12/01/2011
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Identificar as diferentes teorias que explicam a extinção dos dinossauros.
Estabelecer comparações entre a Terra daquela época e a Terra atual.
Explicar o porquê dos homens e dinossauros não terem sido contemporâneos.
Essa aula é indicada para alunos e alunas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, em função de informações necessárias para desenvolver a atividade.
Traga para a sala de aula as seguintes imagens sobre o assunto:
Você pode encontrá-las nos endereços eletrônicos:
http://caiquesoaressalesdesouza.blogspot.com/2007/09/qual-o-motivo-da-extino-dos-dinossauros.html
Pergunte às crianças:
O QUE VOCÊS SABEM SOBRE OS DINOSSAUROS?
O QUE VOCÊS SABEM SOBRE A ÉPOCA EM QUE ELES VIVERAM NA TERRA?
OS DINOSSAUROS ERAM DIFERENTES UNS DOS OUTROS?
COMO ELES FORAM EXTINTOS?
Organize-as em grupos para que elas possam conversar sobre o assunto. Depois desse momento, peça-lhes que registrem essas informações para socializá-las posteriormente. Oportunize a apresentação das conclusões dos grupos para a turma e, a partir dos comentários que surgirem, amplie as informações que elas já sabem sobre o assunto com a leitura dos seguintes textos para consolidá-las:
http://www.educacional.com.br/reportagens/dinos/extintos.asp
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/020831_diossaurocb.shtml
Você também pode enriquecer sua aula com o seguinte vídeo, que pode ser encontrado no site Youtube:
Meteoros gigantes:
http://www.youtube.com/watch?v=jzFsYGAXR0U
Aproveite para comparar a Terra da época dos dinossauros e a atual, ressaltando o fato que os dinossauros e os homens não foram contemporâneos porque os primeiros foram extintos muito antes da raça humana surgir no planeta. Explique o porquê desse momento histórico ser conhecido com pré-história, trazendo algumas de suas características e descobertas.
Peça às crianças que tragam outras imagens sobre o assunto para confeccionar cartazes sobre os dinossauros, hábitos alimentares e estilos de vida. Que tal preencher um quizz sobre o assunto?
http://educacao.uol.com.br/quiz/quiz.jhtm?id=933
Após esse momento, use massa de modelar para construir diferentes espécies de dinossauros com as crianças. Organize duplas de trabalho para escrever um texto sobre o dinossauro que cada uma delas escolheu, descrevendo suas principais características e hábitos. Não deixe de pedir-lhes para ler o texto produzido para que todos conheçam o dinossauro que cada dupla escolheu. Você pode trazer material de pesquisa sobre as diferentes espécies de dinossauro para ajudá-las na construção do texto. Você pode aproveitar para montar um mural com as imagens pesquisadas e os textos escritos em duplas. Será uma excelente oportunidade para sistematizar todas as informações aprendidas sobre o assunto.
No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.
Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
Pelo menos dois momentos precisam ser avaliados:
1° As crianças demonstraram interesse pelo assunto?
2° As informações que elas possuíam sobre o mesmo foram ampliadas?
2° As crianças compreenderam as particularidades do assunto?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!