Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Saturno e seus anéis

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o Deus Saturno na mitologia
  • Associar o mito de Saturno às características do planeta.
  • Resolver situações problemas envolvendo os números relacionados a quantidade dos anéis de saturno.
Duração das atividades
Cinco momentos de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças devem já ter construído noções sobre o que sejam planetas para compreender que Saturno é um planeta.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Como as crianças já construíram noções e conceitos sobre o que seja um planeta, a professora deve iniciar esta aula perguntando se elas sabem quem/o que é Saturno. Ouvir as crianças que certamente responderão que saturno é um dos planetas que conhecem. A professora deve perguntar que características têm esse planeta e, após ouvir as hipóteses das crianças, apresentar o mito de Saturno para elas.

 

Saturno (mitologia romana) ou Cronos (mitologia grega) Deuses que representam o planeta saturno. Disponível em:

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/cinema/dossier/shine/cronos.gif 

Mito de Cronos. Disponível em: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronos  

Saturno na mitologia

Na mitologia grega Saturno é conhecido como Cronos (tempo), filho mais jovem de Urano, o céu, o mais velho dos deuses, com Gaia, a Terra no trono Olímpo. Contudo Urano tinha horror aos filhos, pois os considerava feios e imperfeitos por terem sido feitos de carne. O fato para encerrá-los nas profundezas das trevas, fez com que Gaia, junto com seu filho Cronos, conspirassem contra ele para destroná-lo. Com uma foice Cronos castra o pai enquanto dormia e joga seus testículos ao mar. Assim foi amaldiçoado por Urano com a profecia de que seu trono lhe seria tomando por um de seus filhos. São seus filhos: Júpiter, Netuno e Plutão. Cronos devorava todos os filhos, por medo da profecia. Cronos foi senhor do Universo por uma era considerada a era do ouro e do amor. Era homenageado nas saturnais festas em que os senhores serviam aos escravos.

2º Momento:

Uma vez conhecendo o mito de Saturno, a professora  apresenta as crianças textos e imagens que retratam o planeta e pede para que  produzam um texto, inicialmente com as características físicas do planeta e depois associá-las às características do deus Saturno. Depois as crianças apresentam suas produções para o grande grupo e montam um painel para o mural da pesquisa na sala.

3º Momento:

A professora deve aproveitar a quantidade de anéis e luas existentes em saturno e propor situações problemas. Poderá pedir para as crianças representarem esta quantidade, compararem a quantidade de luas em relação a do nosso planeta, fazer discussão quanto a luminosidade de Saturno (18 luas iluminando o planeta) etc. Em seguida, a professora deve solicitar que as crianças representem plasticamente, o planeta saturno com suas luas e anéis.

Planeta saturno: Disponível em:

http://www.google.com/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_pJUMAo5uGoA/S_5wLlOaqFI/AAAAAAAAAXQ/md4M9JKT gLU/s1600/saturno.jpg&imgrefurl=http://adventistasdecarauari.blogspot.com/&usg=__-dYvlrEyHTOS2bKB3TFjzO7UYoE=&h=480&w=640&sz=62&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=kiq3Pg7XC2shqM:&tbnh=107&tbnw=140&prev=/images%3Fq%3Dplaneta%2Bsaturno%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D768%26bih%3D306%26tbs%3Disch:10%2C52&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=724&ei=LS6WTKaINoG88gae6tWLDA&oei=LS6WTKaINoG88gae6tWLDA&esq=1&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:2,s:0&tx=102&ty=4 5&biw=768&bih=306  

4º Momento:

A professora deve propor uma aula de culinária em que a preparação seja "docinhos planetários". Para isso deve solicitar que as crianças tragam os ingredientes e, no dia combinado, disponibilizar a receita para todas as crianças. Enquanto uma criança vai lendo o texto da receita, a professora vai misturando os ingredientes. Depois a massa deve ser separada em pequenas porções e tingida de diferentes cores. As crianças modelam-na em forma de planetas e podem montar a via láctea, incluindo o sistema solar e seus planetas, bem como a estrela principal que é o sol. Para isso, o grupo pode usar a superfície de uma mesa forrada com açúcar granulado e dispor os doces sobre ela. Depois, no ritual da degustação, as crianças se divertem comendo docinhos em forma planetas, estrelas, asteróides, todos modelados por elas. Bom apetite!

Preparo, arrumação e degustação dos docinhos planetários. Fonte: arquivo da autora

5º Momento:

O professor deve conduzir a construção de um quebra-cabeça que retrate o sistema solar, atividade em que as crianças representarão tudo que aprenderam sobre este tema. O professor deve, inicialmente, colar no quadro quatro folhas de papel camurça na cor azul marinho, formando um painel bem grande. No verso dessas folhas deve ser traçados retângulos numerados para que depois seja possível montar parte por parte. Feito isso, as crianças devem ser encorajadas a representar o sistema solar, através de desenho. Cada criança, individualmente, usando lápis cera branco, vai ao mural e complementa o que a criança anterior desenhou. Ao final, quando todo o grupo se sentir satisfeito com o desenho coletivo, o painel deve ser retirado do quadro e cortado seguindo o tracejado do verso. Cada criança ou dupla de crianças recebe uma parte desse mural e usando a técnica do giz de cera queimado em vela, pinta seu pedaço. Ao término da pintura, o grupo rejunta cada parte seguindo a numeração que estava no verso e se obtém o desenho que tinha sido feito anteriormente pelas crianças só que dessa vez com os efeitos da pintura. O grupo deve escolher um nome para o quadro e fazer uma exposição junto com a explicação da técnica utilizada afixada ao lado.

Quebra-cabeça do sistema solar. Produção coletiva das crianças. Fonte: arquivo da autora.

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguiram:

  • estabelecer relações entre o deus Saturno na mitologia e as características do planeta saturno;
  • resolver situações problemas envolvendo números relacionados a quantidade dos anéis e luas de saturno.
  • preparar e degustar os docinhos planetários;
  • produzir o quebra-cabeça do sistema solar.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Angela Escalante Pereira, CEIN , Mato Grosso do Sul - disse:
    angelaescalantepereira@yahoo.com.br

    06/10/2010

    Quatro estrelas

    Nunca é demais falar sobre o planeta e Deus. As crianças precisam aprender, desde cedo a valorizar e respeitar o nosso planeta. E mais do que isso,constituindo campos de interdisciplinariedade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.