06/10/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
- Planejar e organizar uma exposição com vários tipos de bonecas;
- Comparar bonecas antigas e novas e os materiais, para agrupá-las por traços comuns.
O que é uma exposição;
Comparação de bonecas.
1ª Atividade: A exposição de bonecas.
1º Momento: Professor , nessa aula, depois de tudo que foi aprendido sobre o tema das bonecas, você e os alunos poderão promover uma exposição de bonecas e bonecos, para tal evento, proceda da seguinte forma:
Exemplos:
Bonecas e bonecos de pano e de papel machê
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_DPcKp5qYOVU/SzyqiozA10I/AAAAAAAAAHU/VR1yRYOoehI/s320/Abril+2009+066.jpg
Bonecos Marionetes
Fonte: http://user.img.todaoferta.uol.com.br/2/J/DI/6RI1UV/1231134739079_bigPhoto_0.jpg
2º Momento: Em um outro momento, os alunos escolhem as bonecas e bonecos que vão participar da exposição e fazem uma catalogação. Nome, origem, material de que é é feito, proprietário, idade aproximada (tempo de uso), boneca antiga, boneca nova e os traços comuns.
FICHA BONECA OU BONECO
Nome da boneca:___________________________________________________ Material de que ela é feita:____________________________________________ Tempo de uso:_____________________________________________________ País de origem:____________________________________________________ Proprietário:_______________________________________________________
|
3º Momento: Num local de fácil acesso e de movimento de pessoas, colocam-se as mesas, expõem-se as bonecas. Convidam-se os alunos de outras salas e explicam um pouco do que foi aprendido com esse estudo.
2ª atividade: Apresentação de dança.
Primeiro, leve uma música para que a turma possa conhecer a letra. Em seguida, discuta a letra com as crianças, O que esta música nos dizer? Ela esta se referindo a que?
Em seguida, lança-se a proposta de montar uma coreografia para a música apreciada. Cada criança poderá representar um personagem. Poderá escolher uma menina para ser a boneca Emília e outras crianças se vestem dos personagens do sitio do pica-pau-amarelo.
Planejam Como irão dançar, ? montam-se uma sequência de passos. Depois, inicia-se os ensaios, seguindo os passos que foram escolhidos e planejados.
E por fim a apresentação. Escolher o público (para quais turmas iremos apresentar?).
Dançam a música Emília de Baby Consuelo.
Fonte: http://www.colegioreginamundi.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/04/emilia.jpg
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_15QbOjLtmAE/SeY1-l0_v3I/AAAAAAAAAf0/qGiABSLD9Eo/s320/sitio.jpg
Obs: Professor, a música de Emilia você encontra em: http://letras.terra.com.br/baby-do-brasil/322165/
Avaliar se as crianças conseguiram:
- Apropriar-se do que seja uma exposição ao elaborá-la e dar suas opiniões;
- Comparar bonecas antigas e novas e agrupá-las por traços comuns;
- Planejar, organizar e participar da dança da música Emília.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!