01/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Relacionar vocabulário que envolve tatuagens e piercings.
A história desses apetrechos.
As características de uma música com esse tema.
Os alunos devem saber sobre os perigos que esses apetrechos podem causar no organismo humano:
http://www.destaquesp.com/index.php/Saude/Prevencao/os-perigos-da-tatuagem.html
http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto024.shtml
Sites acessados em 17/09/10
Discuta com os alunos a preferância deles sobre piercings e tatuagens. Questione-os:
Do you like them?
Which one do you prefer? A tatoo or a piercing?
Do you have any of them? Which one? What is the experience of having them like?
How many people do you know that have a piercing or a tatoo?
Deixe os alunos responderem livremente essas questões. Caso tenha alguém com esses acessórios no corpo, peça a essa pessoa que mostre, se possível. Incentive também a relatar, mesmo que em português, como foi a experiência de desenhar ou furar o corpo.
Em seguida, pergunte aos alunos se eles conhecem gírias e equipamentos usados para fazer tatuagens e piercings. Para ampliar o vocabulário dos alunos acerca do tema proposto, acesse:
http://tattoo.about.com/cs/tatfaq/a/tat_slang.htm
Acesso em: 17/09/10
Figura 1. Imagem do recurso.
Acesso em 17/09/10
Apresente a eles o vocabulário e pratique com eles a pronúncia dos termos apresentados no recurso acima.Utilizando as estratégias de leitura de skimming e scanning, questione oralmente os alunos sobre os termos apresentados. Por exemplo: What is "cadaver"? Os alunos deverão obter, através de uma leitura rápida, a resposta e relatá-la para a turma.Para uma memorização mais efetiva, peça aos alunos que formulem frases significativas usando as expressões.
Observação: Para mais informações sobre skimming e scanning, acesse: http://42explore.com/skim.htm Acesso: 17/10/2010.
Apresente aos alunos os dois textos a seguir. O primeiro fala sobre as tatuagens e o segundo sobre piercings.
Texto 1
Tattoos are totally acceptable here in Brazil -- especially among "beach goers" who like to show off their perfect bodies on a sunny day.Both men and women have them on different parts of their bodies, but the commonest ones for men are their arms and for women, behind their necks and ankles. Women usually choose butterflies and fairies; on the other hand, men enjoy getting monsters and other strange symbols on their skin.Brazilian parents don't usually like the idea of their children getting a tattoo. And their kids won't ever get one if they don't have a written consent from their parents.Particularly, I love tattoos and I wish I could get some on my both arms and legs.
Texto 2
Body piercing has become very popular of late, from noses to genitals. But it's not as new as some may think.There are many different styles and variations to choose from. All have different pain levels and aftercare procedures. Research your chosen area and piercing before going ahead.Genital piecing has been around for many years and has been documented through out history from tribal ritual to the karma sutra. The biggest debate seems to be the 'pain or pleasure' one.
Fonte texto 1 : http://esl-lab.blogspot.com/2008/01/tatoos-are-they-popular-in-your-country.html
Fonte texto 2: http://ezinearticles.com/?Body-Piercing---Things-to-Think-About&id=49228
Sites acessados em: 17/09/10
Explique aos alunos que o primeiro texto, sobre tatuagens é uma opinião sobre a aceitação dessa arte no Brasil. Já o segundo texto, explica brevemente a história dos piercings.
Organize a turma em duplas e distribua uma cópia de cada texto para cada dupla. Eles deverão ler os textos, utilizando skimming e scanning, e relatar por escrito, depois de pesquisar sobre os procedimentos, cuidados e possíveis problemas que essas artes podem causar em pequenos textos informativos (na língua alvo) sobre o tema proposto.
Fontes que podem ser usadas para a pesquisa:
http://www.solbrilhando.com.br/Teens/Tatuagens_e_P/Tatuagem_Perguntas.htm
http://www.acessa.com/mulher/arquivo/beleza/2003/08/01-Cristina/
http://gritodanacao.wordpress.com/2007/12/23/piercing-e-tatuagens-moda-e-mutilacao/
http://www.tattoofantasy.com.br/cuidados_tatuagem_piercing.php
Sites acessados em: 17/10/2010.
Observação: Para mais informações sobre skimming e scanning, acesse: http://42explore.com/skim.htm Acesso em 17/10/2010.
Sugestão: Se achar interessante, divida a sala em dois grupos: Tatuagens e piercings. Cada grupos será dividido em procedimentos, cuidados e possíveis problemas para a formulação desses textos informativos.
Promova uma exposição com esses textos informativos. Determine uma data para que os dois grupos. tatuagens e piercings, expliquem toda a informação coletada para os visitantes. Incentive-os a produzirem essa exposição com criatividade.
