Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esportes Radicais: praticando a escalada na escola

 

10/12/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Praticar algumas técnicas relacionadas à escalada na escola.

Identificar as principais dificuldades envolvidas no ato de escalar.

Identificar locais na escola ou no seu entorno que possibilitem a prática de técnicas de escalada.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

É crescente a busca por atividades esportivas e recreativas em ambientes naturais como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques ou florestas, a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria motivação dos participantes são outros. Nesse plano de aula pretendemos apresentar elementos que possibilitem a reflexão sobre a e escala como conteúdo nas aulas de educação física. Essa aula apresenta possibilidades concretas de realização de atividades de iniciação as técnicas de escalada em escolas com uso de materiais não específicos.   

Atividade 1:

Caro professor, a primeira atividade da aula consiste na exploração dos espaços existentes na escola e no seu entorno para a prática de algumas técnicas da escalada. Essa atividade exige que os alunos construam um novo olhar sobre sua própria escola e entorno e sejam capazes de identificar locais com potencial para a prática da escalada.

Professor, antes de iniciar a caminhada com os alunos pelas dependências da escola e seu entorno explore o tema da escalada e possíveis locais para a sua prática. Por exemplo, muros que possuam agarras, árvores, brinquedos em parques ou praças que permitam a utilização de técnicas de escalada, etc. Divida a turma em grupos de 5 alunos. Cada grupo deverá indicar pelo menos 3 locais distintos para a prática da turma e atentar para as questões de segurança. É importante que, além de indicarem locais específicos para a prática, os alunos descrevam o estado geral de conservação do local, destacando possíveis riscos para a prática dos colegas. O professor deve acompanhar os grupos durante todo o processo de pesquisa dos locais.

Dica: Professor, antes de iniciar qualquer atividade prática com a turma é importante testar a resistência dos equipamentos escolhidos para a prática da escalada. O professor deve fazer um teste inicial para verificar se o equipamento suporta o peso dos alunos e atentar para outros possíveis problemas de conservação que coloquem em risco a prática dos estudantes.   

Atividade 2:

Nesse momento serão sugeridas três opções de atividade de iniciação a técnicas de escalada para o universo escolar. Nesse plano de aula, a experimentação é entendida como ponto de partida para a apropriação do novo conteúdo (escalada). É importante que os alunos ampliem suas experiências motoras. Nesse sentido, indico que as atividades práticas sejam realizadas em diversas aulas, portanto, planeje a ampliação de atividades práticas que se estendam por várias aulas.

Dica: Professor, caso a sua cidade possua vias de escalada em rocha ou clubes de escalada em muros artificiais organize uma excursão para que os alunos possam observar a prática de outros escaladores e, na medida do possível, vivenciem práticas em outros espaços. Destaco sempre a importância da segurança nas atividades práticas realizadas dentro ou fora do contexto escolar. É fundamental que os jovens estejam acompanhados do professor e/ou outros profissionais que dominem as técnicas de segurança da escalada esportiva.

A) Utilizando o Muro de Escalada. Denominação: Travessia Horizontal. Material necessário: fitas, giz, rádio, vendas e cronômetro. Descrição das regras do jogo: O aluno deverá atravessar o muro de escalada horizontalmente de forma livre. Variações do jogo: As mudanças podem facilitar ou dificultar a execução da atividade. Olhos vendados; pontos marcados de mãos; pontos marcados de pé; agarras pequenas; agarras grandes; velocidade etc.

http://www.tendenciaoutdoor.com/professores.htm  

B) Utilizando cordas. As cordas estáticas (bacalhau) custam menos que as cordas dinâmicas e podem ser encontradas em qualquer loja de materiais de construção. Não são materiais específicos de escalada, pois não oferecem elasticidade para absorver eventuais quedas. As atividades realizadas com as cordas elásticas necessitam de preparação prévia do material, verificação do espaço para amarrar as estruturas, conhecimento de nós e testes antes das atividades. Podem ser construídas muitas estruturas: falsa baiana, escadas regulares, irregulares, redes, pontes baixas, etc.

Denominação: Escalada Horizontal na rede. Material necessário: Rede de corda (fixa em um gol de futsal ou futebol de campo). Descrição das regras do jogo: O aluno deverá atravessar a rede de corda horizontalmente de forma livre. Variações do jogo: As invés de utilizar as agarras como marcação de vias, utilizar a própria corda, seus espaçamentos, marcações com fitas coloridas e nós.

 

http://luisclimber.blogspot.com/2007_12_01_archive.html    

C) Utilizando o brinquedo Trepa-Trepa. Esse brinquedo pode ser encontrado em parques e praças em muitas cidades no Brasil para recreação infantil. Consiste em uma estrutura de formas variadas composta por diversas traves de metal horizontais, verticais e curvas por onde o aluno pode escalar. O professor pode explorar atividades de boulder baseando-se nas atividades anteriormente propostas.

 

http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/11153077.jpg    

Atividade 3:

O último momento da aula será um debate sobre as vivencias da atividade anterior. O professor deve mediar um debate a partir dos seguintes temas:

1) as sensações vividas durante as atividades práticas de escalada;

2) as principais dificuldades para escalar;

3) as técnicas que utilizaram para escalar;

4) os locais preferidos para a prática, destacando o por que.   

Ao final do debate, como forma de fixar os conteúdos debatidos, o professor pode propor uma tarefa individual para ser entregue no próximo encontro. Peça para os jovens elaborarem uma redação sobre um menino(a) que todas as noites sonha com grandes escaladas nas montanhas de sua cidade. Descreva a topografia da cidade, os principais medos, desejos e motivações do jovem escalador. As histórias poderão ser compartilhadas entre os colegas e auxiliar na construção de um grande mural sobre o tema da escalada.

Recursos Complementares

Indico como leitura complementar para o professor:

http://oradical.uol.com.br/escalada/ 

ATÁN, Ana Carolina Atán; PEREIRA, Nathalia de Queiroz. Riscos e Desafios: Desmistificando a Escala na Escola. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação (Licenciatura em Educação Física). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

Avaliação

Ao final da aula, o professor irá reunir a turma e debater os principais temas abordados na aula.

1) Indique pelo menos 2 locais na escola e no seu entorno próprios para a prática da escalada;

2) Destaque pelo menos dois pontos importantes sobre a segurança durante a escalada;

3) Destaque as principais dificuldades vivenciadas na prática da escalada;

4) Compare as sensações vividas durante a após a prática da escalada. As sensações são iguais entre todos os jovens da turma? Observe as diferentes vivencias sobre a mesma prática.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.