Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Classificados: um estudo do gênero

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a constituição e funcionamento do gênero.
  • Identificar tipos de classificados.
  • Produzir classificados.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Frase, oração e período.
  • Sequências textuais.
  • Constituição do gênero relatório.
  • Busca na internet.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • trabalho em equipe;
  • discussão coletiva;
  • quadro de categorias.

Recursos:

  • revistas e jornais;
  • mídia com acesso à internet.

Aula 1

Atividade 1

Em um primeiro momento, o professor dirá aos alunos:

"Estou precisando trocar meu carro por outro mais econômico e barato, pois preciso de dinheiro para pagar um empréstimo. Onde poderia anunciar este desejo de forma a conseguir meu objetivo?"

O esperado é que os alunos levantem hipóteses sobre os possíveis lugares nos quais o anúncio da necessidade de troca seja publicado, tendo em vista o conhecimento de mundo deles. Dentre as hipóteses, espera-se que sejam indicados os anúncios classificados.

Importante: professor, caso os alunos não hipotetizem os anúncios classificados como possível lugar de ocorrência da troca, induza-os a esta conclusão por meio de pistas-perguntas, como:

  • Será que poderia publicar meu desejo de troca?
  • Se eu pudesse publicar, onde publicaria?
  • Será que posso publicar esse desejo de troca em qualquer lugar de uma revista ou jornal ou há necessariamente um espaço reservado para esse fim?

Depois dessa discussão inicial, que visa a orientar o aluno para o tema central da aula, no que diz respeito aos CLASSIFICADOS, o professor distribuirá os discentes em grupos e para cada grupo entregará jornais e revistas, solicitando aos alunos a descoberta/identificação dos classificados.

http://www.perolasdainternet.com.br/wp-content/uploads/2009/03/classificados.jpg 

http://www.bttvouzela.com/App_Themes/ClubSite/Images/classificados/classificados.gif 

http://www.baruerinaweb.com.br/wp-content/uploads/2010/05/Classificados.jpg 

Uma vez localizado o lugar de ocorrência, no quadro, o professor orientará os alunos a pensarem sobre:

Parte física dos classificados:

  • Descreva fisicamente o espaço destinado aos classificados em uma revista ou jornal. Preste atenção no layout: cores, formas, imagens, tamanho etc.

Importante: professor, chame a atenção dos alunos para o fato de os classificados poderem ser lidos via SMS (mensagem via celular). Daí a parte física muda conforme a mídia. Veja maiores detalhes pelo link: http://www.smsclassificados.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4&Itemid=23 

Parte textual dos classificados:

  • O texto que compõe os classificados é grande ou pequeno? Possui orações completas? Possui períodos?
  • Qual(is) sequência(ias) textual(is) aparece(m) nos anúncios? Há predomínio de alguma?

Parte discursiva dos classificados:

  • Qual(is) classes de palavras predominam nos classificados? E qual a implicação de sentido dessa predominância?
  • A escolha das palavras que compõem os classificados podem denotar algum efeito argumentativo? Analisem.

Com base nesses questionamentos, os alunos trocarão oralmente suas primeiras impressões sobre os classificados sempre com o professor mediando a ação. O que se espera é chegar à conclusão de que os classificados possuem uma finalidade comunicativa específica e para a qual se organizam o texto, sua configuração, temática e estilo.

Atividade 2

O professor escolherá anúncios classificados para analisar com os alunos. Para isso, entregará em folhas xerocopiadas os anúncios:

1)

FILHOTES Shar Pei (XX) XXX-XXXX Data: 12/09/2010

2)

Fila Brasileiro filhotes e 1adulto facilito pgtº (XX) XXX_XXXX Data: 12/09/2010

3)

Vendo filhotes Dálmata 40 dias vernifugados, R$400,00 [Tel]XXXX_XXXX particular Data: 12/09/2010

Todos os anúncios acima foram readaptados com base nos anúncios disponíveis em: http://gazetaonline.globo.com/classificados/  

A discussão desses anúncios será conduzida por meio das perguntas:

  1. O que se propõe nos três anúncios: vender, trocar, alugar, emprestar ou comprar? (OBS.: professor, no anúncio 1, não é possível saber com precisão a ação, mas é importante salientar aos alunos que no jornal ou na revista ou mesmo pela internet, é possível saber porque existem tópicos prévios que indicam a finalidade dos classificados).
  2. Como foi possível chegar a essas respostas?
  3. Tendo em vista a finalidade dos anúncios, qual classificado, na sua opinião, atendeu melhor o objetivo a que se propunha? Por quê?
  4. É possível listar argumentos ou estratégias argumentativas nos três classificados? Indique-as.
  5. No classificado 1, consta apenas o nome da raça de filhotes. Levante hipóteses para essa escolha pensando no produtor textual.
  6. A escrita obedece a padrões? Como ela se configura nos classificados?

