Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


China: um país de olhos puxados

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:

  •  Conhecer alguns aspectos da cultura chinesa (língua, alimentação, vestuário, habitação, música, dança e arte),
  • Socializar os conhecimentos aprendidos com a comunidade escolar. 
Duração das atividades
6 horas e 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O/a professor/a deve perguntar e registrar o que as crianças querem aprender sobre a cultura chinesa e buscando uma justificativa para o estudo dessa temática.

Estratégias e recursos da aula

O que sabem:   

- A China é um país (Lucas)   

- É verdade que nesse país (China), o povo come barata e escorpião (victor)   

- Os chineses têm os olhos puxados (Iago)   

- Quando na China é de manhã aqui no Brasil é noite (Adriano)   

- A China fica do outro lado do mundo (Pedro)    

 O que desejam aprender:   

- Onde fica a China?   

- A China é longe?  

 - Como são as pessoas que moram na china?   

- Por que o povo chinês tem os olhos puxados?   

- O que tem na china?  

 - As mulheres vestem aquelas roupas e pintam o rosto todo dia? E os homens? Como é que eles se vestem?   

-  Esse povo fala e escreve Chinês?  

 - O que os chineses comem e como comem?   

- Como são as casas da china?   

- Como se comportam as crianças que moram na China?   

- Conhecer os desenhos, pintura, escultura, dança, música e teatro.   

- Por que quando na China é noite no Brasil é dia?  

Por que estudar a cultura Chinesa?   

- Para conhecer a dança e a música.

- Para conhecer os desenhos.

- Para saber como são as pessoas, a língua e o que tem na china.

Atividade 01- Localização da China no mundo   

O/A professor/a trará o mapa múndi para a sala de aula e deverá colocar sobre a mesa ou estendido no chão. As crianças são solicitadas a observarem e descobrirem onde está localizada a China. Após esse momento de pesquisa, o/a professor/a deverá orientar a leitura do mapa, mostrando a legenda para que os alunos se apropriem do modo de ler uma carta cartográfica. Isto é, aprendam a fazer a leitura desse instrumento de orientação.

fonte: http://bp1.blogger.com/_Mq4S1uVPJOo/SH5wbTqQBdI/AAAAAAAAAz0/SRsE4EPGHFI/s400/chinamap.gif 

Atividade 02- Conhecendo a cultura chinesa.   

O/A professor/a buscará com seus alunos fontes de informações sobre a China, na biblioteca da escola ou do bairro. Os alunos, com ajuda dos pais, pesquisaram sobre o assunto, trazendo de casa diversos suportes textuais: livro, revistas, imagens, fotos entre outros. De posse desse material, o/a professor/a deverá iniciar a leitura e registro das aprendizagens, utilizando-se de diferentes linguagens: texto oral e escrito, artes plásticas - desenho, pintura - dança e música. Vejamos momentos significativos desse estudo realizado em 2009 com 22 crianças de 7 anos do Núcleo de Educação da Infância-NEI/UFRN.

1º momento: A arte Chinesa.  

Os pintores chineses, representavam em suas telas as belezas naturais da China: paisagens, animais e seres imaginários como o leão e o dragão. Os pintores chineses não faziam seus quadros em telas ou madeiras com tintas a óleo, como os pintores que conhecemos hoje, eles usavam aquarela em seda, papel e vasos em cerâmica pintados com motivos culturais da China. O escultor trabalhava com pedra, madeira ou bronze. Uma forma de arte muito antiga praticada pelos chineses era a pintura feita em porcelana. O jade era uma pedra muito utilizada para fabricar objetos, armas cerimoniais, jóias e pequenas esculturas. A pintura chinesa passou por diversas fases. Os primeiros trabalhos de arte eram feitos em vasos de bronze com desenhos de animais com significado religioso. Depois passaram a pintar em objetos de bronze e jade e também vasos de cerâmica vitrificada com figuras diversas. Teve a fase da pintura de paisagens, da arte em cerâmica com aplicação da cor azul e variações esmaltadas sobre vidro, as esculturas em marfim e jade.    A música chinesa é tocada com a utilização de vários instrumentos, sendo que os mais importantes são: flauta, instrumentos de corda, gongos e pratos.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_da_China  

2º momento: O/a professor/a deverá propor a releitura de uma pintura chinesa, para tanto, deverá disponibilizar na sala os materiais: tinta guache, pincel, copo com água, paninhos, lápis de cor, giz de cera, hidrocor, lápis grafite. Depois solicitará que as crianças desenhem ou pintem seus trabalhos.

