Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Tatoos and piercings"

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar vocabulário que envolve tatuagens e piercings.

A história desses apetrechos.

As características de uma música com esse tema.

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem saber sobre os perigos que esses apetrechos podem causar no organismo humano:

http://www.destaquesp.com/index.php/Saude/Prevencao/os-perigos-da-tatuagem.html 

http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto024.shtml 

Sites acessados em 17/09/10

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Discuta com os alunos a preferância deles sobre piercings e tatuagens. Questione-os:

Do you like them?

Which one do you prefer? A tatoo or a piercing?

Do you have any of them? Which one? What is the experience of having them like?

How many people do you know that have a piercing or a tatoo?

Deixe os alunos responderem livremente essas questões. Caso tenha alguém com esses acessórios no corpo, peça a essa pessoa que mostre, se possível. Incentive também a relatar, mesmo que em português, como foi a experiência de desenhar ou furar o corpo.

Em seguida, pergunte aos alunos se eles conhecem gírias e equipamentos usados para fazer tatuagens e piercings. Para ampliar o vocabulário dos alunos acerca do tema proposto, acesse:

http://tattoo.about.com/cs/tatfaq/a/tat_slang.htm 

Acesso em: 17/09/10

Figura 1. Imagem do recurso.

Acesso em 17/09/10

Apresente a eles o vocabulário e pratique com eles a pronúncia dos termos apresentados no recurso acima.Utilizando as estratégias de leitura de skimming e scanning, questione oralmente os alunos sobre os termos apresentados. Por exemplo: What is "cadaver"? Os alunos deverão obter, através de uma leitura rápida, a resposta e relatá-la para a turma.Para uma memorização mais efetiva, peça aos alunos que formulem frases significativas usando as expressões.

Observação: Para mais informações sobre skimming e scanning, acesse: http://42explore.com/skim.htm Acesso: 17/10/2010. 

Aula 2

Apresente aos alunos os dois textos a seguir. O primeiro fala sobre as tatuagens e o segundo sobre piercings.

Texto 1

Tattoos are totally acceptable here in Brazil -- especially among "beach goers" who like to show off their perfect bodies on a sunny day.Both men and women have them on different parts of their bodies, but the commonest ones for men are their arms and for women, behind their necks and ankles. Women usually choose butterflies and fairies; on the other hand, men enjoy getting monsters and other strange symbols on their skin.Brazilian parents don't usually like the idea of their children getting a tattoo. And their kids won't ever get one if they don't have a written consent from their parents.Particularly, I love tattoos and I wish I could get some on my both arms and legs.

Texto 2

Body piercing has become very popular of late, from noses to genitals. But it's not as new as some may think.There are many different styles and variations to choose from. All have different pain levels and aftercare procedures. Research your chosen area and piercing before going ahead.Genital piecing has been around for many years and has been documented through out history from tribal ritual to the karma sutra. The biggest debate seems to be the 'pain or pleasure' one.

Fonte texto 1 : http://esl-lab.blogspot.com/2008/01/tatoos-are-they-popular-in-your-country.html 

Fonte texto 2: http://ezinearticles.com/?Body-Piercing---Things-to-Think-About&id=49228 

 Sites acessados em: 17/09/10

Explique aos alunos que o primeiro texto, sobre tatuagens é uma opinião sobre a aceitação dessa arte no Brasil. Já o segundo texto, explica brevemente a história dos piercings.

Organize a turma em duplas e distribua uma cópia de cada texto para cada dupla. Eles deverão ler os textos, utilizando skimming e scanning, e relatar por escrito, depois de pesquisar sobre os procedimentos, cuidados e possíveis problemas que essas artes podem causar em pequenos textos informativos (na língua alvo) sobre o tema proposto.

Fontes que podem ser usadas para a pesquisa:

http://www.solbrilhando.com.br/Teens/Tatuagens_e_P/Tatuagem_Perguntas.htm 

http://www.acessa.com/mulher/arquivo/beleza/2003/08/01-Cristina/ 

http://gritodanacao.wordpress.com/2007/12/23/piercing-e-tatuagens-moda-e-mutilacao/ 

http://www.tattoofantasy.com.br/cuidados_tatuagem_piercing.php 

Sites acessados em: 17/10/2010.

Observação: Para mais informações sobre skimming e scanning,  acesse: http://42explore.com/skim.htm     Acesso em 17/10/2010.

Sugestão: Se achar interessante, divida a sala em dois grupos: Tatuagens e piercings. Cada grupos será dividido em procedimentos, cuidados e possíveis problemas para a formulação desses textos informativos.

Promova uma exposição com esses textos informativos. Determine uma data para que os dois grupos. tatuagens e piercings, expliquem toda a informação coletada para os visitantes. Incentive-os a produzirem essa exposição com criatividade.

