Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REFLORESTAMENTO: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL.

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:  

  • Compreender a importância do reflorestamento para melhorar o meio ambiente;
  • Vivenciar o plantio de uma árvore na escola;
  • Conhecer a importância ambiental e comercial do reflorestamento;
  • Conhecer o prejuízo causado a natureza com o desmatamento da floresta amazônica;
  • Organizar um panfleto sobre a preservação do meio ambiente
  • Valorizar a importância da árvore para a qualidade da vida humana como também sua preservação.   
Duração das atividades
 Cada atividade será  desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– O PLANTIO DE UMA ÁRVORE

1º Momento: O/a professor/a deverá conversar com os alunos sobre o que pensam/sabem sobre o reflorestamento. As idéias das crianças devem ser registradas. Depois levar os alunos para a sala de vídeo para assistirem um documentário sobre o assunto. Enquanto estiver assistindo o/a professor/a deverá fazer alguns comentários para que as crianças interajam com o documentário.   

2º Momento: O/a professor/a deverá conversar com as crianças sobre a idéia plantar uma árvore na escola. Depois que decidirem qual a árvore, o/a professor/a deverá providenciar a muda e conversar sobre a árvore que foi escolhida (o seu nome, o tempo que leva para crescer, germinar etc).

3º Momento: O/a professor/a deverá escolher o local que irão plantar a árvore. Limpar o local, cavar e deixar a terra adubada, depois as crianças colocaram a muda e regarão. Esse momento deverá ser registrado com foto, ou filmagem.

 

4º Momento: O/a professor/a juntamente com as crianças deverá fazer um cronograma de colaboradores, constando o dia da semana que cada criança será o responsável para regar a planta.

Atividade 2 –  O TESOURO ESCONDIDO NA FLORESTA 

1º  Momento: O/a professor/a deverá antecipadamente organizar todo o equipamento (TV, DVD, video) para uma pesquisa na sala de multimídia, o vídeo deverá retratar as queimadas, retirada de madeira pelos madeireiros e a diversidade de vida na floresta amazônica. Antes, porém, deverá conversar com os alunos sobre o objetivo da aula, que é conscientizar sobre a importância do reflorestamento nas áreas devastadas.

Fotos da Professora Keila quando atravessou o Rio Amazonas de barco.

http://www.youtube.com/watch?v=4b3e7wwF2og&feature=fvsr  queimada 

 http://www.youtube.com/watch?v=yN82YPEsQtk  queimada AM e madereira

http://www.youtube.com/watch?v=vXXTMyOxhds  

2º  Momento:   O/a professor/a poderá convidar um ecólogo para esta discussão, propiciando um diálogo acerca da sustentabilidade. Durante a entrevista, as crianças deverão levantar questões com relação ao desmatamento, queimadas e reflorestamento. Ao final, o/a professor/a poderá sugerir que juntos criem um panfleto informando sobre a importância da preservação do meio ambiente. O/a professor/a poderá registrar as idéias das crianças no quadro branco.

Fotos da Profesora Keila - visita na sala

Atividade 3 – A DIVERSIDADE DE VIDA DA AMAZÔNIA EM PANFLETO

1º Momento: A partir das idéias das crianças o/a professor/a deverá orientar a organização do panfleto conversado com as crianças. Depois junto com eles dar coerência e coesão ao texto.

Obs: Antes de começar a confecção dos panfletos o/a professor/a deverá organizar o material (papel oficio de várias cores cortado em quatro partes. Lápis hidrocor, pincel atômico, régua, cola, tesoura, fotos/gravuras de queimadas, reflorestamento, desmatamento.   

2º Momento: O/a professo/a deverá solicitar que cada criança escolha uma foto/gravura para a confecção do seu panfleto. Depois cada criança deverá pegar seu material e elaborar/fazer o panfleto, lembrando da importância de conscientizar os colegas sobre o respeito que devemos ter com a natureza. O/a professor/a deverá ajudar as crianças que ainda não tem domínio sobre a escrita. Depois que os panfletos estiverem prontos, as crianças deverão distribuir no portão no horário da saída.

OBS: O material deverá ficar organizado sobre a mesa.

Atividade 4 – AS CORES DA NATUREZA

1º Momento: O/a professor/a deverá questionar com as crianças:

  • De onde extraímos as cores?
  • Será que nós conseguimos extrair tinta?
  • De onde será que podemos obter a cor verde?
  • E o amarelo?
  • O laranja?
  • O rosa?

              A partir das respostas das crianças o/a professor/a proporá que caminhem no pátio da escola explorando as cores da natureza, e colham folhas, flores. Caso não tenha ao redor da escola, solicite como atividade de casa, para que tragam no dia seguinte.

2º Momento:  O/a professor/a deverá solicitar que as crianças friccionem as folhas e flores no papel branco e descubram as cores obtidas. Cada criança deverá escrever o material (folha/ flor) e a cor dele, e em seguida registrar a cor obtida. Depois a pesquisa deverá ser socializada com o restante do grupo.

Fotos Professora Keila - flores na escola

3º Momento: O/a professor/a poderá propor um desenho sobre o meio ambiente e este deverá ser colorido com as cores extraídas da natureza. Para tanto o/a professor/a poderá solicitar que tragam frutas e verduras para colorir o desenho.

Sugestão: beterraba, cenoura, espinafre, couve, manga, casca de uva, jambo, azeitona, folhas, flores, pó de café, terra e carvão.

4º Momento:  O material produzido pelas crianças deverão ser identificados e expostos no mural da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Compreenderam a importância do reflorestamento para melhorar o meio ambiente;
  • Vivenciaram o plantio de uma árvore na escola;
  • Conheceram a importância ambiental e comercial do reflorestamento;
  • Conheceram o prejuízo causado a natureza com o desmatamento da floresta amazônica;
  • Valorizaram a importância da árvore para a qualidade da vida humana como também sua preservação.
  • Participaram com entusiasmo das tarefas propostas.     
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • vanda r. silva, uniamérica , Paraná - disse:
    vanda.yv@hotmail.com

    12/08/2011

    Quatro estrelas

    achei muito ótimo mesmo seu trabalho e me ajudou em um trabalho que estou fazendo na faculdade sobre o reflorestamento.obg.


  • Luzia Neide Ferreira Pinheiro, Secretaria Municipal de Educação de DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO , Ceará - disse:
    luzia_dip@hotmail.com

    17/10/2010

    Cinco estrelas

    A aula é dinâmica, irá despertar a consciência ecológica das crianças, formando cidadãos comprometidos com o meio em que vivem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.