3º momento: Lenda chinesa

O/a professor deverá propor a pesquisa das lendas chinesas:

As lendas da mitologia chinesa falam da criação e da cultura chinesa. É uma maneira de relembrar fatos há muito tempo passados. Assim como no Brasil, na China tem muitas lendas, mitos e contos que são histórias inventadas e contadas para explicar à origem do mundo, a vida, as coisas, mistérios que acontecem na natureza. Tem a Lenda do Dragão e do Leão, o Conto do Homem de Pedra, a História de Mulan. O dragão é um dos maiores tesouros culturais do povo chinês. Símbolo da China e gerou muitas lendas. Diz a lenda, que o imperador amarelo, usava o desenho de um urso como totem e depois começou a usar outro animal que foi o dragão. Esse imperador usava uma serpente no seu braço e toda vez que conquistava uma tribo, fazia o emblema do seu inimigo derrotado ao seu. O dragão chinês é uma junção de vários animais: serpentes, peixes, crocodilos, dinossauros e outros. Ele tem olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres e orelhas de boi, bigodes de carpa, juba de leão, pode mudar de cor e desaparecer num instante. Os dragões eram considerados animais sagrados, eram vistos como  animais de sabedoria e possuidores de poder para trazer a chuva, controlar a água. Esse animal é muito querido pelos chineses pois é considerado como uma criatura interessada, inteligente e animada que espalha seu charme e atração por onde passa. A dança do dragão é uma tradição apresentada nas festas de final de ano e também serve de atração em espetáculo para os turistas.

Atividade 03-  Aprecidando o dragão chinês.

1º momento: O/a professor/a combinará com as crianças a exibição de um video que apresenta da dança do dragão.

 http://www.youtube.com/watch?v=zg_AUPeok-c&feature=related 

 http://www.youtube.com/watch?v=J86xMfHVtQw&feature=related 

2º momento: Depois o/a professor/a combinará com as crianças a representação do dragão através de desenho.

3º momento: O/a professor/a proporá a elaboração e confecção do dragão. Para tanto terão que discutir o tamanho e os materiais que irão utilizar.

Exemplo de material: TNT para o corpo, bambolê ou barbatanas para armar o corpo, caixas de papelão para a cabeça, tinta guache, lantejoulas, papel laminado, papel crepon, ripas de madeira e cartolina colorida.

fonte: http://2.bp.blogspot.com/_cMZ7d6WJ1Oo/S_8fSMUY9JI/AAAAAAAAAAM/WLxgrMPZDWw/s1600/Chinese_draak.jpg 

Foto da profa. Ms. Ruth Regina

3º momento: Dançando com o dragão.

O/a professor/a deverá elaborar juntamente com as crianças a dança do dragão, para tanto terão que criar a coreografia.

OBS: A dança poderá ser apresentada para a escola ou para os pais dos alunos.

4º momento: Dança chinesa

O/a professor/a apresentará um video sobre a dança chinesa:

http://www.youtube.com/watch?v=6OQ26tw66v8&feature=fvsr 

As crianças deverão discutir o figurino, assim como a coreografia a ser utilizada. Depois poderão apresentar a dança para os demais alunos da escola.

Atividade 04-  Fauna chinesa -

1ºmomento: O/a professor/a deverá solicitar uma pesquisa sobre a fauna chinesa. Depois solicitará que as crianças o represente através do desenho.

