Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ÁRVORES FRUTIFERAS

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:  

  • Conhecer alguns tipos de árvores típicas de nossa vegetação
  • Conhecer árvores frutíferas;
  • Conhecer árvores que não dão frutos;
  • Conhecer algumas plantas daninhas.  
  • Aprender os nomes das fruteiras através da palavra cantada - Pomar
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – INTERPRETANDO A MÚSICA "POMAR" DO PALAVRA CANTADA 

1º Momento: O professor deverá apresentar o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk o qual canta e ilustra a música “Pomar” do Palavra Cantada. Depois deverá distribuir a letra da música, cantar com as crianças e pedir para elas interpretarem a letra da música, questionando-as sobre as árvores frutíferas:

  • Todas as árvores dão frutos?
  • Qual o fruto da bananeira?
  • E da laranjeira?
  •  Uva?  
  • Coco?
  • Abacate?
  • Açaí?  

             Nesse momento o/a professor/a deverá registrar as falas das crianças no mural. Esse registro deve ser colocado ao lado da letra da música que deve está exposta na sala.

2º Momento: O/A professor/a deverá solicitar que as crianças ilustrem a letra da música “Pomar” do Palavra Cantada. A ilustração deve ser feita na folha que foi entregue com a letra da música.

RECURSO DIDÁTICO: Letra da Música “Pomar” do PALAVRA CANTADA

Banana, bananeira

Goiaba, goiabeira

Laranja, laranjeira

Maçã, macieira

Mamão, mamoeiro

Abacate, abacateiro

Limão, limoeiro

Tomate, tomateiro

 Caju, cajueiro

Umbu, umbuzeiro

Manga, mangueira

Pêra, pereira

Amora, amoreira

Pitanga, pitangueira

Figo, figueira

Mexerica, mexeriqueira

Açaí, açaizeiro

Sapoti, sapotizeiro

Mangaba, mangabeira

Uva, parreira

Coco, coqueiro

Ingá, ingazeiro

Jambo, jambuzeiro

Jabuticaba, jabuticabeira

fotos Profa. Keila

Atividade 2 – VISITA A UMA FEIRA LIVRE

1º  Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças aprenderam sobre as árvores frutíferas. Depois o professor deverá agendar uma visita em uma feira livre para a compra de frutas, lembrando da importância da autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar antecipadamente o transporte.

2º  Momento: Antes de saírem para a aula de campo o/a professor/a deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados da aula:

  • O que vão observar?
  • O que querem saber?
  • Como posso comprar as frutas?
  • É na unidade, dúzia ou no peso?

            Neste momento o professor poderá levantar com as crianças algumas questões que poderão ser respondidas pelas pessoas que trabalham na feira. Nesse momento, o/a professor/a juntamente com as crianças deverão comprar algumas frutas para fazer uma salada.

OBS: Lembrar que durante a aula de campo as crianças deverão fazer o registro das observações (fotos e anotações)

3º Momento: O/a professor/a deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita que fizeram. No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e registraram sobre a aula de campo que realizaram. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivencias, registrando suas falas.

Atividade 3 – SALADA MISTA

1º  Momento: Com as frutas compradas na feira o professor deverá trabalhar inicialmente com as crianças: o peso, a textura, os sabores, os tamanhos, e a quantidade e qualidade das sementes de algumas frutas.

  • Qual é a maior?
  • E a menor?
  • Qual a mais pesada?
  • A banana tem a casca lisa ou áspera?
  • A laranja é doce ou azeda?
  • Qual tem semente?
  • Qual tem caroço?

2º  Momento: As crianças deverão fotografar/desenhar as frutas e registrar qual tem caroço/semente, depois montarão um painel com o nome de cada fruta, bem como o das respectivas árvores. O painel deverá ser ilustrado com fotos ou desenhos. OBS: Para trabalhar com o peso das frutas o professor deverá levar uma balança para sala de aula.

3º  Momento: O professor juntamente com as crianças deverá preparar a salada de frutas. Nesse momento as crianças observarão a transformação dos alimentos e constatarão os diferentes sabores das frutas no momento da degustação (azedo, doce.). O/a professor/a poderá servir a “salada mista” com um sorvete de frutas.

Atividade 4 CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS 

1º  Momento: O/a professor/a deverá questionar as crianças:

  • O que vocês sabem acerca das plantas daninhas?
  • O que quer dizer daninha?

        Nesse momento o/a professor/a poderá propor o uso do dicionário, explicando qual é sua função e como utilizá-lo. Depois sugerir que pesquisem na biblioteca da escola ou tragam como atividade de casa material para enriquecer a pesquisa. De posse do material, o/a professor/a juntamente com as crianças deverão ler e registrar os novos conhecimentos. Especificando que as plantas daninhas referem-se às espécies de plantas que crescem onde não são desejadas. Crescendo em solos agrícolas cultivados ou não, em terrenos baldios, quintais, pomares e ambientes aquáticos.

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Erva_daninha   

 2º  Momento:   O/a Professor/a poderá propor que a turma assista um vídeo sobre o controle de plantas daninhas.

http://www.youtube.com/watch?v=tME16MlgT-Y  

3º  Momento: O/a professor/a deverá propor que as crianças façam um cartaz com o nome de algumas ervas daninhas, ilustrando-o com desenhos ou fotos.

http://www.anavilhana.com.br/blog/2008/12/manutencao-de-jardins-%E2%80%93-ervas-daninhas/ 

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Conheceram alguns tipos de árvores típicas de nossa vegetação
  • Conheceram árvores frutíferas;
  • Conheceram árvores que não dão frutos;
  • Conheceram algumas plantas daninhas.
  • Aprenderam a cantar a palavra cantada - Pomar 
  • Participaram das atividades respeitando o colega e os combinados.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.