Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ácido fórmico: arma de ataque e defesa de seres vivos.

 

21/10/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Indicar os mecanismos de defesa de alguns seres vivos.

Identificar a substância produzida  pelas formigas (atividade experimental) como ácido (fórmico) utilizando extrato de repolho roxo.

Listar outros seres vivos - além das formigas -  produtores de ácido fórmico, seus efeitos tóxicos e sua utilização na indústria.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não pressupõe conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugerimos que esse tema seja trabalhado em três aulas, sendo a primeira e a terceira no laboratório de informática onde os alunos deverão estar distribuídos em pequenos grupos (no máximo três alunos por grupo) a fim de realizarem suas pesquisas, leituras e registros de maneira tranquila e possam discutir as informações relevantes com seus colegas de grupo. Se houver disponibilidade de um computador por aluno, promova esse momento de discussão nos grupos no decorrer e/ou final da aula. Dsiponibilize, por escrito, os endereços para pesquisa.

A aula 2 deverá acontecer preferencialmente no laboratório de ciências, mas se não houver esse espaço, você poderá fazer a solução de repolho roxo em casa ou na cantina da escola e levar para a sala de aula, onde poderá fazer a imersão do papel e colocar para secar. Enquanto as folhas secam, discuta com os alunos o roteiro da aula, que deverá entregar a eles impresso, com a recomendação de tomarem muito cuidado ao se aproximarem de um formigueiro e que não é preciso acontecer grande proximidade. O papel deve ser colocado no caminho das formigas e não necessariamente no formigueiro. É muito provável que na escola haja uma trilha de formigas onde a experiência possa ser concretizada.

Aula 1- Estratégias de defesas dos animais

Professor, inicie a aula com as seguintes perguntas:

Quais são as estratégias de defesa mais estranhas no mundo animal? 

Quais mecanismos de defesa de animais que vocês conhecem?

Por que os animais se defendem?

Forme grupos de quatro alunos e entregue a cada grupo fichas contendo, cada uma, um texto sobre as estratégias de defesas (descritas a seguir) relativas aos animais que você exibirá  projetando as imagens como as sugeridas a seguir, utilizando o data show. As estratégias de defesa apresentadas aqui, após a imagem do animal, estão disponíveis em: http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_287374.shtml acessado em 19/09/2010.

A cada animal apresentado, o grupo deverá discutir e o primeiro a descobrir a que animal se refere, um membro do grupo se levanta e lê a ficha que descreve sua  estratégias de defesa daquele animal para os demais alunos.

1- MORTO, REX, MORTO!    

 Animal - Gambá (Didelphis sp.)      

http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/foto/0,,21771125-EX,00.jpg acessado em 19/09/2010.

Seus Predadores - Cachorros, jaguatirica, corujas, harpias e gaviões

Táticas usadas - "Arma química" e uma boa interpretação Como funcionam - Todos sabem que o gambá expele uma substância fedida quando acuado. Mas pouca gente conhece sua segunda tática de defesa: se a "bomba química" não deixar o predador atordoado, ele se finge de morto, resistindo a boas pancadas sem se mover. Quando o inimigo se distrai e acha que liquidou a fatura, o gambá escapa 

2- TRATAMENTO DE CHOQUE

Animal - Poraquê (Electrophorus electricus)

Poraquê - http://www.coracaodepescador.com.br/admin/images/38041200_1247832894.jpg   - Acessado em 19/09/2010. 

Não tem predador natural

Táticas usadas - Choque elétrico

Como funcionam - Esse estranho peixe da Amazônia tem a aparência de uma enguia e conta com um mecanismo inusitado para se defender de quem mexe com ele: choques elétricos. As descargas que o poraquê solta podem chegar a 600 volts, com corrente suficiente para acender uma lâmpada fluorescente, fazendo um belo estrago em seus oponentes 

3- COMIGO NINGUÉM PODE

Animal - Gazelas (Gazella ssp.)

http://download.ultradownloads.uol.com.br/wallpaper/46555_Papel-de-Parede-Gazelas-Curiosas_1600x1200.jpg  Acessado em 19/09/2010.  