O Urso Panda é um dos animais mais querido da humanidade. No entanto, lutam contra a extinção provocada, principalmente, pela caça e destruição da floresta. A palavra panda significa: “comedor de bambú.” É um mamífero da família dos ursos. Vivem nas florestas de regiões frias e montanhosas da China. Tem a cor preta e branca, medem 1,50 de altura, pesam até 150 quilos, alimentam-se de folhas, caules e brotos de bambú, insetos e pequenos mamíferos e vivem de 12 a 20 anos. As fêmeas têm até dois bebês, nascem com 10 centímetros, pesam menos que uma maçã. São animais mansos, dormem o dia todo entre os galhos de bambu, correm e nadam, brincam bastante e aos poucos aprendem a subir em árvores e com um ano já conseguem viver sozinhos.

fonte: http://4-ano-b.pbworks.com/f/_urso_panda_gigante.jpg 

Foto Prof. Ms. Ruth Regina

Atividade 05 - Culinária chinesa

1ºmomento: O/a professor/a deverá solicitar uma pesquisa sobre a culinária.

Os chineses acreditam que sua comida deve trazer equilíbrio e força para a mente, corpo e espírito. Os Chineses gostam de comer arroz, macarrão ou pães recheados de carne acompanhado por vegetais, carne, peixe ou outro. O macarrão na sopa e os bolinhos são muito usados e servidos no começo de uma refeição. Os chineses costumam comer uma fruta, uma sopa doce ou quente ao final do almoço ou jantar e não uma sobremesa. Os chineses acreditam que somos cercados por cinco campos de energia: fogo, madeira, terra, metal e água. Na culinária, cada um desses elementos corresponde a um sabor diferente: amargo – fogo, azedo–madeira , picante – metal, doce –terra, salgado – água. Para a medicina chinesa, o excesso ou a falta de um deles pode levar ao aparecimento de doenças no corpo. Alguns pratos da culinária chinesa são: caranguejo cozido, peixe frito servido no molho, sopa, bolinhos de peixe, arroz frito com bacon, ovo, yakisoba, camarão com molho de tomate levemente apimentado que quando jogado por cima de um biscoito de arroz, reproduz o som de trovão e chuva, camarão a moda de shanghai, camarão cinza, preparado com casca, temperado com sal, pimenta e maisena, frito e refogado com cebolinha, bolinhos de arroz. Uma lenda chinesa conta que há mais de mil anos, o pai do poeta Qu Yuan se matou e o filho fez o mesmo jogando-se num rio. Os habitantes da cidade correram e começaram a atirar bolinhos de arroz dentro do rio para que o dragão que vivia no rio não ferisse o poeta. Por isso todo mês de maio os chineses fazem essa delícia em honra de Qu Yuan. Outra lenda diz que Zhu Yuanzhang, o fundador da dinastia ming passava fome. Como ele não agüentando mais, bateu a porta de uma senhora que lhe deu sobra de queijo tofu com carne e verduras cozidas. O rapaz quando se tornou imperador, lembrou-se do prato e ordenou que este se tornar parte do cardápio real.

2ºmomento: O/a professor/a poderá propor a culinária chinesa, para tanto deverão escolher um prato para a culinária.

FRANGO XADREZ

Ingredientes:

 2 colheres de sopa de azeite de oliva,

2 cebolas médias cortadas em cubos,

 2 dentes de alho esmagados,

 500 g de file de frango sem pele cortado em cubos,

 Sal a gosto,

 1 pimentão verde cortado em cubos,

 1 pimentão vermelho cortado em cubos,

1 pimentão amarelo cortado em cubo,

1 xícara de cha de cogumelos em conserva cortados ao meio,

1/4 de xícara de molho shoyu,

 1 colher de sopa de maisena ,

1/2 xícara de cha de água

 2 colheres de sopa de amendoim torrado  

Modo de Preparo:

