27/10/2010
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
- Ampliar uma frase a partir de uma frase menor.
- Acrescentar palavras na frase que determinem características dos seres ou objetos.
- Acrescentar palavras na frase que indiquem lugar, tempo ou modo.
- Ter o domínio do código escrito.
- Ter a noção de frase.
- figura com cena de um menino
- folha ou caderno pautado
- folha para desenho
- 1 foto 3x4 e outra 5x7 ou 1 foto 9x13 e outra 13x18 ( mesma imagem)
- fichas de atividades
Atividade 1
Traga para sala uma figura que apresente a cena de um menino praticando uma ação.
Por exemplo a de um menino com camisa de time jogando bola.
A partir da figura, construa frase com os alunos, explorando o que faz o menino. Registre no quadro.
Exemplo: O menino joga bola.
Continue explorando mais a figura, levando a turma perceber mais detalhes sobre a cena.
Pergunte ao grupo: Onde o menino joga bola?
Trabalhe também características do menino e do dia. O que veste o menino? Como está o dia?
Então forme nova frase, maior que a primeira, acrescentando as respostas que deram às perguntas.
Exemplo: O menino de camisa do Brasil joga bola no parque, em um belo dia de sol.
Registre no quadro a nova frase, destacando as palavras que foram acrescentadas.
Compare as duas frases, contando o número de palavras da primeira e da segunda.
Leve a turma concluir que a segunda frase traz mais informações que a primeira.
Se desejar, peça aos alunos para copiarem a frase 1 e a frase 2 no caderno ou folha, registrando a atividade.
Repita a atividade, alternando figuras e trabalhe a ampliação de frase oralmente e escrita.
Uma outra variante desta atividade, seria apresentar uma frase para os alunos e pedir que desenhem.
Exemplo: A menina brinca.
Em seguida, apresente uma nova frase que diz mais coisas sobre a menina que brinca, pedindo para que façam outro desenho.
Exemplo: A menina de trancinha brinca com as amigas de pular amarelinha, no pátio, durante o recreio.
Então converse com a turma sobre o que perceberam ao desenhar a cena a partir da frase 1 e da frase 2.
Ouça as ideias dos alunos e conclua com eles a partir das observações que fizeram.
A frase 1 permite gerar desenhos diversos para a mesma cena, já que só diz que a menina brinca, mas não revela detalhes da menina, nem de que e nem onde ela brinca.
Já a frase 2, contém mais informações e dá até para imaginar as trancinhas da menina, balançando quando pula amarelinha. Garante desenhos mais próximos da mesma cena.
Atividade 2
Traga 2 fotos com a mesma imagem de tamanhos diferentes. Poderia ser uma foto 3x4 e outra 5x7, ou uma foto 9x13 e outra igual em tamanho maior, 13x18.
Compare as fotos e leve o grupo a perceber que a foto maior é uma ampliação da menor, conservando a imagem.
Trabalhe a ideia de ampliar no sentido de tornar maior.
Então proponha em seguida o trabalho de ampliar frase, acrescentando palavras.
Apresente fichas de atividades, conduzindo este trabalho.
Comece primeiro com os alunos e depois permita que continuem a tarefa, realizando com autonomia.
Ficha 1:
Amplie as frases, acrescentando uma característica para o nome destacado:
a) Bruna ganhou uma mochila da vovó.
____________________________________________________________
b) Mamãe comprou um carro.
____________________________________________________________
c) João comeu um bolo no lanche.
____________________________________________________________
d) Os alunos assistiram a um filme.
____________________________________________________________
e) A turma ouviu uma história.
____________________________________________________________
Trabalhe oralmente como poderia ser cada nome destacado nas frases. Faça perguntas que permitam identificar características do objeto.
Ex: Na frase a, como era a mochila que Bruna ganhou da vovó. De que cor era? Era lisa ou estampada? Era com ou sem rodinhas?
Então a frase ampliada poderia ser: Bruna ganhou uma mochila rosa da Cinderela, com rodinhas, da vovó.
Atividade 3
Como um desdobramento das atividades anteriores, continue propondo a ampliação de frases, acrescentando palavras que determinem agora circunstâncias de tempo, modo e lugar.
Explore frases retiradas de leituras realizadas pela turma ou de histórias ouvidas pelo grupo e aproveite para enriquecê-las, trabalhando oralmente mais informações.
Realize fichas de atividades com este propósito. Segue sugestão de ficha e respostas possíveis.
Responda a pergunta, ampliando a frase cada vez mais, com uma das palavras da caixinha :
a) A garota entrou.
Onde? [ no banheiro/ na sala ]
R- A garota entrou no banheiro./ A garota entrou na sala.
De que modo? [ rapidamente/ discretamente ]
R- A garota entrou rapidamente no banheiro. / A garota entrou discretamente na sala.
Quando? [ depois do filme/ depois do recreio ]
R- A garota entrou, depois do filme, rapidamente no banheiro. / A garota entrou, depois do recreio, rapidamente na sala.
b) Os alunos estudavam Matemática.
Onde? [ na Biblioteca/ em casa ]
R- Os alunos estudavam Matemática na Biblioteca./ Os alunos estudavam Matemática em casa.
De que modo? [ silenciosamente/ atentamente ]
R- Os alunos estudavam Matemática silenciosamente na Biblioteca. / Os alunos estudavam Matemática atentamente em casa.
Quando? [ de manhã/ à tarde ]
R- Os alunos estudavam Matemática, à tarde, silenciosamente na Biblioteca./ Os alunos estudavam Matemática, de manhã, atentamente em casa.
Veja ampliação de frase e algumas dicas para o professor sobre Gramática no site:
Na Atividade 1, observe a participação dos alunos na construção das frases, a partir da figura apresentada.
Se entenderam a comparação entre a frase menor e a maior que traz mais detalhes.
Na Atividade 2, acompanhe o trabalho de ampliação das frases realizado pelos alunos, a partir de proposta apresentada.
Se foram capazes de utilizar características, acrescentando-as às frases.
Na Atividade 3, avalie o resultado da ficha de atividade.
Veja como os alunos fizeram a ampliação da frase, passo a passo, empregando circunstâncias de lugar, modo e tempo.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/04/2011
Cinco estrelasPerfeito! Oportunidade de trabalhar o conceito de forma concreta e prática, e em seguida colocar em ação!
04/11/2010
Cinco estrelasLegal ! uma aula criativa ,onde o aluno aprende brincando.