Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mercúrio e Marte, o planeta vermelho

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar características de um planeta
  • Conhecer as características e representar os planetas Mercúrio e Marte
  • Conhecer e representar os mitos que envolvem estes dois planetas
Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças deverão ter construído noções sobre a mitologia.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

O professor deve iniciar esta aula levantando as idéias prévias das crianças em relação ao que seja um planeta. Depois fazer questionamentos do tipo: por que será que os planetas não caem? Por que será que as pessoas, as casas e tudo o que existe, por exemplo, no nosso planeta não saem do lugar, mesmo ele girando? As discussões devem garantir que as crianças descubram e entendam a presença da força de gravidade. Num quadro, registrar as características necessárias e suficientes para que um planeta seja um planeta. Se as crianças não conseguirem nomear as características, o professor deve ler textos informativos para elas e depois fazer a sistematização das idéias.

 Características de um planeta 

  • Orbita estrelas ou  restos estrelares;
  • tem que ter massa suficiente para fazer órbita em torno de si;
  • possui gravidade.

2º Momento:

O professor deve perguntar as crianças quais os planetas que elas conhecem,  registrar as respostas delas numa folha de cartolina e depois solicitar que as crianças se dirijam ao quadro para representá-los da maneira como conhecem ou acham que é. Em seguida o professor deve apresentar uma imagem do sistema solar e discutir com as crianças a ordem em que eles estão dispostos em relação ao sol, quais os que estão mais próximos e mais distantes do sol e propor a produção de um texto cujo título pode ser: “a vida em mercúrio” ou “haverá vida em Marte?”. As crianças produzem seus textos e depois socializam com a turma. O professor deve propor a organização de um livro da turma com os textos produzidos.

Sistema solar. Disponível em:

http://www.planetario.ufrgs.br/sistemasolar.GIF

3º Momento:

O professor deve levar para sala de aula os mitos de Hermes (deus que representa Mercúrio na mitologia greco-romana), de Marte (mitologia romana) e Ares (mitologia grega) e ler para as crianças. Depois sugerir que as crianças pequisem na internet características desses dois planetas- Mercúrio e Marte e estabeleçam relações entre suas características e a do Deus que o representa.

Podemos antecipar algumas associações, como:

Mercúrio é o planeta mais veloz do sistema solar. É representado por Hermes, o deus alado, mensageiro dos deuses e muito veloz.

Marte, o planeta vermelho é representado por Marte e Ares, deuses da guerra.

O professor como mediador pode provocar e despertar as crianças a fazer as associações que forem possíveis.

Hermes, o mensageiro dos deuses. Deus que representa o planeta Mercúrio na mitologia grega e romana. Disponível em:

http://mitologiagregacemi.files.wordpress.com/2010/06/hermes2.jpg 

Deus Marte. Disponível em:

http://www.brasilescola.com/upload/e/marte%281%29.jpg  

Deus Ares. Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_8NejefuOEQY/Sj0t9Ks1fNI/AAAAAAAAAL4/ZplLhzoKdbk/s400/mc9522_h35Ares.jpg  

4º Momento:

O professor deve sugerir as crianças que escolham, dentre os deuses estudados, um deles para representar usando pintura com giz de cera derretido sobre papel cartão. Para obter uma pintura com relevo e com aspecto de gesso, o professor deve sugerir que as crianças usem giz de cera branco sobre papel escruro- marrom ou preto. O giz deve ser queimado em vela e  passado sobre o papel, até obter-se a imagem desejada . Os desenhos junto com os textos produzidos no momento anterior, comporão um painel para exposição.

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguiram identificar as características de um planeta; se nomearam algumas características e representaram de forma plástica, os deuses estudados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.