Importante: professor, nessa discussão é importante mostrar aos alunos como os classificados, embora apresentem um texto curto, conseguem argumentar em favor do objetivo a que se destina. Por exemplo, no classificado 2, a argumentação consiste na indicação de "facilito pgtº". Já no classificado 3, por meio da expressão "40 dias vernifugados", o que significa que o cão já tomou a primeira vacina contra vermes, e pela aparição do preço.

Aula 2

Atividade 1

No laboratório de informática, o professor solicitará aos alunos a busca por classificados. Seguem algumas sugestões de links:

http://gazetaonline.globo.com/classificados/

http://www1.folha.uol.com.br/folha/classificados/

http://www.primeiramao.com.br/Anuncio.aspx

Esta busca terá a finalidade de responder à pergunta:

Quais os tipos de classificados existentes com base no objetivo comunicacional?

Após a pesquisa, o professor orientará os discentes a produzirem um quadro geral dos tipos de classificados existentes a partir da finalidade da comunicação, indicando um exemplo para cada produto nos classificados, conforme modelo:

Tipos/ Produtos

VEÍCULOS

IMÓVEIS

NEGÓCIOS

EMPREGOS

INFORMÁTICA

VENDER

AUTOMAR - Clio rt 1.6 16v completíssimo único dono. F: xxxx-xxxx.

COMPRAR

Compro Carbrasmar/Fishing UB 25. Motor Mercedes-Benz 366, São Paulo, SP. Tel. XXX_XXXX c/ Louis

 

ALUGAR

BAIRRO: AGUA BRANCA Município: CONTAGEM - MG Apartamento decorado R$ 500,00 2 dormitórios, 1 vaga, 1 banheiro

http://imoveis.imovelweb.com.br/locacao/residencial/apartamento/contagem/padrao/42104795.iw?sessao=5 

EMPRESTAR

Sra e no mundo inteiro a Sra.

Eu sou um indivíduo que oferece empréstimos a pessoas que precisam lidar com as dificuldades financeiras e quebrar o impasse causado pelos bancos rejeitou seu pedido de registros de crédito. Eu sou um perito financeiro capaz de fazer empréstimos que você precisa e com condições que tornam sua vida mais fácil.Tornamos empréstimos a partir de 3000 € para 1.200.000 € para taxas de juros de 2,5% para 6%, dependendo da quantidade. Contacte-me e deixe-me saber a quantidade que você deseja pedir emprestado.À espera de ouvir de você.

http://www.classificadosmundo.com/emprestimo-entre-os-individuos 

INFORMAR

Gostava de te informar acerca deste anúncio classificado. Podes abrir no link  http://www.aquiclaro.com/classificado-30100/MAMYS-BIJOUX-TEM-BIJOUTERIAS-ATACADO-FOLHEADOS-SEMI-JOIAS-FINAS-CONFIRA-PREO-BAIXO.html.Título deste anúncio:  Mamy`s Bijoux Tem Bijouterias Atacado Folheados Semi Joias Finas, Confira Preço Baixo.

http://www.aquiclaro.com/tell_friend.php?ad=30100 

Importante: professor, paralelo a esta atividade, você pode desenvolver um estudo semântico sobre os verbos que "regem" e "qualificam" os classificados e a orientação discursiva do texto a partir do verbo.

Atividade 2

Nesta atividade, os alunos terão de comparar classificados publicados via internet e via jornal e/ou revista, estabelecendo semelhanças e diferenças, a partir das categorias:

Física

Textual

Discursiva

Classificados na internet

Classificados em jornais e/ou revistas

Importante: professor, retome com os alunos a atividade 1 da aula 1.

Depois de listadas diferenças e semelhanças, farão um relatório e descreverão o estudo sobre os classificados e as contribuições para o aprendizado da Língua Portuguesa.

Aula 3

Atividade

Os alunos, agora, produzirão um classificado, pensando em publicá-lo no jornal da escola. Para tanto, primeiro, pensarão em alguma necessidade que têm em trocar, vender, alugar, emprestar algum produto, serviço etc para depois, por meio do estudo da constituição do gênero, produzir o texto que comporá o classificado. Esta atividade deve servir aos fins a que se destina o classificado e não meramente tornar-se uma atividade pedagógica sem circulação social.

Depois da escrita da primeira versão, os classificados deverão passar por revisões até serem publicados no jornal da escola. Depois, o professor poderá agendar um dia para conversar com os alunos sobre a repercussão social que produziram os classificados, ou seja, venderam, emprestaram, trocaram????

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados com base no reconhecimento dos classificados como um gênero porque possui recorrência no que tange ao estilo, composição e tema. Para tanto, o professor avaliará os discentes pelas atividades desenvolvidas ao longo da aula que não somente primam pelo estudo do gênero enquanto uma constituição de enunciados com uma finalidade específica, mas, sobretudo, pelas atividades que trabalham os efeitos de sentido dos classificados. A avaliação final será a adequada composição de um classificado para ser publicado no jornal da escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.