Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BONECAS: SUAS VARIEDADES.

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Planejar e organizar uma exposição com vários tipos de bonecas;

- Comparar bonecas antigas e novas e os materiais, para agrupá-las por traços comuns.

Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que é uma exposição;

Comparação de bonecas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: A exposição de bonecas.

1º Momento: Professor , nessa aula, depois de tudo que foi aprendido sobre o tema das bonecas, você e os alunos poderão promover uma exposição de bonecas e bonecos, para tal evento,  proceda da seguinte forma:

  • Pergunte aos alunos o que é uma exposição, deixe eles expressarem suas idéias.
  • Planeje com os alunos como deve ser organizada a exposição; o que será preciso; o que eles irão apresentar na abertura; como irão apresentar;
  • Quais as bonecas que irão fazer parte da exposição.

Exemplos:

Bonecas e bonecos de pano e de papel machê

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_DPcKp5qYOVU/SzyqiozA10I/AAAAAAAAAHU/VR1yRYOoehI/s320/Abril+2009+066.jpg

Bonecos Marionetes

Fonte: http://user.img.todaoferta.uol.com.br/2/J/DI/6RI1UV/1231134739079_bigPhoto_0.jpg 

2º Momento: Em um outro momento, os alunos escolhem as bonecas e bonecos que vão participar da exposição e fazem uma catalogação. Nome, origem, material de que é é feito, proprietário, idade aproximada (tempo de uso), boneca antiga,  boneca nova e os traços comuns.

FICHA BONECA OU BONECO

Nome da boneca:___________________________________________________

Material de que ela é feita:____________________________________________

Tempo de uso:_____________________________________________________

País de origem:____________________________________________________

Proprietário:_______________________________________________________

3º Momento: Num local de fácil acesso e de movimento de pessoas, colocam-se as mesas, expõem-se as bonecas. Convidam-se os alunos de outras salas e explicam um pouco do que foi aprendido com esse estudo.

2ª atividade: Apresentação de dança.   

Primeiro, leve uma música para que a turma possa conhecer a letra. Em seguida, discuta a letra com as crianças, O que esta música nos dizer? Ela esta se referindo a que?

Em seguida,  lança-se a proposta de montar uma coreografia para a música apreciada. Cada criança poderá representar um personagem. Poderá escolher uma menina para ser a boneca Emília e  outras crianças se vestem dos personagens do sitio do pica-pau-amarelo.

Planejam  Como irão dançar, ?  montam-se uma sequência de passos. Depois, inicia-se os ensaios, seguindo os passos que foram escolhidos e planejados.

E por fim a apresentação. Escolher o público (para quais turmas iremos apresentar?).  

Dançam a música Emília de Baby Consuelo.

 

Fonte: http://www.colegioreginamundi.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/04/emilia.jpg 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_15QbOjLtmAE/SeY1-l0_v3I/AAAAAAAAAf0/qGiABSLD9Eo/s320/sitio.jpg 

Recursos Complementares

Obs: Professor, a música de Emilia você encontra em: http://letras.terra.com.br/baby-do-brasil/322165/  

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

- Apropriar-se do que seja uma exposição ao elaborá-la e dar suas opiniões;

- Comparar bonecas antigas e novas e agrupá-las por traços comuns;

- Planejar, organizar e participar da dança da música Emília.

  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.