Em uma frigideira ou panela grande, misture a metade do azeite de oliva, a cebola, o alho e deixe fritar Retire e coloque em um prato Na mesma panela, coloque o sal, o restante do azeite e frite os pimentões e os cogumelos por 5 minutos Tire e coloque em outro prato Ainda na mesma panela, coloque o frango e frite até dourar Coloque todos os ingredientes novamente na frigideira, misture bem com uma colher de pau e refogue por mais 2 minutos Em uma xicara, misture o molho shoyu, a maisena e a água Mexa bem e junte a mistura de frango Cozinhe mexendo constantemente ate formar um molho espesso Coloque em uma travessa e polvilhe com amendoim Sirva quente

fonte:  http://3.bp.blogspot.com/_H4UPnRncL40/SbkQ_mXxi9I/AAAAAAAAAiM/BUQodqlNJfg/s400/082.JPG  

3º momento: Produção textual

As crianças deverão produzir um texto coletivo sobre a pesquisa sobre a China.

A China é um país que fica localizado no Continente Asiático, sua capital é Pequim, possui a maior população do planeta com mais de um bilhão de pessoas.  A China antiga era governada por Imperadores, Reis, Duques, Marqueses, Condes, hoje é governada por Presidente. O povo Chinês tem olhos puxados, cabelos e olhos pretos, são magros e baixos. O clima na China é quente e frio nas montanhas. A fauna chinesa é muito variada, tem: urso panda, tigre, leopardo, ovelha azul, porco, gato, tartaruga, tubarão, peixe, búfalo, alce, rena, cisne, garça, cães e muitos outros. A língua falada na China é o Chinês. As casas tradicionais da China têm forma retangular, quadrada, circular e triangular e com muitos telhados uns por cima do outro, com pontas para cima. Também tem muitos jardins e prédios ao redor dos conjuntos de casas. Elas foram construídas com terra, madeira, bambu e pedras e dentro das casas tem poços de água e celeiros. A China atual, tem apartamentos habitacionais, prédios modernos e altos, com muitos andares. Duas cidades chinesas importantes são: Shangai e Pequim capital da China, cidade escolhida para sediar as Olimpíadas de 2008 por ter uma grande riqueza cultural. Passou por grandes mudanças tornando-se mais moderna com o surgimento de muitos arranha céus. A China tem muitas construções antigas como à cidade proibida, a grande muralha da China, o templo do céu e a Praça da Paz Celestial. O Monte  Everest é coberto de neve e tem a forma de pirâmide. É a montanha mais alta do mundo. Alpinistas gostam de escalar essa montanha. Leopardos, ursos e pandas podem ser encontrados nessa região. A grande muralha da China tem sete mil quilômetros, portas, torres, fortes e começou a ser erguida durante o império do rei Qin da China e terminou na dinastia Han. A sua construção teve a função de conter as invasões dos povos que ocupavam as terras do norte, os mongóis e xiambeis que ameaçavam o império chinês. Hoje é uma das sete maravilhas do mundo e uma atração turística. 

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados se:

  • Conhecem alguns aspectos da cultura chinesa (língua, alimentação, vestuário, habitação, música, dança e arte),
  • Socializaram os conhecimentos aprendidos com a comunidade escolar, por meio de exposições dos trabalhos, desenhos, pinturas, textos e apresentação de dança chinesa, participando de todos os momentos demonstrando criatividade e interesse.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Valeria Moreira da Silva Steyding, ATTICO EUSEBIO DA ROCHA C E DOM E F M , Paraná - disse:
    valeriasteyding@hotmail.com

    17/10/2010

    Cinco estrelas

    a aula da professora Ruth da cidade de Natal atingiu todos os objetivos de sua proposta e através dela é possível mostrar ao aluno a China como um todo. Com certeza vou utilizar com meus alunos.


  • rita, colegio notre dame , São Paulo - disse:
    ritaseguim@ig.com.br

    13/10/2010

    Quatro estrelas

    gostei bastante ..vem de encontro com a pesquisa que estou realizando para trabalho com alunos sobre a china ..e estarei usando aluns itens e ideias .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.