29/10/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
ATIVIDADE 1
Para iniciar a atividade, o professor deverá levar para a turma cópias da canção "A gíria é cultura do povo". Se o professor preferir, poderá colocar a canção para os alunos ouvirem. Ela está disponível no cd "Bezerra da Silva - A gíria é cultura do povo" de 2002.
Áudio disponível em http://www.vagalume.com.br/bezerra-da-silva/discografia/a-giria-e-cultura-do-povo.html
Imagem disponível em http://www.baixedetudogratis.com/2009/09/cd-bezerra-da-silva-a-giria-e-cultura-do-povo.html
Letra da canção:
A gíria é cultura do povo
Composição: Elias Alves Junior, Wagner Chapell
Toda hora tem gíria no asfalto e no morro
porque ela é a cultura do povo
Pisou na bola conversa fiada malandragem
Mala sem alça é o rodo, tá de sacanagem
Tá trincado é aquilo, se toca vacilão
Tá de bom tamanho, otário fanfarrão Tremeu na base, coisa ruim não é mole não
Tá boiando de marola, é o terror alemão
Responsa catuca é o bonde, é cerol
Tô na bola corujão vão fechar seu paletó “Toda hora tem gíria... Se liga no papo, maluco, é o terror
Bota fé compadre, tá limpo, demorou
Sai voado, sente firmeza, tá tranquilo
Parei contigo, contexto, baranga, é aquilo Tá ligado na fita, tá sarado
Deu bode, deu mole qualé, vacilou
Tô na área, tá de bob, tá bolado
Babou a parada, mulher de tromba, sujou
“Toda hora tem gíria"...
Sangue bom tem conceito, malandro e o cara aí
Vê me erra boiola, boca de sirí
Pagou mico, fala sério, tô te filmando É ruim hem! O bicho tá pegando Não tem caô, papo reto, tá pegado
Tá no rango mané, tá aloprado
Caloteiro, carne de pescoço, “vagabau”
Tô legal de você sete-um, gbo, cara de pau.
Fonte: A letra da música foi retirada do CD de Bezerra da Silva.
Depois de ouvirem/lerem a música, o professor deverá dividir a turma em grupos. Em seguida entregará uma ficha com questões sobre a música a cada um dos grupos. Eles deverão discutir as questões oralmente:
Depois de discutirem em grupos, o professor abrirá a discussão para toda a turma. Em seguida, ele poderá pedir aos alunos que respondam às questões no caderno.
ATIVIDADE 2
O professor apresentará aos alunos o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=cTyzpLtCGYM
Depois de assisti-lo, o professor dividirá a turma em grupos. Em seguida sorteará para cada um deles uma questão para ser debatida sobre o vídeo. Será uma questão por vez para cada grupo. O professor avisará que apenas os componentes do grupo poderão responder às perguntas feitas a eles. E, depois do tempo determinado pelo professor, o restante da turma poderá expor sua opinião a respeito da pergunta feita ao grupo. O professor poderá intervir sempre que julgar necessário. Sugestões de perguntas:
Professor, como o vídeo apresenta um programa de tevê, a reportagem sobre gíria termina no minuto 8:40.
Depois da discussão, o professor poderá propor aos grupos que façam cartazes sobre o que foi debatido em sala. Eles poderão ter os seguintes títulos:
A GÍRIA É ...
EM DIFERENTES REGIÕES DO BRASIL ...
É IMPORTANTE ADEQUAR ...
AS GÍRIAS DA NOSSA GERAÇÃO ...
Os cartazes poderão ser fixados na sala de aula ou em espaços da escola.
ATIVIDADE 3
O professor deverá dividir a turma em grupos e entregar-lhes cópias do texto que segue:
Domingão
Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca.
- E aí, cara? Vamos no cinema?
- Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo...
- Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.
E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mané que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima seção. Saímos de lá, comentando:
- Que filme massa!
- Maneiro mesmo!
Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.
Márcia Paganini Cavéquia
Disponível em:
http://nelmundoca9.blogspot.com/2010/07/textos-para-interpretar-4-ou-5-ano.html
Em grupos, os alunos deverão reescrever o texto transformando todas as gírias em linguagem formal. Depois, cada grupo fará a leitura do texto para a turma. Em seguida, o professor entregará aos alunos um outro texto:
Foto
Foi numa festa de família, dessas de fim de ano. Já que o bisavô estava morrenão morre, decidiram tirar uma fotografia de toda a família reunida, talvez pela última vez. A bisa e o bisa sentados, filhos, filhas, noras, genros e neto sem volta, bisnetos na frente, esparramados pelo chão. Castelo, o dono da câmara, comandou a pose, depois tirou o olho do visor e ofereceu a câmara aquem ia tirar a fotografia. Mas quem ia tirar a fotografia?
