18/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Em um primeiro momento, o professor dirá aos alunos:
"Estou precisando trocar meu carro por outro mais econômico e barato, pois preciso de dinheiro para pagar um empréstimo. Onde poderia anunciar este desejo de forma a conseguir meu objetivo?" |
O esperado é que os alunos levantem hipóteses sobre os possíveis lugares nos quais o anúncio da necessidade de troca seja publicado, tendo em vista o conhecimento de mundo deles. Dentre as hipóteses, espera-se que sejam indicados os anúncios classificados.
Importante: professor, caso os alunos não hipotetizem os anúncios classificados como possível lugar de ocorrência da troca, induza-os a esta conclusão por meio de pistas-perguntas, como:
|
|
|
Depois dessa discussão inicial, que visa a orientar o aluno para o tema central da aula, no que diz respeito aos CLASSIFICADOS, o professor distribuirá os discentes em grupos e para cada grupo entregará jornais e revistas, solicitando aos alunos a descoberta/identificação dos classificados.
http://www.perolasdainternet.com.br/wp-content/uploads/2009/03/classificados.jpg
http://www.bttvouzela.com/App_Themes/ClubSite/Images/classificados/classificados.gif
http://www.baruerinaweb.com.br/wp-content/uploads/2010/05/Classificados.jpg
Uma vez localizado o lugar de ocorrência, no quadro, o professor orientará os alunos a pensarem sobre:
Parte física dos classificados:
Importante: professor, chame a atenção dos alunos para o fato de os classificados poderem ser lidos via SMS (mensagem via celular). Daí a parte física muda conforme a mídia. Veja maiores detalhes pelo link: http://www.smsclassificados.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4&Itemid=23
Parte textual dos classificados:
Parte discursiva dos classificados:
Com base nesses questionamentos, os alunos trocarão oralmente suas primeiras impressões sobre os classificados sempre com o professor mediando a ação. O que se espera é chegar à conclusão de que os classificados possuem uma finalidade comunicativa específica e para a qual se organizam o texto, sua configuração, temática e estilo.
Atividade 2
O professor escolherá anúncios classificados para analisar com os alunos. Para isso, entregará em folhas xerocopiadas os anúncios:
1)
FILHOTES Shar Pei (XX) XXX-XXXX Data: 12/09/2010 |
2)
Fila Brasileiro filhotes e 1adulto facilito pgtº (XX) XXX_XXXX Data: 12/09/2010 |
3)
Vendo filhotes Dálmata 40 dias vernifugados, R$400,00 [Tel]XXXX_XXXX particular Data: 12/09/2010 |
Todos os anúncios acima foram readaptados com base nos anúncios disponíveis em: http://gazetaonline.globo.com/classificados/
A discussão desses anúncios será conduzida por meio das perguntas:
Importante: professor, nessa discussão é importante mostrar aos alunos como os classificados, embora apresentem um texto curto, conseguem argumentar em favor do objetivo a que se destina. Por exemplo, no classificado 2, a argumentação consiste na indicação de "facilito pgtº". Já no classificado 3, por meio da expressão "40 dias vernifugados", o que significa que o cão já tomou a primeira vacina contra vermes, e pela aparição do preço.
