Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos conversar sobre os efeitos do aquecimento global para o planeta Terra?

 

28/01/2011

Autor e Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar como o efeito estufa e o superaquecimento que este causa na temperatura do nosso planeta podem afetar a nossa qualidade de vida.

Reconhecer a responsabilidade do homem neste superaquecimento.

Fomentar atitudes individuais e coletivas que possam minimizar este problema.     

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Essa aula é indicada para alunos e alunas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, em função de informações necessárias para desenvolver a atividade.

Estratégias e recursos da aula

Professor, traga para a aula algumas imagens sobre os efeitos do aquecimento global para conversar sobre o assunto e descobrir os conhecimentos que as crianças possuem sobre ele:

Você pode encontrá-las nos endereços eletrônicos abaixo:

http://media.tumblr.com/tumblr_lf13k8VOcg1qftalf.jpg

 http://ventofiquepordentro.blogspot.com/2010/09/queimadas-um-problema-popular.html

http://conversasdexaxa4.blogspot.com/2007/03/aquecimento-global-do-nosso-planeta.html

http://www.superconteudos.com/conteudos-3/entretenimento/mundo-entretenimento/aquecimento-global-terrivel-realidade-nos-dias-de-hoje

Faça as seguintes perguntas para oportunizar a discussão:

O QUE É O AQUECIMENTO GLOBAL?

POR QUE A TEMPERATURA NO NOSSO PLANETA ESTÁ AUMENTANDO CONSIDERAVELMENTE ?

QUE AÇÕES HUMANAS CONTRIBUEM PARA ESSE QUADRO?

Organize a turma em duplas para conversar sobre as perguntas e anotar as opiniões para, posteriormente, socializá-las.

Após esse momento, peça às duplas que apresentem suas respostas para os colegas. Será uma ótima oportunidade para fomentar o debate sobre a temática.

Traga textos para enriquecer a discussão e ampliar os conhecimentos sobre o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global.

http://www.brasilescola.com/geografia/efeito-estufa.htm 

http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm

Uma boa sugestão de material para trabalhar com as crianças pode ser encontrada no site Youtube:

Globo Ecologia parte 1:

http://www.youtube.com/watch?v=LPqKMEb86vc

Aquecimento global: nossa realidade

http://www.youtube.com/watch?v=Bm0KJeS3miY

Pergunte às crianças se elas conhecem algumas atividades individuais e coletivas que podemos ter para minimizar o problema. Esclareça que o efeito estufa acontece em decorrência do buraco existente na camada de ozônio. Não se esqueça de ressaltar que essa situação acontece por causa das ações humanas que não têm ajudado a preservar a vida no nosso planeta.

Faça uma lista com as ações que não devem ser realizadas e com as ações que precisamos ter para contribuir para a melhoria desse quadro.  

Organize as crianças em grupos para que estas confeccionem cartazes sobre o assunto.

Posteriormente, utilize o material produzido por elas para montar um mural. Devido a importância do assunto, esse mural pode ser confeccionado na área externa da sala de aula, para facilitar o acesso de crianças de outras turmas a esse material. Caso isso não seja possível, não deixe de organizá-lo na própria sala de aula.

Escreva um texto coletivo sobre a temática, explicando quais são os fatores responsáveis pelo aquecimento global e elencando algumas ações que podem ajudar a combater o problema. Coloque esse texto no mural que você está montando com as crianças. Faça uma revisão do mesmo, também coletivamente. Dessa maneira, as crianças poderam consolidar as informações que já possuem sobre a Língua Portuguesa e também poderão socializá-las umas com as outras. 

Recursos Complementares

 No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/efeitos-aquecimento-global-486971.shtml

Avaliação

Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° Observar o interesse de cada criança em discutir o assunto.

2° Observar como cada dupla/grupo age ao responder as demandas apresentadas: quem fala mais, se uma criança consegue ouvir a outra e aceitar novas ideias, se as respostas são elaboradas em colaboração ou se alguém direciona as respostas, etc.

3° Perceber, por meio das respostas obtidas, como as crianças compreenderam o assunto e a sua importância para a existência humana no planeta.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.