Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Identificando tribos: as gírias

 

29/10/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer e conceituar gírias;
  • conhecer gírias antigas;
  • produzir textos usando gírias;
  • substituir gírias por expressões mais formais em textos;
  • reconhecer as gírias como característica de um grupo social;
  • refletir a respeito da brevidade das gírias.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • linguagem formal e informal.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Para iniciar a atividade, o professor deverá levar para a turma cópias da canção "A gíria é cultura do povo".  Se o professor preferir, poderá colocar a canção para os alunos ouvirem. Ela está disponível no cd "Bezerra da Silva - A gíria é cultura do povo" de 2002.

Áudio disponível em http://www.vagalume.com.br/bezerra-da-silva/discografia/a-giria-e-cultura-do-povo.html 

Imagem disponível em http://www.baixedetudogratis.com/2009/09/cd-bezerra-da-silva-a-giria-e-cultura-do-povo.html 

Letra da canção:

A gíria é cultura do povo

Composição: Elias Alves Junior, Wagner Chapell

Toda hora tem gíria no asfalto e no morro

porque ela é a cultura do povo

Pisou na bola conversa fiada malandragem

Mala sem alça é o rodo, tá de sacanagem

Tá trincado é aquilo, se toca vacilão

Tá de bom tamanho, otário fanfarrão Tremeu na base, coisa ruim não é mole não

Tá boiando de marola, é o terror alemão

Responsa catuca é o bonde, é cerol

Tô na bola corujão vão fechar seu paletó “Toda hora tem gíria... Se liga no papo, maluco, é o terror

Bota fé compadre, tá limpo, demorou

Sai voado, sente firmeza, tá tranquilo

Parei contigo, contexto, baranga, é aquilo Tá ligado na fita, tá sarado

Deu bode, deu mole qualé, vacilou

Tô na área, tá de bob, tá bolado

Babou a parada, mulher de tromba, sujou

“Toda hora tem gíria"...

 Sangue bom tem conceito, malandro e o cara aí

Vê me erra boiola, boca de sirí

Pagou mico, fala sério, tô te filmando É ruim hem! O bicho tá pegando Não tem caô, papo reto, tá pegado

Tá no rango mané, tá aloprado

Caloteiro, carne de pescoço, “vagabau”

Tô legal de você sete-um, gbo, cara de pau.

Fonte: A letra da música foi retirada do CD de Bezerra da Silva.

Depois de ouvirem/lerem a música, o professor deverá dividir a turma em grupos. Em seguida entregará uma ficha com questões sobre a música a cada um dos grupos. Eles deverão discutir as questões oralmente:

  1. Pelo que você entende de "cultura", por que o autor afirma que a gíria é a cultura do povo?
  2. Você conhece algumas gírias da canção? O que elas significam?
  3. Você usa gírias no seu dia a dia? Em que lugares você as utiliza com maior frequência?
  4. Você acha que as gírias que você utiliza são as mesmas que pessoas de outras regiões do Brasil usam?

Depois de discutirem em grupos, o professor abrirá a discussão para toda a turma. Em seguida, ele poderá pedir aos alunos que respondam às questões no caderno.

ATIVIDADE 2

O professor apresentará aos alunos o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=cTyzpLtCGYM 

Depois de assisti-lo, o professor dividirá a turma em grupos. Em seguida sorteará para cada um deles uma questão para ser debatida sobre o vídeo. Será uma questão por vez para cada grupo. O professor avisará que apenas os componentes do grupo poderão responder às perguntas feitas a eles. E, depois do tempo determinado pelo professor, o restante da turma poderá expor sua opinião a respeito da pergunta feita ao grupo. O professor poderá intervir sempre que julgar necessário. Sugestões de perguntas:

  1. No vídeo que acabamos de assistir um rapaz afirmou que usa muita gíria porque viveu em diferentes lugares do Brasil. Você concorda com essa afirmação?
  2. De acordo com um entrevistado, o ambiente de trabalho e aquele onde se encontram pessoas de vários grupos sociais não é o lugar adequado para usar gíria. Você concorda?
  3. Em um ambiente informal você acha que podemos usar gírias?
  4. Em sua opinião, para que servem as gírias?
  5. Você concorda que a "gíria é a cara da geração"?
  6. Quais gírias antigas foram mostradas no vídeo? Você conhecia alguma delas?

