Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os contos africanos e a criação do Universo.

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreciar os contos africanos que explicam a criação do Universo.

Reconhecer as características dos contos africanos, sua forma e seu conteúdo.

Escrever contos que expliquem a criação do Universo, tendo como referência os contos lidos anteriormente.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Essa aula é indicada para alunos e alunas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, em função de informações necessárias para desenvolver a atividade.

Estratégias e recursos da aula

Essa aula pode complementar a aula intitulada: Como o Universo foi criado?, uma vez que oferece novas possibilidades de explorar o assunto.

Existem várias teorias que tentam explicar um assunto tão complexo como a criação do universo. Entre as mais conhecidas podemos citar o Big Bang e a versão da Bíblia, relatada no livro de Gênesis.

Também podemos encontrar no livro: "O príncipe medroso e outros contos africanos", de Anna Soler-Pont os contos intitulados: "A criação do universo" e "Como o mundo foi criado a partir de uma gota de leite", que se propõem a explorar a temática.

Leia os contos com as crianças e após a leitura dos mesmos, faça as seguintes perguntas:

O QUE ELES TÊM EM COMUM?

QUE CARACTERÍSTICAS FORMAIS PODEMOS ENCONTRAR NOS CONTOS?

A partir das respostas obtidas, aproveite a oportunidade para ressaltar as principais caraterísiticas formais que diferem os contos de outros textos. Segundo o site Wikipédia, podemos encontrar a seguinte definição para conto:

"O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho). Entre suas principais características, estão a concisão, a precisão, a densidade, a unidade de efeito ou impressão total (...)" http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos

Após a leitura, organize duplas de trabalho para criar contos que tentem explicar a origem do universo, tendo como inspiração os contos africanos lidos no início da atividade.

Destaque algumas características que não podem faltar nos textos:

1) a temática deve ser apenas uma, ou seja, explicar a criação do universo.

2) as histórias devem ter curta duração.

3) é preciso deixar aflorar a criatividade para que os contos sejam interessantes!!! 

Peça às duplas que leiam seus contos para os colegas. Quem sabe não seria uma ótima oportunidade para organizar um café literário? Em uma tarde as crianças poderiam ler seus contos para uma outra turma. Elas teriam seu esforço valorizado e mais uma vez poderiam perceber a função social da escrita, uma vez que escrevemos para expressar o que sentimos, o que queremos, enfim, o que pensamos para as pessoas que nos cercam.

Uma outra sugestão seria organizar um livro de contos com as histórias escritas pelas crianças. Você poderia, em um primeiro momento, entregar uma folha de ofício para que elas escrevam os contos em duplas. Nesse caso, não deixe de fazer a correção textual coletivamente, aproveitando para sistematizar as informações que elas possuem sobre a Língua Portuguesa e para tirar as dúvidas em relação à linguagem escrita. Dessa forma fica mais fácil sistematizar os conceitos aprendidos sobre a escrita, já que estarão pensando e repensando sobre os mesmos e aprendendo na prática a sua funcionalidade. Para se tornar um real usuário da escrita é preciso exercitá-la, conhecê-la. Não existe melhor maneira de fazer isso do que escrevendo. Peça-lhes para copiar os textos após a correção textual, para criar um material permanente. Você pode criar a capa com uma folha de cartolina colorida e pode pedir ajuda às crianças para criar a ilustração. Deixe o livro exposto em sala de aula, em um lugar acessível, para que todos´possam consultá-lo sempre que houver necessidade.

Recursos Complementares

 No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/livro-contos-turma-rua-broca-reescrita-538480.shtml 

Avaliação

Pelo menos três momentos que precisam ser avaliados:

1° Observar o interesse que as crianças demonstram pelo assunto.

2º Fomentar a prática de produção textual.

3° Perceber como o trabalho em duplas foi oportunizado(participação, interesse, solução de conflitos, entre outros aspectos).

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Kariny Amorim, Ufal , Alagoas - disse:
    k_louizy@hotmail.com

    05/06/2012

    Três estrelas

    Gostei, mas, para complementar, gostaria de ressaltar que esse tipo de conto que é abordado chama-se conto etiológico, ou conto de origem; e isso não é explicitado no projeto, aliás, a autora traz uma referência da wikipédia para contos, o que é bastante perigoso! O projeto talvez pudesse ser melhor referenciado de modo a dar amplitude ao conhecimento desse tipo de conto, tão interessante quanto potencialmente capaz de dar suporte à aprendizagem da leitura e da escrita, especialmente a narrativa


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.