Mostre o seguinte vídeo aos aprendizes:
http://www.youtube.com/watch?v=5fhpMT2g6UA&ob=av2e
Figura 2. Imagem do recurso.
Este é o video clip da música "Tatoo" da cantora Jordin Sparks. Deixe que os alunos assistam o vídeo uma primeira vez. Logo depois da primeira exibição, pergunte:
Why this song is called "Tatoo"?
Does it have anything in common with the "normal tatoos"?
De acordo com o que eles conhecem sobre o gênero textual música, esclareça que a cantora faz uma comparação entre tatuagens e o sentimento vivido.
Este fato pode ser ilustrado pela seguinte parte da letra:
"Just like a tattoo I'll always have you"
Fonte: http://letras.terra.com.br/jordin-sparks/1070912/ Acesso em 17/09/10.
Observe a letra por completo:
Tattoo
Figura 3. Jordin Sparks
Fonte: http://resumododia.com/wp-content/uploads/2009/02/jordin-sparks-idol.jpg
Acesso: 17/09/10
Jordin Sparks
Composição: Tor Erik Hermansen, Mikkel S. Eriksen and Amanda Ghost
No matter what you say about love,
I keep coming back for more,
Keep my head in the fire,
Sooner or later I get what I'm asking for
No matter what you say about lifeI learn everytime I bleed
The truth is a stranger
Soul is in dangerI gotta let my spirit be free
To admit that I'm wrong
And then change my mind
Sorry but I have to move on and leave you behind
I can't waste time so give it a moment
I realized nothing's broken
No need to worry about everything
I've done
Lived every second like it was my last one
Don't look back, got a new directionI loved you once needed protection
You're still a part of everything I do
You're on my heart just like a tattoo
Just like a tattoo
I'll always have you
I'll always have you
Sick of playing all of these games
It's not about taking sides
When I looked in the mirror, didn't deliver
It hurt enough to think
I could stop
Admit that I'm wrong and then change my mind
Sorry but I've gotta be strong and leave you behind
I can't waste time so give it a momentI realized nothing's broken
No need to worry about everything
I've done
Lived every second like it was my last one
Don't look back got a new direction
I loved you once needed protection
You're still a part of everything I do
You're on my heart just like a tattoo
Just like a tattoo
I'll always have youI'll always have you
If I live every moment,
Won't change any moment,
Still a part of me in youI will never regret you
Still the memory of you
Marks everything I do.oooh..
I can't waste time so give it a moment
I realized nothing's broken
No need to worry about everything
I've done
Lived every second like it was my last one
Don't look back got a new direction
I loved you once needed protection
You're still a part of everything I do
You're on my heart just like a tattoo
Just like a tattoo
I can't waste time so give it a moment
I realized nothing's broken
No need to worry about everything I've done
Lived every second like it was my last one
Don't look back got a new directionI loved you once needed protection
You're still a part of everything I do
You're on my heart just like a tattoo,
Just like a tattoo
I'll always have you
Peça aos alunos que analisem a letra da música. Esclareça as dúvidas sobre o vocabulário da música e peça aos alunos que realcem as partes que se referem às comparações feitas com tatuagens.
Sugestão: Divida a letra da música em estrofes. Para o melhor entendimento da música, distribua as estrofes entre os alunos para que os mesmos as expliquem. Essa atividade poderá ser feita com o auxílio de dicionários bilíngues. Forme um círculo com os alunos e comece as explicações seguindo a ordem das estrofes da música.
Incentive os alunos a cantar a canção. Depois de escutar a melodia da música, passe as duas primeiras sentenças de cada estrofe. Os alunos deverão continuar cantando, sem perder o ritmo. Lembre-os que cantar é uma das maneiras mais práticas de se acostumar com uma língua estrangeira.
Para consultar um dicionário bilíngue, visite:
Para um exercício de compreensão textual sobre tatuagens, acesse:
http://www.newsenglishlessons.com/0908/090816-tattoos.html
Sites acessados em 17/09/10
Avalie os alunos com uma competição musical.
Distribua papéis em branco e esclareça que os alunos deverão, com as informações sobre tatuagens e piercings, compor uma música. Contudo, permita aos alunos usarem a melodia de músicas já conhecidas.
Avalie a criatividades dos alunos durante o processo de escrita. Convide outras pessoas para assistir as apresentação. Elas servirão de jurados.
Premie o vencedor, porém, não o julgue, pontuando ou avaliando de maneira positiva somente por ter ganhado a competição. A avaliação referente ao uso da Língua Inglesa deverá ser minusciosa e imparcial.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!