Professor, como o vídeo apresenta um programa de tevê, a reportagem sobre gíria termina no minuto 8:40.

Depois da discussão, o professor poderá propor aos grupos que façam cartazes sobre o que foi debatido em sala. Eles poderão ter os seguintes títulos:

A GÍRIA É ...

EM DIFERENTES REGIÕES DO BRASIL ...

É IMPORTANTE ADEQUAR ...

AS GÍRIAS DA NOSSA GERAÇÃO ...

Os cartazes poderão ser fixados na sala de aula ou em espaços da escola.

ATIVIDADE 3

O professor deverá dividir a turma em grupos e entregar-lhes cópias do texto que segue:

Domingão

Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca.

- E aí, cara? Vamos no cinema?

- Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo...

- Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.

E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mané que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima seção. Saímos de lá, comentando:

- Que filme massa!

- Maneiro mesmo!

Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.

Márcia Paganini Cavéquia

Disponível em:

http://nelmundoca9.blogspot.com/2010/07/textos-para-interpretar-4-ou-5-ano.html 

Em grupos, os alunos deverão reescrever o texto transformando todas as gírias em linguagem formal. Depois, cada grupo fará a leitura do texto para a turma. Em seguida, o professor entregará aos alunos um outro texto:

Foto

Foi numa festa de família, dessas de fim de ano. Já que o bisavô estava morrenão morre, decidiram tirar uma fotografia de toda a família reunida, talvez pela última vez. A bisa e o bisa sentados, filhos, filhas, noras, genros e neto sem volta, bisnetos na frente, esparramados pelo chão. Castelo, o dono da câmara, comandou a pose, depois tirou o olho do visor e ofereceu a câmara aquem ia tirar a fotografia. Mas quem ia tirar a fotografia?

- Tira você mesmo, ué.

- Ah, é? E eu não saio na foto?

O Castelo era o genro mais velho. O primeiro genro. O que sustentava os velhos. Tinha que estar na fotografia.

- Tiro eu - disse o marido da Bitinha. - Você fica aqui - comandou a Bitinha.

Havia uma certa resistência ao marido da Bitinha na família. A Bitinha,orgulhosa, insistia para que o marido reagisse. "Não deixa eles te humilharem, Mário Cesar", dizia sempre. O Mário Cesar ficou firme onde estava, do lado da mulher. A própria Bitinha fez a sugestão maldosa:

- Acho que quem deve tirar é o Dudu...

O Dudu era o filho mais novo de Andradina, uma das noras, casada com o Luiz Olavo. Havia a suspeita, nunca claramente anunciada, de que não fosse filho do Luiz Olavo. O Dudu se prontificou a tirar a fotografia, mas a Andradina segurou o filho.

- Só faltava essa, o Dudu não sair.

 E agora?

- Pô, Castelo. Você disse que essa câmara só faltava falar. E não tem nem timer!O Castelo impávido. Tinham ciúmes dele. Porque ele tinha um Santana do ano. Porque comprara a câmara num duty free da Europa. Aliás, o apelido dele entre os outros era "Dutifri", mas ele não sabia.

- Revezamento - sugeriu alguém. - Cada genro bate uma foto em que ele não aparece, e...

A idéia foi sepultada em protestos. Tinha que ser toda a família reunida em volta do bisa. Foi quando o próprio bisa se ergueu, caminhou decididamenteaté o Castelo e arrancou a câmara da sua mão.

- Dá aqui.

- Mas seu Domício...

- Vai pra lá e fica quieto.

- Papai, o senhor tem que sair na foto. Senão não tem sentido!

