01/10/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
As crianças deverão ter construído noções sobre a mitologia.
1º Momento:
O professor deve iniciar esta aula levantando as idéias prévias das crianças em relação ao que seja um planeta. Depois fazer questionamentos do tipo: por que será que os planetas não caem? Por que será que as pessoas, as casas e tudo o que existe, por exemplo, no nosso planeta não saem do lugar, mesmo ele girando? As discussões devem garantir que as crianças descubram e entendam a presença da força de gravidade. Num quadro, registrar as características necessárias e suficientes para que um planeta seja um planeta. Se as crianças não conseguirem nomear as características, o professor deve ler textos informativos para elas e depois fazer a sistematização das idéias.
Características de um planeta |
|
2º Momento:
O professor deve perguntar as crianças quais os planetas que elas conhecem, registrar as respostas delas numa folha de cartolina e depois solicitar que as crianças se dirijam ao quadro para representá-los da maneira como conhecem ou acham que é. Em seguida o professor deve apresentar uma imagem do sistema solar e discutir com as crianças a ordem em que eles estão dispostos em relação ao sol, quais os que estão mais próximos e mais distantes do sol e propor a produção de um texto cujo título pode ser: “a vida em mercúrio” ou “haverá vida em Marte?”. As crianças produzem seus textos e depois socializam com a turma. O professor deve propor a organização de um livro da turma com os textos produzidos.
Sistema solar. Disponível em:
http://www.planetario.ufrgs.br/sistemasolar.GIF
3º Momento:
O professor deve levar para sala de aula os mitos de Hermes (deus que representa Mercúrio na mitologia greco-romana), de Marte (mitologia romana) e Ares (mitologia grega) e ler para as crianças. Depois sugerir que as crianças pequisem na internet características desses dois planetas- Mercúrio e Marte e estabeleçam relações entre suas características e a do Deus que o representa.
Podemos antecipar algumas associações, como:
Mercúrio é o planeta mais veloz do sistema solar. É representado por Hermes, o deus alado, mensageiro dos deuses e muito veloz.
Marte, o planeta vermelho é representado por Marte e Ares, deuses da guerra.
O professor como mediador pode provocar e despertar as crianças a fazer as associações que forem possíveis.
http://mitologiagregacemi.files.wordpress.com/2010/06/hermes2.jpg
Deus Marte. Disponível em:
http://www.brasilescola.com/upload/e/marte%281%29.jpg
Deus Ares. Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_8NejefuOEQY/Sj0t9Ks1fNI/AAAAAAAAAL4/ZplLhzoKdbk/s400/mc9522_h35Ares.jpg
4º Momento:
O professor deve sugerir as crianças que escolham, dentre os deuses estudados, um deles para representar usando pintura com giz de cera derretido sobre papel cartão. Para obter uma pintura com relevo e com aspecto de gesso, o professor deve sugerir que as crianças usem giz de cera branco sobre papel escruro- marrom ou preto. O giz deve ser queimado em vela e passado sobre o papel, até obter-se a imagem desejada . Os desenhos junto com os textos produzidos no momento anterior, comporão um painel para exposição.
Pintura com giz de cera derretido:
http://arteatenacabeca.blogspot.com/2008/09/pintura-com-giz-de-cera-quente.html
Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguiram identificar as características de um planeta; se nomearam algumas características e representaram de forma plástica, os deuses estudados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!