30/09/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Professor, para o momento inicial da primeira aula, propomos que seja em dois ambientes, no pátio da escola e no laboratório.
a) No pátio da escola
Neste momento, leve seus alunos para o pátio de sua escola e escolha um local que haja algumas plantas. Divida a turma em grupos e posicione estes em distâncias diferentes em relação às plantas. Peça aos grupos que efetuem diversas medições em relação às folhas de uma determinada planta e anotem quais são as visões que eles têm em relação ao ambiente. Utilize para isto uma fita métrica, ou uma trena, ou um fio de barbante com marcações de metro em metro. Esta atividade será a introdução para o próximo momento no laboratório.
Discuta com os alunos que relação existe entre a distância deles ao objeto e o que vêm. Quem está mais o que pode ver; e o que está mais perto?
b) No laboratório
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática, e neste momento você poderá motivá-los apresentando a animação do Laboratório didático virtual, http://micro.magnet.fsu.edu/primer/java/scienceopticsu/powersof10/. Na animação “Segredos do Universo”, você poderá mostrar a seus alunos uma seqüência de imagens que simulam a visão de um observador. Esta seqüência de imagens começa com a Via Láctea, a 10 milhões de anos luz da Terra, e vai se aproximando da Terra com magnitudes equivalentes a múltiplos de 10, até chegar a uma imagem uma folha de uma árvore no jardim de um laboratório na Flórida. Professor, é importante deixar bem claro a seus alunos, que todas as distâncias mostradas na seqüência de imagens, tem como referência a folha da &a acut e;rvore. Depois disso, as imagens que aparecem na seqüência mostra um mundo microscópico que revela a folha: paredes celulares, núcleo da célula, cromatina, DNA e, finalmente, universo de elétrons e prótons.
Clique no botão “MANUAL” aguarde um pouco até entrar no modo manual, em seguida, clique na seta do botão “Decrease” e posicione a imagem na potência 100 (1 metro), neste momento, aparecerá na tela, a uma folha da árvore. Para apresentar a imagens para seus alunos, clique na seta do botão “Increase”, que será mostrada algumas fotos de paisagens simulando a visão de um observador a medida que ele se afasta ou se aproxima da folha se afastando, em relação à folha, algo semelhante ao que eles fizeram no pátio da escola. Na parte interior do lado direito, será informada distância de um fictício observador em relação à folha da árvore, e, do lado esquerdo, a potência de base 10 correspondente à distância.
Aproveite a atividade para identificar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. Questionamentos do tipo:
A segunda aula, ainda no laboratório de informática, apresente aos alunos o sítio Bem-vindo ao livro da tua professora de Matemática, http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/potencias/potenciabase102.htm#aprender%20lendo, este é um sítio introduz, aos alunos, toda a fundamentação teórica do conteúdo em ambiente virtual, possibilitando aos mesmos que façam alguns exercícios e a verificação, on-line, com o percentual de acerto. Faça os seguintes procedimentos:
Nesse momento é possível verificar se existem dúvidas sobre os conceitos estudados e explorar ainda um pouco de notação científica, http://www.dgidc.min-edu.pt/mat-no-sec/criar/potencia/notacao.htm.
Na terceira aula, é o momento em que você pode fazer a avaliação das atividades realizadas pelos alunos. Observe nas questões de múltipla escolha a justificativa das opções erradas, pois com certeza trará um grande enriquecimento do aprendizado de seus alunos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!