- Tira você mesmo, ué.
- Ah, é? E eu não saio na foto?
O Castelo era o genro mais velho. O primeiro genro. O que sustentava os velhos. Tinha que estar na fotografia.
- Tiro eu - disse o marido da Bitinha. - Você fica aqui - comandou a Bitinha.
Havia uma certa resistência ao marido da Bitinha na família. A Bitinha,orgulhosa, insistia para que o marido reagisse. "Não deixa eles te humilharem, Mário Cesar", dizia sempre. O Mário Cesar ficou firme onde estava, do lado da mulher. A própria Bitinha fez a sugestão maldosa:
- Acho que quem deve tirar é o Dudu...
O Dudu era o filho mais novo de Andradina, uma das noras, casada com o Luiz Olavo. Havia a suspeita, nunca claramente anunciada, de que não fosse filho do Luiz Olavo. O Dudu se prontificou a tirar a fotografia, mas a Andradina segurou o filho.
- Só faltava essa, o Dudu não sair.
E agora?
- Pô, Castelo. Você disse que essa câmara só faltava falar. E não tem nem timer!O Castelo impávido. Tinham ciúmes dele. Porque ele tinha um Santana do ano. Porque comprara a câmara num duty free da Europa. Aliás, o apelido dele entre os outros era "Dutifri", mas ele não sabia.
- Revezamento - sugeriu alguém. - Cada genro bate uma foto em que ele não aparece, e...
A idéia foi sepultada em protestos. Tinha que ser toda a família reunida em volta do bisa. Foi quando o próprio bisa se ergueu, caminhou decididamenteaté o Castelo e arrancou a câmara da sua mão.
- Dá aqui.
- Mas seu Domício...
- Vai pra lá e fica quieto.
- Papai, o senhor tem que sair na foto. Senão não tem sentido!
- Eu fico implícito - disse o velho, já com o olho no visor.
E antes que houvesse mais protestos, acionou a câmara, tirou a foto e foi dormir.
Luís Fernando Veríssimo.
Eles deverão reescrever o texto empregando gírias onde acharem conveniente. Depois, cada grupo poderá ler o texto para a turma.
ATIVIDADE 4
O professor solicitará aos alunos que, previamente façam uma pesquisa com seus pais e familiares mais velhos sobre as gírias que eles costumavam usar durante a juventude. Com a pesquisa em mãos, os alunos se reunirão em grupos e mostrarão aos colegas de grupo quais gírias trouxeram. É importante o professor pedir a eles que contem em que contexto a gíria era utilizada e se havia algum fato interessante para o uso dela na época. Depois dessa discussão inicial, os alunos poderão falar para toda a turma quais gírias trouxeram e poderão verificar quais foram aquelas que mais apareceram.
Feito isso, o professor entregará aos grupos algumas fichas com algumas gírias antigas. Eles deverão observar se alguma é usada ainda hoje e se elas apresentam outros significados dependendo da região.
A lista com as gírias está disponível em:
http://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/girias_antigas.php
http://www.youtube.com/watch?v=OiLePwCC-zU&p=87249B36E0AF127A&playnext=1&index=9 Reportagem sobre gíria
Professor, saiba mais sobre o assunto no site acima.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades. Durante as atividades escritas é importante observar se responderam com coerência às questões e se fizeram a pesquisa com os pais e familiares. Durante a exposição oral é importante observar a adequação da fala para o tipo de situação.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/04/2014
Cinco estrelasMuito criativa e interessante a aula!
31/07/2012
Cinco estrelasParabéns pela elaboração dessa aula. Os recursos que você utilizou abrilhantam um tema tão contextual. Vou usá-lo em minhas aulas.
20/04/2012
Quatro estrelasmuito bom,obrigada!!
07/12/2011
Cinco estrelasmaravilhosamente ótima!
08/02/2011
Cinco estrelaseXCELENTE. TRABALHO COMPLETO, INCLUSIVE COM AS INDICAÇÕES DOS SITES, VÍDEOS E TEXTOS. NÃO HÁ COMO NÃO APRENDER. PARABÉNS. TRABALHAREI COM MEUS MENINOS. OBRIGADA.
06/01/2011
Quatro estrelasDaniela, Trabalhar com gírias é algo prazeroso porque faz parte do dia-a-dia dos alunos. Foi interessante o uso dos recursos tecnológicos que deixaram a aula mais atrativa. Parabéns!!
02/11/2010
Quatro estrelasParabéns, Daniela. Gostei muito da sua sugestão, acho possível aplicá-la fazendo as devidas adaptações, de acordo com a realidade de nossa sala de aula. Um abraço