Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Multiplicando ou dividindo de 10 em 10

 

30/09/2008

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aplicar conhecimentos de potências de base 10 na resolução de problemas.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Operações de multiplicação e divisão envolvendo múltiplos de 10.
Estratégias e recursos da aula

               Professor, para o momento inicial da primeira aula, propomos que seja em dois ambientes, no pátio da escola e no laboratório.

               a) No pátio da escola

               Neste momento, leve seus alunos para o pátio de sua escola e escolha um local que haja algumas plantas. Divida a turma em grupos e posicione estes em distâncias diferentes em relação às plantas. Peça aos grupos que efetuem diversas medições em relação às folhas de uma determinada planta e anotem quais são as visões que eles têm em relação ao ambiente. Utilize para isto uma fita métrica, ou uma trena, ou um fio de barbante com marcações de metro em metro. Esta atividade será a introdução para o próximo momento no laboratório.


               Discuta com os alunos que relação existe entre a distância deles ao objeto e o que vêm. Quem está mais o que pode ver; e o que está mais perto?

               b) No laboratório

               Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática, e neste momento você poderá motivá-los apresentando a animação do Laboratório didático virtual, http://micro.magnet.fsu.edu/primer/java/scienceopticsu/powersof10/. Na animação “Segredos do Universo”, você poderá mostrar a seus alunos uma seqüência de imagens que simulam a visão de um observador. Esta seqüência de imagens começa com a Via Láctea, a 10 milhões de anos luz da Terra, e vai se aproximando da Terra com magnitudes equivalentes a múltiplos de 10, até chegar a uma imagem uma folha de uma árvore no jardim de um laboratório na Flórida. Professor, é importante deixar bem claro a seus alunos, que todas as distâncias mostradas na seqüência de imagens, tem como referência a folha da &a acut e;rvore. Depois disso, as imagens que aparecem na seqüência mostra um mundo microscópico que revela a folha: paredes celulares, núcleo da célula, cromatina, DNA e, finalmente, universo de elétrons e prótons.


               Clique no botão “MANUAL” aguarde um pouco até entrar no modo manual, em seguida, clique na seta do botão “Decrease” e posicione a imagem na potência 100 (1 metro), neste momento, aparecerá na tela, a uma folha da árvore. Para apresentar a imagens para seus alunos, clique na seta do botão “Increase”, que será mostrada algumas fotos de paisagens simulando a visão de um observador a medida que ele se afasta ou se aproxima da folha se afastando, em relação à folha, algo semelhante ao que eles fizeram no pátio da escola. Na parte interior do lado direito, será informada distância de um fictício observador em relação à folha da árvore, e, do lado esquerdo, a potência de base 10 correspondente à distância.


               Aproveite a atividade para identificar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. Questionamentos do tipo:

  • Quais unidades de medida foram utilizadas no filme?
  • Que outras unidades de medidas que eles conhecem?
  • Fora às unidades de medidas tradicionais quais as outras unidades de medidas que eles conhecem?
  • Verifique também os conhecimentos sobre os planetas do nosso sistema solar, sobre nossa galáxia, sobre as pequenas unidades de medidas.

               A segunda aula, ainda no laboratório de informática, apresente aos alunos o sítio Bem-vindo ao livro da tua professora de Matemáticahttp://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/potencias/potenciabase102.htm#aprender%20lendo, este é um sítio introduz, aos alunos, toda a fundamentação teórica do conteúdo em ambiente virtual, possibilitando aos mesmos que façam alguns exercícios e a verificação, on-line, com o percentual de acerto. Faça os seguintes procedimentos:

  • Para ter acesso a fundamentação teórica   Clique em no botão “Aprender lendo”, aparecerá um retângulo branco com os dizeres “Casos especiais: Potências de base 10 e de base 1/10” clique neste retângulo e aguarde, a medida que você for clicando o mouse dentro do retângulo, os conteúdos irão aparecer.
  • Para ter acesso aos exercícios  Clique no botão “Aprender fazendo”, aparecerá uma tela com três exercícios. Na primeira questão existe um botão onde o usuário terá acesso a outras questões. Neste momento professor, você poderá retomar os grupos do momento inicial e distribuir algumas questões para c ada grupo. Recomendamos que você oriente seus alunos para justificarem os itens errados das questões, com isto você poderá proporcionar um melhor aprendizado.

               Nesse momento é possível verificar se existem dúvidas sobre os conceitos estudados e explorar ainda um pouco de notação científica, http://www.dgidc.min-edu.pt/mat-no-sec/criar/potencia/notacao.htm.

               Na terceira aula, é o momento em que você pode fazer a avaliação das atividades realizadas pelos alunos. Observe nas questões de múltipla escolha a justificativa das opções erradas, pois com certeza trará um grande enriquecimento do aprendizado de seus alunos.
 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a exploração dos alunos e seus comentários, seja na resolução dos questionamentos propostos. No final das atividades propomos uma apresentação feita pelos alunos das possíveis soluções de uma lista de exercício on-line.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.