Aula 3

Mostre o seguinte vídeo aos aprendizes:

http://www.youtube.com/watch?v=5fhpMT2g6UA&ob=av2e 

Figura 2. Imagem do recurso.

Este é o video clip da música "Tatoo" da cantora Jordin Sparks. Deixe que os alunos assistam o vídeo uma primeira vez. Logo depois da primeira exibição, pergunte:

Why this song is called "Tatoo"?

Does it have anything in common with the "normal tatoos"?

De acordo com o que eles conhecem sobre o gênero textual música, esclareça que a cantora faz uma comparação entre tatuagens e o sentimento vivido.

Este fato pode ser ilustrado pela seguinte parte da letra:

"Just like a tattoo I'll always have you"

Fonte:  http://letras.terra.com.br/jordin-sparks/1070912/   Acesso em 17/09/10. 

Observe a letra por completo:

Tattoo

Figura 3. Jordin Sparks

Fonte: http://resumododia.com/wp-content/uploads/2009/02/jordin-sparks-idol.jpg 

  Acesso: 17/09/10

Jordin Sparks 

Composição: Tor Erik Hermansen, Mikkel S. Eriksen and Amanda Ghost

No matter what you say about love,

I keep coming back for more,

Keep my head in the fire,

Sooner or later I get what I'm asking for

No matter what you say about lifeI learn everytime I bleed

The truth is a stranger

Soul is in dangerI gotta let my spirit be free

To admit that I'm wrong

And then change my mind

Sorry but I have to move on and leave you behind

I can't waste time so give it a moment

I realized nothing's broken

No need to worry about everything

I've done

Lived every second like it was my last one

Don't look back, got a new directionI loved you once needed protection

You're still a part of everything I do

You're on my heart just like a tattoo

Just like a tattoo

I'll always have you

I'll always have you

Sick of playing all of these games

It's not about taking sides

When I looked in the mirror, didn't deliver

It hurt enough to think

I could stop

Admit that I'm wrong and then change my mind

Sorry but I've gotta be strong and leave you behind

I can't waste time so give it a momentI realized nothing's broken

No need to worry about everything

I've done

Lived every second like it was my last one

Don't look back got a new direction

I loved you once needed protection

You're still a part of everything I do

You're on my heart just like a tattoo

Just like a tattoo

I'll always have youI'll always have you

If I live every moment,

Won't change any moment,

Still a part of me in youI will never regret you

Still the memory of you

Marks everything I do.oooh..

I can't waste time so give it a moment

I realized nothing's broken

No need to worry about everything

I've done

Lived every second like it was my last one

Don't look back got a new direction

I loved you once needed protection

You're still a part of everything I do

You're on my heart just like a tattoo

Just like a tattoo

I can't waste time so give it a moment

I realized nothing's broken

No need to worry about everything I've done

Lived every second like it was my last one

Don't look back got a new directionI loved you once needed protection

You're still a part of everything I do

You're on my heart just like a tattoo,

Just like a tattoo

I'll always have you

Peça aos alunos que analisem a letra da música. Esclareça as dúvidas sobre o vocabulário da música e peça aos alunos que realcem as partes que se referem  às comparações feitas com tatuagens.

Sugestão: Divida a letra da música em estrofes. Para o melhor entendimento da música, distribua as estrofes entre os alunos para que os mesmos as expliquem. Essa atividade poderá ser feita com o auxílio de dicionários bilíngues. Forme um círculo com os alunos e comece as explicações seguindo a ordem das estrofes da música.

Incentive os alunos a cantar a canção. Depois de escutar a melodia da música, passe as duas primeiras sentenças de cada estrofe. Os alunos deverão continuar cantando, sem perder o ritmo. Lembre-os que cantar é uma das maneiras mais práticas de se acostumar com uma língua estrangeira.

Recursos Complementares

Para consultar um dicionário bilíngue, visite:

www.dictionary.com 

Para um exercício de compreensão textual sobre tatuagens, acesse:

http://www.newsenglishlessons.com/0908/090816-tattoos.html 

Sites acessados em 17/09/10

Avaliação

Avalie os alunos com uma competição musical.

Distribua papéis em branco e esclareça que os alunos deverão, com as informações sobre tatuagens e piercings, compor uma música. Contudo, permita aos alunos usarem a melodia de músicas já conhecidas.

Avalie a criatividades dos alunos durante o processo de escrita. Convide outras pessoas para assistir as apresentação. Elas servirão de jurados.

Premie o vencedor, porém, não o julgue, pontuando ou avaliando de maneira positiva somente por ter ganhado a competição. A avaliação referente ao uso da Língua Inglesa deverá ser minusciosa e imparcial.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.