Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Congada é folclore?

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferenciar folclore e tradição cultural

Compreender a Congada não como algo exótico ou como folclore, mas sim como uma manifestação cultural dos afro-descendentes.

Respeitar e valorizar a diversidade cultural.

Duração das atividades
03 horas / aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O encaminhamento desta aula torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas das manifestações culturais afro-brasileiras bem como entender a Congada como uma manifestação cultural afro-brasileira. Para isto, é interessante trabalhar as atividades sugeridas na aula deste portal intitulada  "A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23575) 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Diferenciando tradição e folclore.

Indague aos alunos sobre a diferença entre tradição e folclore. 

Vá anotando no quadro as respostas dos alunos e depois  que todos tiverem exposto suas ideias, peça para que eles procurem no dicionário da língua portuguesa o significado de folclore e o significado de tradição.

Em seguida indague aos alunos se eles conhecem alguma história do folclore brasileiro e se sabem de alguma tradição cultural.

Peça para que registrem no caderno e incentive-os a registrarem reflexões sobre as seguintes questões:

- o que é folclore?

- o que é tradição?

- existe diferença entre folclore e tradição?

 - cite exemplos de folclore e de tradição da cultura brasileira.

Observação: Para um melhor entendimento por parte dos alunos apresente características do folclore e de tradição. Você poderá demonstrar, por exemplo, que no folclore temos lendas, mitos aceitos coletivamente, enquanto que a tradição é mantem-se pela  transmissão cultural. Destaque ainda que o folclore é algo cristalizado, visto como exótico (diferente), e já a tradição tem uma maior dinamicidade, ou seja, sogre mudanças e permanências a partir das  interações  sociais   e culturais entre diferentes grupos.

Em conjunto com a Língua Portuguesa, proponha a criação de um texto coletivo a partir das descobertas dos alunos sobre o tema.

Atividade 2 - Conhecendo algumas histórias do folclore brasileiro.

 Sugira para o professor, perguntas que levem os alunos a pensarem nas características de cada imagem e relacionar com a história escrita. Indique algum site onde o professor encontre estas histórias para ele entregar para os alunos.

O objetivo desta atividade é a partir de imagens que representam o folclore brasileiro,  estabelcer a diferença entre folcolore e tradição cultural. Para essa atividade o professor, deverá trabalhar com três lendas do folclore brasileiro: Lenda do saci-pererê, Lenda da Cuca e a Lenda do Lobisomem.

Divida os alunos em grupos, de preferência, forme 3 grupos para coincidir com a quantidade de lendas que serão trabalhadas.

Em seguida entregue para cada grupo a história de cada uma dessas lendas do folclore brasileiro. Entregue as imagens diferentes das histórias, pois o objetivo é ver se os alunos conseguem adivinhar ou se eles conhecem a história.

Em seguida leia com os alunos cada uma delas e indague-os se eles já tinham ouvido as histórias desses três personagens do folclore.

Aqui sugerimos sites em que o professor encontra as histórias da Lenda do saci-pererê, Lenda da Cuca e a Lenda do Lobisomen.

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm   

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_cuca.htm    

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_lobisomem.htm   

                                                                         

                          Esta é uma representação do Lobisomen que faz parte do Folclore Brasileiro, esta imagem foi retirada do site:  

                                                       http://revistaeletronicammetg.blogspot.com/2009/10/folclore-brasileiro.html   

                                                                                

Esta imagem é representação do Saci-Pererê uma das lendas folclóricas mais conhecidas no Brasil, esta magem retirada do site:  http://www.brasilescola.com/folclore/saci-perere.html

                                                                                

           Esta é uma imagem que representa a Cuca também uma das personagens mais conhecidas do Folclore Brasileiro, esta imagem foi retirada do site:  

                                                                                    http://lenitabedetti.blogspot.com/2010/08/blog-post_73.html       

Atenção Professor! Nesta atividade instigue os alunos a fazerem relações do texto com as imagens.

Atividade 3 - A festa da congada é folclore?

Indague os alunos  se a Congada faz parte do folclore brasileiro.

Para enriquecer a discussão uitilize as imagens da Festa da Congada inseridas nas aulas do Portal intituladas como: "A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial"e "A festa da Congada: diferentes momentos e espaços".

Após a exposição dos alunos, exiba o vídeo: "Juro que vi: o curupira" disponível em: www.portacurtas.com.br 

O objetivo do curta é demosntrar uma das Lendas do Folclore Brasileiro que é o "Curupira" cuja função é defender a floresta as àrvores, os animais dos caçadores, lenhadores e de todos aqueles que prejudicam a natureza.

Após a exibição vídeo levante questões tais como:

- qual a diferença e semelhança entre a Congada e Folclore Brasileiro?

- podemos afirmar que a Congada faz parte do Folclore Brasileiro?

- se a Congada e as lendas fazem parte das manifestações culturais, por que a Congada não pode ser considerada como folclore?

 A partir dos levantamentos feitos pelos alunos o professor deverá demonstrar que a Congada é uma manifestação cultural religiosa dos afro-descendentes que remonta ao período da escravidão no Brasil e que é uma tradição que vai passando de geração para geração. Aqui o professor pode utilizar as estratégias e recursos utilizados na aula: "A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23575)   para demonstrar a Congada enquanto uma manifestação cultural religiosa dos afro-descendentes. Enquanto que o Folclore por mais que seja também uma manifestação cultural, é algo cristalizado, não muda com o passar do tempo, as lendas folclóricas são passadas de geração para geração mas são vistas como algo exótico, diferente. Já a Congada sofre transformações, novos elementos de outras manifestações culturais são agregados na dança, nas roupas, nas coreografias dos grupos de Congada.

Recursos Complementares

Para enriquecer sua aula utilize outro vídeo sobre o folclore brasileiro também disponível no site curtas na escola. O vídeo é "Caçadores de Saci".

Acesse: www.portacurtas.com.br

Avaliação

A avaliação da aprendizagem deve ser feita  através das atividades que os alunos desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das atividades sugeridas no item "Estratégias e Recursos". Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguem diferenciar folclore de tradição, além de compreender a importância das manifestações culturais afro-brasileiras, como tradição e não como folclore.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.