01/10/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1 – INTERPRETANDO A MÚSICA "POMAR" DO PALAVRA CANTADA
1º Momento: O professor deverá apresentar o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk o qual canta e ilustra a música “Pomar” do Palavra Cantada. Depois deverá distribuir a letra da música, cantar com as crianças e pedir para elas interpretarem a letra da música, questionando-as sobre as árvores frutíferas:
Nesse momento o/a professor/a deverá registrar as falas das crianças no mural. Esse registro deve ser colocado ao lado da letra da música que deve está exposta na sala.
2º Momento: O/A professor/a deverá solicitar que as crianças ilustrem a letra da música “Pomar” do Palavra Cantada. A ilustração deve ser feita na folha que foi entregue com a letra da música.
RECURSO DIDÁTICO: Letra da Música “Pomar” do PALAVRA CANTADA
Banana, bananeira
Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira
Maçã, macieira
Mamão, mamoeiro
Abacate, abacateiro
Limão, limoeiro
Tomate, tomateiro
Caju, cajueiro
Umbu, umbuzeiro
Manga, mangueira
Pêra, pereira
Amora, amoreira
Pitanga, pitangueira
Figo, figueira
Mexerica, mexeriqueira
Açaí, açaizeiro
Sapoti, sapotizeiro
Mangaba, mangabeira
Uva, parreira
Coco, coqueiro
Ingá, ingazeiro
Jambo, jambuzeiro
Jabuticaba, jabuticabeira
fotos Profa. Keila
Atividade 2 – VISITA A UMA FEIRA LIVRE
1º Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças aprenderam sobre as árvores frutíferas. Depois o professor deverá agendar uma visita em uma feira livre para a compra de frutas, lembrando da importância da autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar antecipadamente o transporte.
2º Momento: Antes de saírem para a aula de campo o/a professor/a deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados da aula:
Neste momento o professor poderá levantar com as crianças algumas questões que poderão ser respondidas pelas pessoas que trabalham na feira. Nesse momento, o/a professor/a juntamente com as crianças deverão comprar algumas frutas para fazer uma salada.
OBS: Lembrar que durante a aula de campo as crianças deverão fazer o registro das observações (fotos e anotações)
3º Momento: O/a professor/a deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita que fizeram. No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e registraram sobre a aula de campo que realizaram. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivencias, registrando suas falas.
Atividade 3 – SALADA MISTA
1º Momento: Com as frutas compradas na feira o professor deverá trabalhar inicialmente com as crianças: o peso, a textura, os sabores, os tamanhos, e a quantidade e qualidade das sementes de algumas frutas.
2º Momento: As crianças deverão fotografar/desenhar as frutas e registrar qual tem caroço/semente, depois montarão um painel com o nome de cada fruta, bem como o das respectivas árvores. O painel deverá ser ilustrado com fotos ou desenhos. OBS: Para trabalhar com o peso das frutas o professor deverá levar uma balança para sala de aula.
3º Momento: O professor juntamente com as crianças deverá preparar a salada de frutas. Nesse momento as crianças observarão a transformação dos alimentos e constatarão os diferentes sabores das frutas no momento da degustação (azedo, doce.). O/a professor/a poderá servir a “salada mista” com um sorvete de frutas.
Atividade 4 – CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS
1º Momento: O/a professor/a deverá questionar as crianças:
Nesse momento o/a professor/a poderá propor o uso do dicionário, explicando qual é sua função e como utilizá-lo. Depois sugerir que pesquisem na biblioteca da escola ou tragam como atividade de casa material para enriquecer a pesquisa. De posse do material, o/a professor/a juntamente com as crianças deverão ler e registrar os novos conhecimentos. Especificando que as plantas daninhas referem-se às espécies de plantas que crescem onde não são desejadas. Crescendo em solos agrícolas cultivados ou não, em terrenos baldios, quintais, pomares e ambientes aquáticos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Erva_daninha
2º Momento: O/a Professor/a poderá propor que a turma assista um vídeo sobre o controle de plantas daninhas.
http://www.youtube.com/watch?v=tME16MlgT-Y
3º Momento: O/a professor/a deverá propor que as crianças façam um cartaz com o nome de algumas ervas daninhas, ilustrando-o com desenhos ou fotos.
http://www.anavilhana.com.br/blog/2008/12/manutencao-de-jardins-%E2%80%93-ervas-daninhas/
Avaliar se as crianças:
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2015
Cinco estrelasMuito Legal, Parabéns
28/05/2015
Cinco estrelasaula bem elaborada nota dez
26/02/2013
Cinco estrelasMUITO BOM
27/06/2011
Cinco estrelasmuito legal, so vem acrescentar. parabens!
25/05/2011
Cinco estrelasGostei bastante do projeto. Como trabalho na sala de informática da minha escola, vou sugerir à professora da Ed Infantil, nível B, que assistam o vído do youtube, com a música e depois, ao visitar a horta e o pátio da nossa escola, possam analisar as diferentes árvores e plantas. Gisele
04/10/2010
Cinco estrelasMuito legal a sua atividade, vou pegar as suas idéias para trabalhar no meu projeto de alimentação. Parabéns!