01/12/2010
Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Diferenciar folclore e tradição cultural
Compreender a Congada não como algo exótico ou como folclore, mas sim como uma manifestação cultural dos afro-descendentes.
Respeitar e valorizar a diversidade cultural.
O encaminhamento desta aula torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas das manifestações culturais afro-brasileiras bem como entender a Congada como uma manifestação cultural afro-brasileira. Para isto, é interessante trabalhar as atividades sugeridas na aula deste portal intitulada "A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23575)
Atividade 1 - Diferenciando tradição e folclore.
Indague aos alunos sobre a diferença entre tradição e folclore.
Vá anotando no quadro as respostas dos alunos e depois que todos tiverem exposto suas ideias, peça para que eles procurem no dicionário da língua portuguesa o significado de folclore e o significado de tradição.
Em seguida indague aos alunos se eles conhecem alguma história do folclore brasileiro e se sabem de alguma tradição cultural.
Peça para que registrem no caderno e incentive-os a registrarem reflexões sobre as seguintes questões:
- o que é folclore?
- o que é tradição?
- existe diferença entre folclore e tradição?
- cite exemplos de folclore e de tradição da cultura brasileira.
Observação: Para um melhor entendimento por parte dos alunos apresente características do folclore e de tradição. Você poderá demonstrar, por exemplo, que no folclore temos lendas, mitos aceitos coletivamente, enquanto que a tradição é mantem-se pela transmissão cultural. Destaque ainda que o folclore é algo cristalizado, visto como exótico (diferente), e já a tradição tem uma maior dinamicidade, ou seja, sogre mudanças e permanências a partir das interações sociais e culturais entre diferentes grupos.
Em conjunto com a Língua Portuguesa, proponha a criação de um texto coletivo a partir das descobertas dos alunos sobre o tema.
Atividade 2 - Conhecendo algumas histórias do folclore brasileiro.
Sugira para o professor, perguntas que levem os alunos a pensarem nas características de cada imagem e relacionar com a história escrita. Indique algum site onde o professor encontre estas histórias para ele entregar para os alunos.
O objetivo desta atividade é a partir de imagens que representam o folclore brasileiro, estabelcer a diferença entre folcolore e tradição cultural. Para essa atividade o professor, deverá trabalhar com três lendas do folclore brasileiro: Lenda do saci-pererê, Lenda da Cuca e a Lenda do Lobisomem.
Divida os alunos em grupos, de preferência, forme 3 grupos para coincidir com a quantidade de lendas que serão trabalhadas.
Em seguida entregue para cada grupo a história de cada uma dessas lendas do folclore brasileiro. Entregue as imagens diferentes das histórias, pois o objetivo é ver se os alunos conseguem adivinhar ou se eles conhecem a história.
Em seguida leia com os alunos cada uma delas e indague-os se eles já tinham ouvido as histórias desses três personagens do folclore.
Aqui sugerimos sites em que o professor encontra as histórias da Lenda do saci-pererê, Lenda da Cuca e a Lenda do Lobisomen.
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_cuca.htm
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_lobisomem.htm
Esta é uma representação do Lobisomen que faz parte do Folclore Brasileiro, esta imagem foi retirada do site:
http://revistaeletronicammetg.blogspot.com/2009/10/folclore-brasileiro.html
Esta imagem é representação do Saci-Pererê uma das lendas folclóricas mais conhecidas no Brasil, esta magem retirada do site: http://www.brasilescola.com/folclore/saci-perere.html
Esta é uma imagem que representa a Cuca também uma das personagens mais conhecidas do Folclore Brasileiro, esta imagem foi retirada do site:
http://lenitabedetti.blogspot.com/2010/08/blog-post_73.html
Atenção Professor! Nesta atividade instigue os alunos a fazerem relações do texto com as imagens.
Atividade 3 - A festa da congada é folclore?
Indague os alunos se a Congada faz parte do folclore brasileiro.
Para enriquecer a discussão uitilize as imagens da Festa da Congada inseridas nas aulas do Portal intituladas como: "A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial"e "A festa da Congada: diferentes momentos e espaços".
Após a exposição dos alunos, exiba o vídeo: "Juro que vi: o curupira" disponível em: www.portacurtas.com.br
O objetivo do curta é demosntrar uma das Lendas do Folclore Brasileiro que é o "Curupira" cuja função é defender a floresta as àrvores, os animais dos caçadores, lenhadores e de todos aqueles que prejudicam a natureza.
Após a exibição vídeo levante questões tais como:
- qual a diferença e semelhança entre a Congada e Folclore Brasileiro?
- podemos afirmar que a Congada faz parte do Folclore Brasileiro?
- se a Congada e as lendas fazem parte das manifestações culturais, por que a Congada não pode ser considerada como folclore?
A partir dos levantamentos feitos pelos alunos o professor deverá demonstrar que a Congada é uma manifestação cultural religiosa dos afro-descendentes que remonta ao período da escravidão no Brasil e que é uma tradição que vai passando de geração para geração. Aqui o professor pode utilizar as estratégias e recursos utilizados na aula: "A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23575) para demonstrar a Congada enquanto uma manifestação cultural religiosa dos afro-descendentes. Enquanto que o Folclore por mais que seja também uma manifestação cultural, é algo cristalizado, não muda com o passar do tempo, as lendas folclóricas são passadas de geração para geração mas são vistas como algo exótico, diferente. Já a Congada sofre transformações, novos elementos de outras manifestações culturais são agregados na dança, nas roupas, nas coreografias dos grupos de Congada.
Para enriquecer sua aula utilize outro vídeo sobre o folclore brasileiro também disponível no site curtas na escola. O vídeo é "Caçadores de Saci".
Acesse: www.portacurtas.com.br
A avaliação da aprendizagem deve ser feita através das atividades que os alunos desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das atividades sugeridas no item "Estratégias e Recursos". Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguem diferenciar folclore de tradição, além de compreender a importância das manifestações culturais afro-brasileiras, como tradição e não como folclore.
Cinco estrelas 1 classificações
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08/12/2012
Cinco estrelasparabens seu plano de aula está maravilhoso