07/10/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Para realização desta aula as crianças devem estar estudando os planetas, satélites e mitologia.
O professor deve começar esta aula perguntando as crianças se existem e se elas conhecem a(s) diferença(s) entre satélites e planetas. Nesse primeiro momento, o professor escuta as crianças e registra suas hipóteses. Depois pede para elas nomearem alguns planetas conhecidos e registra também. Em seguida, o professor pergunta por que as crianças não nomearam a lua como planeta, ou se nomearam, fazer outros questionamentos. Se as crianças não conseguirem identificar as características de um satélite, o professor deverá oferecer uma referência bibliográfica para que elas leiam e tirem suas conclusões. Em seguida, o professor propõe uma roda de discussão e elege um escriba para fazer os registros durante a discussão. Tais registros serão retomados em momentos posteriores.
Sites sobre satélites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sat%C3%A9lite_natural
O professor deve sugerir às crianças uma pesquisa na internet para buscar na mitologia greco-romana, os nomes e mitos das deusas que representam a lua. As crianças fazem suas pesquisas, imprimem o texto e levam para o grupo. O professor deve organizar uma roda de leitura em que as crianças vão socializar seus textos. Em seguida colocam-nos no mural da sala.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Selene
http://vanessatuleski.com.br/v2/aprenda-sobre-astrologia/mitologia-dez-planetas/o-mito-da-lua/
Silene, deusa que representa a Lua na mitologia romana. Disponível em:
Luna ou Lua, deusa Lua na mitologia grega.
http://3.bp.blogspot.com/_D06OS4WHRCQ/SaR73_u9LcI/AAAAAAAABHA/2H_ZkZbdEro/s400/hechicera-de-luna.jpg
O professor deve levar para sala de aula um planetário móvel, perguntar o que as crianças vêem nele, se elas conhecem esse objeto e se sabem para que serve. Em seguida o professor deve fazer um experimento para que as crianças percebam a importância da lua para a sucessão dos dias e noites aqui na terra. Pode ainda explicar as fases da lua, através de seus movimentos na órbita da terra e da incidência da luz do sol sobre ela. Com o uso desse aparelho torna-se mais fácil esta compreensão por parte das crianças.
Planetário móvel. Fonte: arquivos da autora
O professor deve convidar um professor de física para vir a escola fazer uma palestra para as crianças e solicitar, caso ele tenha um telescópio, que o leve para sala. Depois da palestra com as crianças, o gupo deve esperar que a lua apareça no céu (se possível fazer esta aula no dia em que a lua esteja cheia, porque nasce mais cedo e porque permite uma visão da mesma por inteiro). O físico aponta o telescópio para ela e as crianças a observam. Sabemos que além da lua, podemos ver outros planetas no nosso céu, como Vênus, Marte, Mercúrio. Assim, as crianças podem tembém localizá-los e observá-los com o telescópio.Na aula seguinte, a tarefa das crianças é escrever um texto e representar com desenho o que observaram no céu através do telescópio, especialmente a lua e suas enormes crateras, que vistas da terra, mais parece um grande pedaço de queijo.
Crianças observando o céu sob a orientação do professor de física.
Fonte: Arquivos da autora.
Imagens da visita do homem à lua. Disponível em:
O professor pode avaliar com esta aula se as crianças conseguiram identificar características de um satélite, compreender a explicação da existência da Lua na mitologia, entender o ciclo/movimentos que dão origem aos dias e noites aqui na terra, bem como representar o lua a partir das observações feitas com auxílio do telescópio
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!