Seus Predadores - Leões, leopardos e guepardos

Táticas usadas - Exibicionismo total Como funcionam - Para escapar dos grandes predadores das savanas africanas, as gazelas usam uma estratégia grupal de defesa. "Elas ficam pulando que nem doidas, não para assustar o predador, mas para mostrar que são vigorosas e capazes de correr rapidamente para escapar de um eventual ataque", diz o etólogo César Ades 

4- EU SOU VOCÊ AMANHÃ

Animal - Mosca (Zonosemata vittigera)

http://bugguide.net/images/raw/JRLQ1RIQJRLQ1RM0BRM0VRMQCRFKNRFKCRQQYRMQ00P0H090CRU0H0IQQ0P0L0IQFRRQ3R60K0MQ3R.jpg 

Acessado em 19/09/2010.

Seus Predadores - Aranhas papa-moscas dos gêneros Metaphidippus e Phidippus

Táticas usadas - Imitar o oponente Como funcionam - Essa espécie de mosca imita seu predador, colocando as asas para a frente e movimentando-as para cima e para baixo, numa batida que lembra o movimento das patas da aranha papa-mosca. A imitação do predador dá certo porque essas aranhas são bichos territoriais e evitam umas às outras 

5- FUGA EN SU TINTA

Animal - Polvo (Octopus ssp.)

http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/images/aquaticos/polvo01.jpg Acessado em 19/09/2010.

Seus Predadores - Golfinhos, tubarões e moréias

Táticas usadas - "Arma química" e uma boa interpretação Como funcionam - Quando está sendo perseguido, o polvo solta um jato de tinta escura para turvar a vista de seu oponente e poder escapar. Algumas espécies ainda dão um show de interpretação. Existe um polvo, por exemplo, que muda de cor e esconde seus braços, deixando só dois deles à mostra para parecerem duas serpentes venenosas 

6- CORTAR O MAL PELA RAIZ

 Animal - Lagartixa (Hemidactylus mabuya)

http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/gallery/lagartixa/foto-lagartixa-02.jpg Acessado em 19/09/2010.

Seus Predadores - Serpentes, ratos, gatos, aranhas, pássaros e outros lagartos

Táticas usadas - Automutilação Como funcionam - Várias espécies de lagartixas recorrem à automutilação espontânea (chamada de autotomia) para salvar a própria pele. Quando estão sendo perseguidas, elas cortam um pedaço do próprio rabo. Essa parte continua se movimentando por um tempo, atraindo a atenção do predador e permitindo que a lagartixa (ou o que restou dela...) fuja 

7- CORPO FECHADO

 Animal - Pangolim (Manis temminckii)

http://www.bogleech.com/nature/mammal-pangolin3.jpg Acessado em 19/09/2010.

Seus Predadores - Hienas e leopardos

Táticas usadas - Blindagem instantânea Como funcionam - Esse mamífero, comum na Ásia e na África, tem o corpo coberto por duras escamas dispostas como as telhas de um telhado. "Quando se sente ameaçado, ele se enrola como um tatu-bola, mantendo só as placas expostas", diz o biólogo Mário Rolo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Nem o mais paciente predador consegue penetrá-las 

8- JOGO SUJO

Animal - Cobra d’água (Liophis miliaris)

http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/imagens/foto_index.jpg  Acessado em 19/09/2010.

Seus Predadores - Corujas, gaviões, siriemas, outras cobras e gambás

Táticas usadas - "Arma química" Como funcionam - Quando se sente acuada por um predador, essa cobra solta um jato pra lá de fedido, com uma mistura de fezes, urina e secreções produzidas por uma glândula anal. "É uma tática defensiva eficiente de serpentes que não são peçonhentas", afirma o biólogo Giuseppe Puorto, do Museu Biológico do Instituto Butantan, de São Paulo. 

Após esse momento mais lúdico, o professor deverá encaminhar os alunos para a leitura do texto completo a esse respeito na internet.

Texto de fechamento -As estratégias de defesa mais estranhas no mundo animal .

