25/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
O que é Aerodinâmica?
Professor,
Inicie a aula propondo uma discussão com os alunos sobre o termo. Indague se já ouviram falar sobre aerodinâmica. Provavelmente muitos dos alunos referenciarão a fórmula 1, Truck e similares.
Não esqueça de apresentar que a preocupação com o maior desempenho de veículos e aviões foi o que fez desenvolver a aerodinâmica. A aerodinâmica, é a ciência que trata do estudo da dinâmica dos corpos que se movem dentro de fluidos (ar, gases), um importante ramo da mecânica dos fluidos.
Como aplicações da aerodinâmica, podemos citar como exemplos, a criação dos corpos dos aviões, formato de projéteis, carros, cataventos e até mesmo a construção de uma pipa/papagaio.
Em 1738, Bernoulli, físico suíço, descobre que a pressão exercida por um fluído sobre a parede de um tubo decresce à medida que aumenta a velocidade de escoamento. Este princípio que deu base a sustentação mecânica de corpos em meio fluido.
Poderá ser melhor estudado e compreendido, pelo artigo: Sustentação Aerodinâmica: Denunciando os erros do mecanismo físico, disponível em: http://dited.bn.pt/31619/2606/3201.pdf, de Oliveira, Pedro Andrade Tavares de Magalhães.
Muitos consideram George Cayley (1773-1857), britânico, como o Pai da Aerodinâmica, pelo fato de desenvolver estudos sobre possibilidades de vôos mais estáveis pelos homens, por meio de equipamentos similares a aviões. Se formos considerar este fato tranquilamento podemos chamar Santos Dumont como nosso pai da aerodinâmica.
Divida os alunos em duplas ou trios e entregue a atividade a seguir: “Experiência de Aerodinâmica”, para que realizem em espaço específico ou como atividade para casa. Mas lembre-se: deve ser realizada com segurança.
Imagem capturada de: http://blogdiarinho.blogspot.com/2009/02/voce-sabe-como-o-aviao-voa.html
A seguir, solicite que anotem os conceitos de peso, a influência da força do motor e se o princípio de Bernoulli aparece em algum momento da animação.
Em duplas e no laboratório de informática, solicite que os alunos pesquisem e façam registros sobre pontos e conceitos significativos que norteiam a aerodinâmica.
Os alunos poderão pesquisar em sites predeterminados, por você professor, como “A aerodinâmica de um kart, disponível em: http://kurtkart.forumeiros.com/kurtkart-informacoes-tecnicas-e-duvidas-em-geral-f7/fotos-conheca-a-aerodinamica-de-um-kart-t29.htm”, “A aerodinâmica dos aviões, disponível em: http://proavirtualg9.pbworks.com/Aerodin%C3%A2mica-de-avi%C3%B5es”, ou farão pesquisas sobre o tema na internet ou biblioteca conforme interesse.
Imagem referente a aerodinâmica do kart, disponível em: http://2 .bp.blogspot.com/_fXNedrmBmOU/SbfNmp7agjI/AAAAAAAABtE/NEELFoySpu4/s400/222-600x600.png
Ao final da aula, no quadro de giz, liste e faça um breve resumo com os alunos, sobre os conceitos e termos aprendidos.
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/02/2011
Quatro estrelasAula muito instrutiva e rica em detalhes, parabens