04/11/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Pesquisar e debater a a história da modalidade esportiva Slackline.
Identificar os materiais utilizados na prática da atividade.
Identificar na escola ou no seu entorno locais apropriados para a prática do Slackline.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
É crescente a busca por atividades esportivas e recreativas em ambientes naturais como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques e florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria motivação são outros. Nesse plano de aula pretendemos apresentar elementos que possibilitem a reflexão sobre a slackline (corda bamba) como conteúdo nas aulas de educação física. Essa aula é teórica o objetiva apresentar um histórico da modalidade, seus equipamentos e utilidades para o espaço escolar.
Atividade 1:
Caro professor, essa aula deverá ser realizada no laboratório de informática da escola. Outra opção é o professor previamente obter os vídeos que serão indicados no plano de aula realizar a aula com uma televisão a DVD.
Inicie a aula com uma pergunta simples: Vocês sabem o que é Slackline? É bem provável que a resposta da turma seja o silêncio. Trata-se de uma nova modalidade pouco conhecida no Brasil e provavelmente distante do universo de atividades recreativas/esportivas da sua turma.
Proponha uma rápida pesquisa em um dicionário em inglês. Divida a palavra em duas:
1) Slack e
2) Line.
Peça para a turma descobrir o significado dos termos. Teremos como resposta algo como: 1) Slack = folgada, frouxa; 2) Line = Linha, corda. Diante da descoberta pergunte se os alunos conhecem alguma modalidade esportiva ou atividade corporal que possua esses elementos. O roteiro de perguntas do professor deverá conduzir a turma para a associação entre Slackline e a corda bamba. Essa última, mais conhecida dos alunos, é realizada no circo. Veremos mais a frente que a origem da Slackline não é o circo, mas sim as atividades de montanhismo.
http://slacklinekit.org/slackline-kit-tree-protection/
Diante da nova descoberta peça para os alunos assistirem as reportagens “Slackline no Esporte Fantástico” e “Na corda bamba: Slackline ganha adeptos no Rio” e responderem as seguintes perguntas:
1) Qual a origem da Slackline?
2) Quais os materiais utilizados?
3) Qual a diferença entre a Slackline e a Highline?
4) Qual a principal habilidade que o praticante deve ter para realizar o desafio do Slackline?
http://slacklinebrasil.ning.com/video/slackline-no-esporte
Atividade 2:
Na segunda atividade divida a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo deverá assistir aos vídeos previamente selecionados pelo professor e destacar no mínimo 5 manobras realizadas pelos praticantes do slackline. Caso desconheçam o nome do movimento, os alunos deverão descrevê-lo.
http://www.crossfitkids.com/index.php/Workouts/index-month/2010/02/
Peça para os alunos relacionarem os movimentos descritos com técnicas presentes em outras práticas corporais: 1) ginástica artística, 2) capoeira etc. Cada grupo deverá, ao final da atividade, apresentar suas descobertas com os colegas e analisar conjuntamente os resultados obtidos.
http://www.youtube.com/watch?v=HDTwQGEeGZc (Assistir os primeiros 3 minutos = 180 segundos).
http://www.youtube.com/watch?v=ZPpDN0coscA&feature=related (Assistir os primeiros dois minutos e meio = 150 segundos)
Atividade 3:
Essa última atividade será realizada em grupos de 4 alunos. Indico a manutenção dos grupos da atividade anterior. Os alunos já conhecem um pouco da história do Slackline e seus principais equipamentos. Poderão também observar a partir dos vídeos diversas modalidades e manobras realizadas pelos praticantes. Nesse momento, os grupos deverão mapear na escola locais adequados para a prática do slackline. É importante que os alunos compreendam os aspectos de segurança na montagem do slackline caso o professor pretenda realizar atividades práticas com a turma.
Cada grupo deverá destacar ao menos um local adequado para a prática destacando onde serão amarradas os dois lados da fita de modo a viabilizar a montagem do equipamento. Os alunos deverão considerar:
1) a distancia entre as ancoragens,
2) a resistência dos pontos escolhidos para amarrar a fita e
3) o terreno que será realizado a prática (tipo de solo e obstáculos que possam colocar a segurança dos praticantes em risco).
Caso os alunos tenham dúvida peça para assistam mais uma vez o vídeo “Slackline no Esporte Fantástico” e observem a indicações feitas na reportagem.
Para mais informações sobre a modalidade ver o site:
Ao final da aula o professor irá realizar um debate sobre os principais pontos da aula.
1) Em poucas palavras, o que é o Slackline?
2) Onde e com que finalidade a modalidade surgiu?
3) Qual a principal habilidade que a prática do Slackline requer dos participantes?
4) Quais os principais materiais utilizados nessa modadalidade?
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/01/2014
Cinco estrelasparabéns pelo plano de aula, estou me formando em educação física e pratico slack há 3 meses, gostei da abordagem pedagógica e o papel que essa modalidade pode oferecer no desenvolvimento motor das crianças.etc...
20/05/2012
Cinco estrelasEstou tentando convencer a escola que meu filho estuda adotar este tipo de esporte, já que é para todas as idades . Então todos da escola poderia aproveitar. Eu vi de perto e achei bem interessante!
07/05/2012
Quatro estrelasÓTIMO!