Por Yuri Vasconcelos disponível em:  http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_287374.shtml acessado em 19/09/2010.

Após a eitura do texto completo com os alunos, discussão e esclarecimento de dúvidas, o professor deverá lançar uma nova pergunta:

E as formigas, como se defendem?

Após ouvir as respostas dos alunos e discutí-las, o professor deve orientá-los a acessar os seguintes endereços e fazer um resumo sobre os mecanismos de defesa das formigas.

http://www.ceplac.gov.br/Laboratorios/mirmecologia/htmlFormiga/defesa.html Acessado em 19/09/2010.

http://www.vocesabia.net/ciencia/curiosidades-sobre-as-formigas/ Acessado em 19/09/2010.

http://sites.google.com/site/cientistamax/Home/turmas-series/3em-3/exemplos-de-compostos-organicos/acido-formico Acessado em 19/09/2010. 

Formiga -  http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/f/formiga-7866.jpg . Acessado em 19/09/2010. 

Aula 2- Descobrindo como as formigas se defendem

Material:

Uma folha de  repolho roxo; liquidificador; coador; colher; água.

Uma tigela plástica rasa; um pedaço de papel de filtro de coar café ou papel reciclado (vranco); um lugar onde há formigas.

Procedimento

1- Prepare um suco batendo a folha de repolho em meio litro de água. Coe o suco.

2- Coloque o suco de repolho em uma tigela plástica e mergulhe o papel completamente nessa solução.

3- Retire o papel e deixe secando sobre folhas de jornais usados.

4- Quando o papel estiver seco, corte-o em tiras.

5- Localize um formigueiro ou um local onde existam insetos desse tipo. Coloque os pedaços de papel próximo a esse local, onde as formigas passam.

6- Deixe as formigas andarem por um tempo e observe o que acontece no papel. Cuidado para não ser picado pelas formigas.

Registre o que aconteceu e explique por quê.

Aula 3 - Investigando o ácido fórmico

Professor, inicie a aula discutindo os resultados que os alunos vão apresentar da atividade experimental. Feche a atividade explicando que o papel utilizado é o chamado "papel indicador". Ele é usado para testar se um produto é ácido ou básico, sendo que se torna avermelhado quando entra em contato com ácido.

No caso das formigas, isso aconteceu porque grande parte das espécies desse inseto libera um ácido - conhecido como ácido fórmico - para se defender. É o ácido fórmico que faz com que as picadas das formigas sejam tão dolorosas e irritem a pele.

Em seguida formule novas perguntas aos seus alunos:

Por que os animais se defendem?

Quais são diferentes estratégias de defesa dos animais?

Como as formigas se defendem? 

Por que o ácido fórmico tem esse nome?

Quais são os seres vivos que o produzem?

Quais são seus efeitos tóxicos?

Como o ácido fórmico pode ser utilizado pelo homem?

Para  obter respostas a essas perguntas, encaminhe os alunos para o laboratório de informática para uma nova pesquisa.

Disponibilize as questões e os endereços para a pesquisa por escrito, para que possam trabalhar de maneira autônoma.

http://www.copenor.com.br/acidoformico_aplicacoes.htm Acessado em 19/09/2010.

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_metanoico Acessado em 19/09/2010.

Sugerimos que grupos diferentes procurem, ainda que no mesmo site, responder a perguntas diferentes que ao serem socializadas permitirão a compreensão total do assunto. Cada grupo de alunos deverá registrar as respostas às questões a ele destinadas e o que mais acharem interessante.

Sugerimos ainda um trabalho interdisciplinar com portugues no qual o professor dessa disciplina poderá trabalhar em suas aulas, na mesma época, contos que abordam a vida das formigas como "A cigarra e a formiga" aproveitando o tema para trabalhar o gênero literário.

Poderá também ser trabalhado em geografia a questão da distribuição geográfica de animais como o Poraquê, peixe típico da Região Amazônica.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser processual, ao longo das aulas e das atividades desenvolvidas. Os registros e as discussões deverão ser consideradas, assim como a participação nas atividades práticas e lúdicas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.