- Eu fico implícito - disse o velho, já com o olho no visor.

 E antes que houvesse mais protestos, acionou a câmara, tirou a foto e foi dormir.

Luís Fernando Veríssimo.

Disponível em http://www.cyvjosealencar.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/26/700/16/arquivos/File/Livros/Luis%20Fernando%20Verissimo/Comedias%20para%20se%20ler%20na%20escola.pdf 

Eles deverão reescrever o texto empregando gírias onde acharem conveniente. Depois, cada grupo poderá ler o texto para a turma.

ATIVIDADE 4

O professor solicitará aos alunos que, previamente façam uma pesquisa com seus pais e familiares mais velhos sobre as gírias que eles costumavam usar durante a juventude. Com a pesquisa em mãos, os alunos se reunirão em grupos e mostrarão aos colegas de grupo quais gírias trouxeram. É importante o professor pedir a eles que contem em que contexto a gíria era utilizada e se havia algum fato interessante para o uso dela na época. Depois dessa discussão inicial, os alunos poderão falar para toda a turma quais gírias trouxeram e poderão verificar quais foram aquelas que mais apareceram.

Feito isso, o professor entregará aos grupos algumas fichas com algumas gírias antigas. Eles deverão observar se alguma é usada ainda hoje e se elas apresentam outros significados dependendo da região.

A lista com as gírias está disponível em:

http://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/girias_antigas.php 

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=OiLePwCC-zU&p=87249B36E0AF127A&playnext=1&index=9 Reportagem sobre gíria 

Professor, saiba mais sobre o assunto no site acima.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades. Durante as atividades escritas é importante observar se responderam com coerência às questões e se fizeram a pesquisa com os pais e familiares. Durante a exposição oral é importante observar a adequação da fala para o tipo de situação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 4/7 - 57.14%
  • Quatro estrelas 3/7 - 42.86%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Renata Lopes da Silva, E.Estadual Astolfo Dutra , Minas Gerais - disse:
    renatalpsilva@hotmail.com

    07/04/2014

    Cinco estrelas

    Muito criativa e interessante a aula!


  • Alexandre Silva, colégio estadual casemiro meirelles , Rio de Janeiro - disse:
    alex_gbl@yahoo.com.br

    31/07/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pela elaboração dessa aula. Os recursos que você utilizou abrilhantam um tema tão contextual. Vou usá-lo em minhas aulas.


  • kellen, EEMM , Minas Gerais - disse:
    kellens2s2@hotmail.com

    20/04/2012

    Quatro estrelas

    muito bom,obrigada!!


  • MARIA AGUIAR, ESCOLA BRIGADEIRO FELIPE , Tocantins - disse:
    mapsa74@yahoo.com.br

    07/12/2011

    Cinco estrelas

    maravilhosamente ótima!


  • CRISTINA PORTELA DE LIMA VELOSO, ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JARINA MAIA , Pernambuco - disse:
    JA.CRISTINA@HOTMAIL.COM

    08/02/2011

    Cinco estrelas

    eXCELENTE. TRABALHO COMPLETO, INCLUSIVE COM AS INDICAÇÕES DOS SITES, VÍDEOS E TEXTOS. NÃO HÁ COMO NÃO APRENDER. PARABÉNS. TRABALHAREI COM MEUS MENINOS. OBRIGADA.


  • Catarina, NTE , Ceará - disse:
    catarinaufc@yahoo.com.br

    06/01/2011

    Quatro estrelas

    Daniela, Trabalhar com gírias é algo prazeroso porque faz parte do dia-a-dia dos alunos. Foi interessante o uso dos recursos tecnológicos que deixaram a aula mais atrativa. Parabéns!!


  • Penélope, EMEF Vicentina Ribeiro da Luz , São Paulo - disse:
    penelope.eiko@gmail.com

    02/11/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, Daniela. Gostei muito da sua sugestão, acho possível aplicá-la fazendo as devidas adaptações, de acordo com a realidade de nossa sala de aula. Um abraço


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.