Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esportes Radicais: conhecendo a Slackline

 

04/11/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar e debater a a história da modalidade esportiva Slackline.

Identificar os materiais utilizados na prática da atividade.

Identificar na escola ou no seu entorno locais apropriados para a prática do Slackline.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

É crescente a busca por atividades esportivas e recreativas em ambientes naturais como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques e florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria motivação são outros. Nesse plano de aula pretendemos apresentar elementos que possibilitem a reflexão sobre a slackline (corda bamba) como conteúdo nas aulas de educação física. Essa aula é teórica o objetiva apresentar um histórico da modalidade, seus equipamentos e utilidades para o espaço escolar.

Atividade 1:

Caro professor, essa aula deverá ser realizada no laboratório de informática da escola. Outra opção é o professor previamente obter os vídeos que serão indicados no plano de aula realizar a aula com uma televisão a DVD.

Inicie a aula com uma pergunta simples: Vocês sabem o que é Slackline? É bem provável que a resposta da turma seja o silêncio. Trata-se de uma nova modalidade pouco conhecida no Brasil e provavelmente distante do universo de atividades recreativas/esportivas da sua turma.

Proponha uma rápida pesquisa em um dicionário em inglês. Divida a palavra em duas:

1) Slack e

2) Line.

Peça para a turma descobrir o significado dos termos. Teremos como resposta algo como: 1) Slack = folgada, frouxa; 2) Line = Linha, corda. Diante da descoberta pergunte se os alunos conhecem alguma modalidade esportiva ou atividade corporal que possua esses elementos. O roteiro de perguntas do professor deverá conduzir a turma para a associação entre Slackline e a corda bamba. Essa última, mais conhecida dos alunos, é realizada no circo. Veremos mais a frente que a origem da Slackline não é o circo, mas sim as atividades de montanhismo.

http://slacklinekit.org/slackline-kit-tree-protection/ 

Diante da nova descoberta peça para os alunos assistirem as reportagens “Slackline no Esporte Fantástico” e “Na corda bamba: Slackline ganha adeptos no Rio” e responderem as seguintes perguntas:

1) Qual a origem da Slackline?

2) Quais os materiais utilizados?

3) Qual a diferença entre a Slackline e a Highline?

4) Qual a principal habilidade que o praticante deve ter para realizar o desafio do Slackline?

http://slacklinebrasil.ning.com/video/slackline-no-esporte  

http://oglobo.globo.com/blogs/radicais/posts/2009/09/19/na-corda-bamba-slackline-ganha-adeptos-no-rio-224161.asp    

Atividade 2:

Na segunda atividade divida a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo deverá assistir aos vídeos previamente selecionados pelo professor e destacar no mínimo 5 manobras realizadas pelos praticantes do slackline. Caso desconheçam o nome do movimento, os alunos deverão descrevê-lo.

http://www.crossfitkids.com/index.php/Workouts/index-month/2010/02/

Peça para os alunos relacionarem os movimentos descritos com técnicas presentes em outras práticas corporais: 1) ginástica artística, 2) capoeira etc. Cada grupo deverá, ao final da atividade, apresentar suas descobertas com os colegas e analisar conjuntamente os resultados obtidos.  

http://www.youtube.com/watch?v=HDTwQGEeGZc (Assistir os primeiros 3 minutos = 180 segundos).  

http://www.youtube.com/watch?v=ZPpDN0coscA&feature=related (Assistir os primeiros dois minutos e meio = 150 segundos)    

Atividade 3:

Essa última atividade será realizada em grupos de 4 alunos. Indico a manutenção dos grupos da atividade anterior. Os alunos já conhecem um pouco da história do Slackline e seus principais equipamentos. Poderão também observar a partir dos vídeos diversas modalidades e manobras realizadas pelos praticantes. Nesse momento, os grupos deverão mapear na escola locais adequados para a prática do slackline. É importante que os alunos compreendam os aspectos de segurança na montagem do slackline caso o professor pretenda realizar atividades práticas com a turma.

Cada grupo deverá destacar ao menos um local adequado para a prática destacando onde serão amarradas os dois lados da fita de modo a viabilizar a montagem do equipamento. Os alunos deverão considerar:

1) a distancia entre as ancoragens,

2) a resistência dos pontos escolhidos para amarrar a fita e

3) o terreno que será realizado a prática (tipo de solo e obstáculos que possam colocar a segurança dos praticantes em risco).

Caso os alunos tenham dúvida peça para assistam mais uma vez o vídeo “Slackline no Esporte Fantástico” e observem a indicações feitas na reportagem. 

Recursos Complementares

Para mais informações sobre a modalidade ver o site:

http://slacklinebrasil.ning.com/ 

Avaliação

Ao final da aula o professor irá realizar um debate sobre os principais pontos da aula.

1) Em poucas palavras, o que é o Slackline?

2) Onde e com que finalidade a modalidade surgiu?

3) Qual a principal habilidade que a prática do Slackline requer dos participantes?

4) Quais os principais materiais utilizados nessa modadalidade?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jederson Andre , UNIFAP , Amapá - disse:
    j.sev7n@gmail.com

    16/01/2014

    Cinco estrelas

    parabéns pelo plano de aula, estou me formando em educação física e pratico slack há 3 meses, gostei da abordagem pedagógica e o papel que essa modalidade pode oferecer no desenvolvimento motor das crianças.etc...


  • luiza Alves, cscj , Ceará - disse:
    luizaalves8@gmail.com

    20/05/2012

    Cinco estrelas

    Estou tentando convencer a escola que meu filho estuda adotar este tipo de esporte, já que é para todas as idades . Então todos da escola poderia aproveitar. Eu vi de perto e achei bem interessante!


  • Vinicius Zeilmann Brasil, ESCOLA DINAMICA , Santa Catarina - disse:
    vzbrasil@hotmail.com

    07/05/2012

    Quatro estrelas

    ÓTIMO!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.