Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Terra é azul!!!

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Destacar a primeira viagem em torno da órbita terrestre, feita pelo russo Yuri Gagarin, em 1961.

Ressaltar a importância dessa viagem, uma vez que esta possibilitou  grandes descobertas acerca do sistema solar.

Identificar as questões que justificaram o interesse da antiga União soviética nas viagens espaciais.

Duração das atividades
100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Essa aula é indicada para alunos e alunas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, em função de informações necessárias para desenvolver a atividade.

Estratégias e recursos da aula

A viagem à Lua, realizada pelos norte americanos em 1969, não foi a 1ª viagem que o homem fez ao espaço.   O Soviético Yuri Gagarin, em 1961, foi o 1º homem a ver a Terra em sua órbita.

Que tal trazer para a aula imagens sobre as duas viagens espaciais para fomentar a discussão sobre a temática?

Você pode encontrar as imagens acima nos seguintes endereços eletrônicos:

http://aasimoes.blogspot.com/2010_05_01_archive.html 

http://www.aerospaceguide.net/spacehistory/yurigagarin.html 

http://www.vale1clique.com/blogging/falsa-viagem-do-homem-a-lua-2/ 

http://www.artedepensar.com.br/blog/tag/homem-na-lua  

Antes de oferecer informações sobre o assunto, pergunte às crianças o que elas sabem sobre o mesmo:

O QUE VOCÊS SABEM SOBRE A VIAGEM DO HOMEM À LUA?

VOCÊS SABIAM QUE A LUA FOI VISTA EM SUA ÓRBITA ANTES DO HOMEM PISAR EM SEU SOLO?

VOCÊ ACREDITA QUE ELA REALMENTE ACONTECEU?

VOCÊ GOSTARIA DE VIAJAR PELO ESPAÇO?

Anote as principais informações que surgirem na conversa sobre a temática em uma folha de papel 40 kg. Peça a ajuda das crianças para realizar uma pesquisa e buscar imagens para enriquecer a discussão já iniciada sobre o assunto. 

Após esse momento, leia textos com as crianças para trazer informações sobre essas viagens e a sua importância para a ampliação de novos conhecimentos sobre o nosso Sistema Solar :

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u286.jhtm    

http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_8/2009/07/17/em_noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=119156/em_noticia_interna.shtml 

Aproveite a oportunidade para ressaltar o momento histórico vivido nessa época (Guerra Fria) e as razões que levaram a antiga URSS a enfrentar o desafio das viagens espaciais, assim como a importância desse acontecimento para descobrirmos mais informações sobre o Sistema Solar e o nosso planeta. Não esqueça de dizer que esse período também foi o responsável pela visita humana ao solo lunar (EUA) e da complicada relação que se estabeleceu entre os dois países na época.  

Após esse momento, que tal  criar um quizz com perguntas e respostas sobre as informações aprendidas? Será uma ótima oportunidade para sistematizar as informações aprendidas. Peça às crianças para somarem a pontuação obtida no quizz e construa com elas um gráfico de barras com os resultados alcançados.

Uma boa sugestão de atividade seria criar um bingo com palavras extraídas dos textos trabalhados. Organize uma folha de papel ofício da seguinte maneira:

1- URSS             3- Yuri Gagarin          5- Guerra Fria           7- Laika                   9- Brasil                          11- 20/07/1969

2- USA               4- Vostok 1               6- Sputinik                8- 12/04/1961          10-Neil Armstrong            12- Cabo Canaveral

Peça às crianças para colocarem uma palavra em cada retângulo. Sorteie um número e leia a frase correspondente ao número sorteado. Antes de dizer a resposta, pergunte a opinião delas. Para realizar a atividade será necessário refletir sobre o assunto discutido. Você poderá tirar as dúvidas remanescentes de uma maneira divertida e interessante.

Recursos Complementares

 No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/guerra-fria-corrida-espacial-586336.shtml 

Lembre-se que as crianças estão apenas tendo o 1º contato sobre o assunto. Não cabe complexificá-lo demais.

Avaliação

 Há aqui, pelo menos, três momentos que precisam ser avaliados:

 1° Observar o interesse das crianças pelo assunto.

2º Observar se foi possível compreender o cenário histórico responsável pela 1ª viagem espacial do homem a órbita terrestre, assim como os fatos que fomentaram a 1ª visita humana ao solo lunar.

3° Perceber, por meio de perguntas sobre a aula ministrada, como cada um compreendeu as particularidades do assunto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.