06/10/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Compreender a relação de trabalho escravo;
Saber o que é etinia.
Professor, inicie essa aula se organizando para trazer alguns elementos de reflexões para seus alunos, leia o texto “Escravidão no Brasil”, referência: Biblioteca virtual do governo do estado de São Paulo. Disponível em:
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/pdf/temasdiversos-escravidaonobrasil.pdf
A partir dessa referencia você se prepara e organize algumas questões pra seus alunos irem procurando a resposta durante o processo de ensino-aprendizagem, tais como:
1º momento - Professor, assista com os alunos os vídeos do youtube: “Documentário: Essas Águas que nos Trazem” e a escravidão no Brasil. oriente e os seus alunos a refletir as questões no momento que estiverem assistindo ao vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=5KghjJ5pxgk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=93vowTCRXag&feature=related
2º momento - Agora é a vez de você e seus alunos recontarem oralmente o que assistiram, a dar uma interpretação própria, mas com base nas questões orientadoras. em uma grande roda, você convida a turma para relembrar o que assistiram, você inicia e os alunos continuam, fazendo turnos de linguagem e alternância de vozes.
3º momento – assista com seus alunos, o vídeo, recurso do MEC: “Dos grilhões ao quilombo”. Quando terminar veja se os alunos conseguiram observar as seguintes questões:
Professor possibilite que seus alunos reconstruam essa história oralmente e em seguida, os organizem em duplas para que façam uma narração.
1º momento - Professor, traga a musica de Gabriel o Pensador. Ensine os alunos a ouvir, a ler e a cantar.
http://www.youtube.com/watch?v=EQ5M39sJKhg
2º momento – Você e seus alunos criam um espetáculo de canto e dança, quando eles souberem cantar a música, é momento de planejar como dançar, planejar maquiagem e roupa e compartilhar com outras crianças e pais da escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Dos grilhões ao quilombo | Vídeo |
Leituras complementares
Avaliar durante o processo de aprendizagem e no final das aulas se os alunos conseguiram:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!