Aula 2
Atividade 1
No laboratório de informática, o professor solicitará aos alunos a busca por classificados. Seguem algumas sugestões de links:
http://gazetaonline.globo.com/classificados/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/classificados/
http://www.primeiramao.com.br/Anuncio.aspx
Esta busca terá a finalidade de responder à pergunta:
Quais os tipos de classificados existentes com base no objetivo comunicacional? |
Após a pesquisa, o professor orientará os discentes a produzirem um quadro geral dos tipos de classificados existentes a partir da finalidade da comunicação, indicando um exemplo para cada produto nos classificados, conforme modelo:
Tipos/ Produtos |
VEÍCULOS |
IMÓVEIS |
NEGÓCIOS |
EMPREGOS |
INFORMÁTICA |
VENDER |
AUTOMAR - Clio rt 1.6 16v completíssimo único dono. F: xxxx-xxxx. |
|
|
|
|
COMPRAR |
Compro Carbrasmar/Fishing UB 25. Motor Mercedes-Benz 366, São Paulo, SP. Tel. XXX_XXXX c/ Louis |
|
|
|
|
ALUGAR |
|
BAIRRO: AGUA BRANCA Município: CONTAGEM - MG Apartamento decorado R$ 500,00 2 dormitórios, 1 vaga, 1 banheiro http://imoveis.imovelweb.com.br/locacao/residencial/apartamento/contagem/padrao/42104795.iw?sessao=5 |
|
|
|
EMPRESTAR |
|
|
Sra e no mundo inteiro a Sra. Eu sou um indivíduo que oferece empréstimos a pessoas que precisam lidar com as dificuldades financeiras e quebrar o impasse causado pelos bancos rejeitou seu pedido de registros de crédito. Eu sou um perito financeiro capaz de fazer empréstimos que você precisa e com condições que tornam sua vida mais fácil.Tornamos empréstimos a partir de 3000 € para 1.200.000 € para taxas de juros de 2,5% para 6%, dependendo da quantidade. Contacte-me e deixe-me saber a quantidade que você deseja pedir emprestado.À espera de ouvir de você. http://www.classificadosmundo.com/emprestimo-entre-os-individuos |
|
|
INFORMAR |
|
|
Gostava de te informar acerca deste anúncio classificado. Podes abrir no link http://www.aquiclaro.com/classificado-30100/MAMYS-BIJOUX-TEM-BIJOUTERIAS-ATACADO-FOLHEADOS-SEMI-JOIAS-FINAS-CONFIRA-PREO-BAIXO.html.Título deste anúncio: Mamy`s Bijoux Tem Bijouterias Atacado Folheados Semi Joias Finas, Confira Preço Baixo. |
|
|
Importante: professor, paralelo a esta atividade, você pode desenvolver um estudo semântico sobre os verbos que "regem" e "qualificam" os classificados e a orientação discursiva do texto a partir do verbo.
Atividade 2
Nesta atividade, os alunos terão de comparar classificados publicados via internet e via jornal e/ou revista, estabelecendo semelhanças e diferenças, a partir das categorias:
|
Física |
Textual |
Discursiva |
Classificados na internet |
|
|
|
Classificados em jornais e/ou revistas |
|
|
|
Importante: professor, retome com os alunos a atividade 1 da aula 1.
Depois de listadas diferenças e semelhanças, farão um relatório e descreverão o estudo sobre os classificados e as contribuições para o aprendizado da Língua Portuguesa.
Aula 3
Atividade
Os alunos, agora, produzirão um classificado, pensando em publicá-lo no jornal da escola. Para tanto, primeiro, pensarão em alguma necessidade que têm em trocar, vender, alugar, emprestar algum produto, serviço etc para depois, por meio do estudo da constituição do gênero, produzir o texto que comporá o classificado. Esta atividade deve servir aos fins a que se destina o classificado e não meramente tornar-se uma atividade pedagógica sem circulação social.
Depois da escrita da primeira versão, os classificados deverão passar por revisões até serem publicados no jornal da escola. Depois, o professor poderá agendar um dia para conversar com os alunos sobre a repercussão social que produziram os classificados, ou seja, venderam, emprestaram, trocaram????
Para leitura do professor:
http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/17/artigo134903-1.asp
http://www.bttvouzela.com/App_Themes/ClubSite/Images/classificados/classificados.gif
http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/33esp/rdt04_33esp.pdf
Os alunos serão avaliados com base no reconhecimento dos classificados como um gênero porque possui recorrência no que tange ao estilo, composição e tema. Para tanto, o professor avaliará os discentes pelas atividades desenvolvidas ao longo da aula que não somente primam pelo estudo do gênero enquanto uma constituição de enunciados com uma finalidade específica, mas, sobretudo, pelas atividades que trabalham os efeitos de sentido dos classificados. A avaliação final será a adequada composição de um classificado para ser publicado no jornal da escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!