Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ampliação de frase

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-  Ampliar uma frase a partir de uma frase menor.

-  Acrescentar palavras na frase que determinem características dos seres ou objetos.

-  Acrescentar palavras na frase que indiquem lugar, tempo ou modo.  

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter o domínio do código escrito.

- Ter a noção de frase.

Estratégias e recursos da aula

- figura com cena de um menino

- folha ou caderno pautado

- folha para desenho

- 1 foto 3x4 e outra 5x7 ou 1 foto 9x13 e outra 13x18 ( mesma imagem)

- fichas de atividades

Atividade 1

 Traga para sala uma figura que apresente a cena de um menino praticando uma ação.

 Por exemplo a de um menino com camisa de time jogando bola.

 A partir da figura, construa frase com os alunos, explorando o que faz o menino. Registre no quadro.

 Exemplo: O menino joga bola. 

 Continue explorando mais a figura, levando a turma perceber mais detalhes sobre a cena.

 Pergunte ao grupo: Onde o menino joga bola?

 Trabalhe também características do menino e do dia. O que veste o menino?  Como está o dia?

 Então forme nova frase, maior que a primeira, acrescentando as respostas que deram às perguntas.

 Exemplo: O menino de camisa do Brasil joga bola no parque, em um belo dia de sol.

 Registre no quadro a nova frase, destacando as palavras que foram acrescentadas.

 Compare as duas frases, contando o número de palavras da primeira e da segunda.

 Leve a turma concluir que a segunda frase traz mais informações que a primeira.

 Se desejar, peça aos alunos para copiarem a frase 1 e a frase 2 no caderno ou folha, registrando a atividade.

 Repita a atividade, alternando figuras e trabalhe a ampliação de frase oralmente e escrita.

 Uma outra variante desta atividade, seria apresentar uma frase para os alunos e pedir que desenhem.

 Exemplo: A menina brinca.

 Em seguida, apresente uma nova frase que diz mais coisas sobre a menina que brinca, pedindo para que façam outro desenho.

 Exemplo: A menina de trancinha brinca com as amigas de pular amarelinha, no pátio, durante o recreio.

 Então converse com a turma sobre o que perceberam ao desenhar a cena a partir da frase 1 e da frase 2.

 Ouça as ideias dos alunos e conclua com eles a partir das observações que fizeram.

 A frase 1 permite gerar desenhos diversos para a mesma cena, já que só diz que a menina brinca, mas não revela detalhes da menina, nem de que e nem onde ela brinca.

 Já a frase 2, contém mais informações e dá até para imaginar as trancinhas da menina, balançando quando pula amarelinha. Garante desenhos mais próximos da mesma cena.

Atividade 2 

Traga 2 fotos com a mesma imagem de tamanhos diferentes. Poderia ser uma foto 3x4 e outra 5x7, ou uma foto 9x13 e outra igual em tamanho maior, 13x18.

Compare as fotos e leve o grupo a perceber que a foto maior é uma ampliação da menor, conservando a imagem.

Trabalhe a ideia de ampliar no sentido de tornar maior.

Então proponha em seguida o trabalho de ampliar frase, acrescentando palavras.

Apresente fichas de atividades, conduzindo este trabalho.

Comece primeiro com os alunos e depois permita que continuem a tarefa, realizando com autonomia.

Ficha 1:

Amplie as frases, acrescentando uma característica para o nome destacado:

a) Bruna ganhou uma mochila da vovó.

____________________________________________________________

b) Mamãe comprou um carro.

____________________________________________________________

c) João comeu um bolo no lanche.

____________________________________________________________

d) Os alunos assistiram a um filme.

____________________________________________________________

e) A turma ouviu uma história.

____________________________________________________________

 Trabalhe oralmente como poderia ser cada nome destacado nas frases. Faça perguntas que permitam identificar características do objeto.

 Ex: Na frase a, como era a mochila que Bruna ganhou da vovó. De que cor era? Era lisa ou estampada? Era com ou sem rodinhas?

 Então a frase ampliada poderia ser: Bruna ganhou uma mochila rosa da Cinderela, com rodinhas, da vovó.

Atividade 3

Como um desdobramento das atividades anteriores, continue propondo a ampliação de frases, acrescentando palavras que determinem agora circunstâncias de tempo, modo e lugar.

Explore frases retiradas de leituras realizadas pela turma ou  de histórias ouvidas pelo grupo e aproveite para enriquecê-las, trabalhando oralmente mais informações.

Realize fichas de atividades com este propósito. Segue sugestão de ficha e respostas possíveis.

Responda a pergunta, ampliando a frase cada vez mais, com uma das palavras da caixinha :

a) A garota entrou.

Onde?  [ no banheiro/ na sala ]

R- A garota entrou no banheiro./ A garota entrou na sala.

De que modo? [ rapidamente/ discretamente ]

R- A garota entrou rapidamente no banheiro. /  A garota entrou discretamente na sala.

Quando? [ depois do filme/ depois do recreio ]

R- A garota entrou, depois do filme, rapidamente no banheiro. / A garota entrou, depois do recreio, rapidamente na sala.

b) Os alunos estudavam Matemática.

Onde? [ na Biblioteca/ em casa ]

R- Os alunos estudavam Matemática na Biblioteca./ Os alunos estudavam Matemática em casa.

De que modo? [ silenciosamente/ atentamente ]

R- Os alunos estudavam Matemática silenciosamente na Biblioteca. / Os alunos estudavam Matemática atentamente em casa.

Quando? [ de manhã/ à tarde ]

R- Os alunos estudavam Matemática, à tarde, silenciosamente na Biblioteca./ Os alunos estudavam Matemática, de manhã, atentamente em casa.

Recursos Complementares

Veja ampliação de frase e algumas dicas para o professor sobre Gramática no site:

http://juniormax.com.br/site_portuguesirado/?p=34 

Avaliação

Na Atividade 1, observe a participação dos alunos na construção das frases, a partir da figura apresentada.

Se entenderam a comparação entre a frase menor e a maior que traz mais detalhes.

Na Atividade 2, acompanhe o trabalho de ampliação das frases realizado pelos alunos, a partir de proposta apresentada.

Se foram capazes de utilizar características, acrescentando-as às frases.

Na Atividade 3, avalie o resultado da ficha de atividade.

Veja como os alunos fizeram a ampliação da frase, passo a passo, empregando circunstâncias de lugar, modo e tempo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.