09/10/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1: PESQUISA SOBRE AS ÁRVORES NA BIBLIOTECA
1º Momento: O/a professor/a deverá reservar na biblioteca alguns livros que tratem do assunto (árvores que nascem da semente e o seu plantio). Quando chegar à biblioteca com os alunos dividi-los nas mesas e entregar um livro a cada grupo. Eles deverão responder as questões: ·
http://pt.wikipedia.org/wiki/Semente
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caro%C3%A7o
http://www.infojardin.com/foro/showthread.php?t=116350&page=10
Enquanto os grupos estiverem pesquisando, o/a professor/a deverá mediar à pesquisa circulando entre eles. Quando os grupos concluírem o trabalho, o/a professor/a deverá ler os registros e se necessário retomar com o grupo para acrescentar ou suprimir algum dado.
2º Momento: Em seguida, cada grupo deverá ilustrar suas árvores, pintando e nomeando as suas partes (raiz, caule, folha, flor, fruto).
http://www.eb1-deixa-resto.rcts.pt/html/germina.htm
3º Momento: O/a professor/a juntamente com as crianças deverá organizar o mural com as pesquisas realizadas. Obs: Combinar com os alunos para levarem no dia seguinte algumas sementes e garrafas pet para o plantio das sementes.
Atividade 2 – PLANTANDO UMA SEMENTE
1º Momento: O/a professor/a deverá organizar o espaço e o material necessário para o plantio das sementes, cortado as garrafas pet e juntamente com as crianças colocar terra e adubo dentro das garrafas.
http://www.radarverde.com.br/2010/05/ibflorestas-abre-oportunidade-para-coletores-de-sementes/
http://www.imagem.ufrj.br/index.php?acao=detalhar_imagem&id_img=2178
2º Momento: O/a professor/a proporá que cada criança traga a sua semente de casa (melancia, feijão, abobora, mamão, milho etc) e cada criança fará o seu plantio. Quando todos tiverem plantado a sua semente deverão regar e todas as garrafas deverão ser colocadas num local que receba a luz do sol. Dia-a-dia o/a professor/a juntamente com as crianças deverão acompanhar a evolução da germinação.
Foto Profa. Keila
3º Momento: O/a professor/a deverá entregar a cada criança um bloco com três folhas. Em cada folha um espaço para escrever e outro para desenhar. Cada criança deverá fazer três registros do momento do plantio em forma de uma história com começo, meio e fim. Atividade
3 – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE SEMENTES E CAROÇOS.
1º Momento: O/a professor/a deverá ler para as crianças a história “NADA AINDA?” - Tomara que Ele Aprenda - Christian Voltz. O livro diz que: Certa manha, o Sr. Louis semeou pequenas e promissoras sementes em seu jardim. Ele voltava ao jardim todos os dias para ver se as sementes já tinham crescido. O processo de germinação é demorado e o sr. Louis ficou muito inquieto enqunto esperava. Um passarinho acompanhou o processo e ficou feliz quando surgiu a primeira flor, então presentiou a sua namorada.
Depois, o/a professor/a pedirá às crianças para desenhar uma parte da história.
2º Momento: O/a professor/a deverá combinar com as crianças de levarem para sala várias frutas. Todos deverão sentar na roda, as frutas ficarão no centro dentro de uma bandeja e as crianças poderão explorá-la enquanto o/a professor questiona:
QUAL O NOME DESSA FRUTA?
SUA COR? QUAL É A FORMA?
É ASPERA OU LISA?
GRANDE O PEQUENA?
Depois o/a professor/a deverá abrir as frutas e questionar:
A MELANCIA TEM CAROÇO OU SEMENTE?
O ABACATE TEM CAROÇO OU SEMENTE?
A LARANJA TEM CAROÇO OU SEMENTE?
O MAMÃO TEM CAROÇO OU SEMENTE?
A PESSEGO TEM CAROÇO OU SEMENTE?
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CAROÇO E SEMENTE?
http://www.medplan.com.br/materias/9/9050.html
http://www.blogdoclaret.com/index.php/plastico-de-caroco-de-manga/
O/a professor/a deverá deixar que as crianças degustem as frutas e façam seus comentários.
É DOCE? AZEDA?
Obs: Se possível registrar os comentários das crianças e fixá-los no mural junto ao restante da pesquisa.
Atividade 4: UMA FRUTEIRA DE MOSAÍCOS
1º Momento: O/a professor/a deverá propor uma atividade artística de recorte e colagem, na qual as crianças utilizaram sementes. Primeiramente o/a professor/a deverá selecionar juntamente com as crianças caroços e sementes, depois, as crianças deverão desenhar no papel A4 peso 40 as frutas cortadas, em seguida deverão colorir com lápis de cor, giz de cera, tinta guache, recorte de revistas ou papel colorido. Depois, com a cola em vários recipientes deverão colar as sementes nos desenhos das frutas. Durante a produção, o/a professor deverá falar um pouco sobre as proporções em relação ao tamanho da fruta, sua cor, semente/caroço. As crianças terão total liberdade em escolher as frutas e as cores que desejarem utilizar na sua obra de arte,
2º Momento: O/a professor/a deverá circular entre as crianças enquanto realizam a tarefa se necessário chamar a atenção de alguma criança fazendo questionamentos: O que está faltando na sua fruta? Qual a cor da sua fruta? Qual semente que você vai colar? Quando as crianças concluírem suas obras o professor/a deverá fazer com elas uma moldura e expor o trabalho no mural da escola.
Avaliação: Avaliar se as crianças:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/09/2013
Cinco estrelasuma ótima maneira de ocupar os tempos livres dos meus netos, assim a brincar também vão aprendendo obrigada
09/12/2010
Cinco estrelasAchei ótima a sugestão de plano de aula, trabalhou a pesquisa , experimentação , as sensações do paladar.