividade 2 na folha de exercícios (worksheet) que foi dada na aula passada e está disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/never-enough-time - acesso em 16/09/10.

Chame a atenção dos estudantes para as palavras em destaque. Com a ajuda da classe escreva no quadro o significado dessas preposições:

Escreva no quadro:

Preposições:

After – depois

As soon as – assim que

Before – antes

During – durante

By e until– até (têm o mesmo significado em português)

Escreva no quadro as seguintes frases e peça aos alunos para, em pares, discutirem a diferença entre elas.

 I’ll work on this report until tomorrow.

 I have to finish this report by tomorrow.

Dê a eles alguns minutos para pensarem a respeito e em seguida peça a voluntários para compartilharem suas descobertas com a turma. Escreva a definição de cada palavra sublinhada para referência dos alunos.

Until = refers to a period of time (refere-se a um período de tempo)

By = refers to a deadline (refere-se a um prazo final)

Agora os alunos deverão escrever frases usando as palavras dadas na atividade anterior. Em seguida eles deverão compartilhar suas frases em grupos de três ou quatro comparando suas rotinas.

Exemplo:

I go to school after I have breakfast.

My mother serves lunch as soon as I get home from school.

I have to do my homework before I play videogame.

I study during the day.

Nas próximas 3 aulas você precisará conduzir os estudantes ao laboratório de informática, pois as atividades serão feitas na internet. Caso não seja possível, você poderá substituir tais atividades por outra disponível na folha de atividades “Learning do Learn” disponível em

 https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/never-enough-time  - acesso em 16/09/10. 

Assim você terá três aulas ao todo, sendo essa a última.Caso não possa usar o laboratório de informática siga as instruções a seguir. Ou se sim, passe para as instruções que seguem o título: Aula com laboratório de informática. 

Aula 3 - Aula sem laboratório de informática

Comece a aula revendo o uso das preposições dadas na aula passada. Peça aos estudantes que façam a atividade 3 na folha de atividades (worksheet) dada na aula 1. Eles deverão conectar as duas colunas formando o máximo de frases possíveis. Essa atividade pode ser feita em duplas.

Resposta:

(a) I never drink anything      ...after midnight.

                                          ...before I drive.

                                          ...during my meals.

(b) I talk a lot                       ...after I drink a little.

                                           ...during my meals.

(c) I usually get up                 ...as soon as the sun rises.

                                            ...by seven.

(d) I hardly ever watch TV     ...before Saturday evening.

                                            ...after midnight.

Um problema muito comum na vida de qualquer pessoa, seja ela um adolescente ou um adulto, é a dificuldade de administrar seu tempo de maneira efetiva. As próximas atividades serão direcionadas para esse assunto e terão como objetivo a discussão de formas eficazes para a administração do tempo.

Retome o assunto Time Management (Gestão do Tempo). Pergunte aos alunos se eles conseguem administrar bem seu tempo, se conseguem se dividir entre estudar, cuidar de possíveis tarefas domésticas, estar com amigos e/ou família, etc.

Escreva no quadro:

APRENDENDO A APRENDER

Peça aos alunos que se juntem em grupos de três ou quatro. Em seguida distribua o questionário chamado “Learning to Learn” disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/never-enough-time  - acesso em 16/09/10 

Os alunos deverão refletir sobre seus hábitos de estudos. Peça a eles que discutam as perguntas em seus grupos e que comparem seus hábitos com os dos seus colegas. Cronometre de 10 a 15 minutos para essa atividade e ao final peça à classe que compartilhe suas descobertas.

 Aula 3 - Aula com laboratório de informática

Comece a aula revendo o uso das preposições dadas na aula passada. Peça aos estudantes que façam a atividade 3 na folha de atividades (worksheet) dada na aula 1. Eles deverão conectar as duas colunas formando o máximo de frases possíveis. Essa atividade pode ser feita em duplas.

Resposta:

(a) I never drink anything      ...after midnight.                                          

                                           ...before I drive.                                          

                                           ...during my meals.

(b) I talk a lot                       ...after I drink a little.

                                            ...during my meals.

(c) I usually get up                 ...as soon as the sun rises.

                                             ...by seven.

(d) I hardly ever watch TV     ...before Saturday evening.

                                             ...after midnight.

Um problema muito comum na vida de qualquer pessoa, seja ela um adolescente ou um adulto, é a dificuldade de administrar seu tempo de maneira efetiva. As próximas atividades serão direcionadas para esse assunto e terão como objetivo a discussão de formas eficazes para a administração do tempo.

Retome o assunto Time Management (Gestão do Tempo). Pergunte aos alunos se eles conseguem administrar bem seu tempo, se conseguem se dividir entre estudar, cuidar de possíveis tarefas domésticas, estar com amigos e/ou família, etc.

Escreva no quadro:

APRENDENDO A APRENDER

Peça aos alunos que se juntem em grupos de três ou quatro.

Em seguida peça que visitem o site:

http://www.studygs.net/metacognitiona.htm- acesso em 12/09/10 

Nele os alunos encontrarão um questionário que os fará refletir sobre seus hábitos de estudos. Peça a eles que discutam as perguntas em seus grupos e que comparem seus hábitos com os dos seus colegas. Cronometre de 10 a 15 minutos para essa atividade e ao final peça à classe que compartilhe suas descobertas.

Aula 4

Essa aula será dada no laboratório de informática.

Os alunos deverão se juntar em grupos de três e visitar o site:

http://www.studygs.net/schedule/index.htm- acesso em 12/09/10 

Nesse site os alunos encontrarão um aplicativo que os permitirá rever como gastam seu tempo e em seguida os ajudará a priorizar suas metas e objetivos.

Em seguida eles refletirão sobre sua rotina semanal através de um aplicativo disponível em:

http://www.studygs.net/schedule/Weekly.html- acesso em 12/09/10 

Por fim eles decidirão sobre suas prioridades e completarão o aplicativo disponível em:

http://www.studygs.net/schedule/goals.htm- acesso em 12/09/10 

Aula 5

A última aula será destinada a estabelecer metas de o quê fazer para que os alunos alcancem seus objetivos. No link abaixo eles encontrarão um aplicativo para criar uma lista com suas metas, razões e prazo para alcançá-las.

http://www.studygs.net/todolist.htm- acesso em 12/09/10 

Depois de terminarem suas listas, se possível, imprima uma cópia para cada aluno e peça a eles que compartilhem suas metas com os colegas. Posteriormente você poderá retomar o assunto perguntando se eles estão alcançando seus objetivos e por que.

Recursos Complementares

Para mais exemplos de uso das preposições, visite:

http://www.englisch-hilfen.de/en/grammar/preposition_time.htm - acesso em 12/09/10 

Para mais dicas de como administrar o tempo, estabelecer e alcançar metas, desenvolver autodisciplina, etc., visite:

http://www.studygs.net/index.htm- acesso em 12/09/10 

Avaliação

Peça aos alunos que façam um pôster com suas conclusões usando a lista “o que fazer” criada na última atividade da aula 5.

Caso não tenha dado essa aula usando o laboratório de informática, avalie-os enquanto discutem as perguntas do questionário “Learning do Learn” dado no final da aula 3.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.