13/10/2010
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Construir uma lista de palavras estáveis.
Identificar o nome dos países africanos, contribuindo para o processo de construção da leitura, valorizando o uso de estratégias.
Estabelecer um repertório de palavras conhecidas da turma para a possibilidade de novas escritas.
Comparar o nome dos países para a formação de novas palavras.
Estar habituado ao trabalho de construção da escrita e desenvolvimento da leitura, fazendo uso de estratégias para ler, e escrever segundo suas hipóteses.
Esta aula trabalha uma sequência de atividades para o trabalho com a lista dos países africanos.
O trabalho com a lista orienta que as palavras sejam de um mesmo campo semântico e devem ficar expostas na sala durante um período ou durante todo o ano.
Com as listas, as crianças em fase de construção da escrita, conseguem fazer algumas associações para novas escritas ampliando seu repertório de palavras conhecidas. Para que a lista ganhe sentido e as crianças consigam fazer uso dela para a escrita de novas palavras, o professor precisa fazer dela um instrumento de utilização diária.
Esta aula se propõe a listar uma sequência de atividades que despertem à atenção das crianças para a lista dos países africanos.
Primeira atividade: Motivadora
Inicie sua aula sondando os conhecimentos que seus alunos possuem sobre a África.
Deixe que falem sobre suas impressões sobre o continente e as possíveis relações que o mesmo tem com o Brasil.
Depois de ouvir os conhecimentos que seus alunos já dispõem, anuncie a leitura do livro: "UM PASSEIO PELA ÁFRICA" de Alberto da Costa e Silva Editora Nova Fronteira
O livro conta a história de um passeio pela África vivido por três personagens brasileiros: Zezinha, Gustavo e Inácio, que se aventuram pelo continente e propõe um delicioso roteiro em que olha para o passado africano — mostrando as diferenças culturais entre os vários povos que vieram para o Brasil como escravos e ajudaram a formar nossa cultura — mas também aponta para o futuro. Fugindo dos clichês, ele revela para os jovens leitores uma África urbana e moderna, sem deixar de destacar as peculiaridades de cada país visitado por seu trio de personagens.
Para mais informações sobre o livro consulte a página da Editora no link abaixo:
http://www.novafronteira.com.br/produto.asp?CodigoProduto=1781
Dependendo do grau de concentração de sua turma escolha contar toda a história de uma vez ou em capítulos, o que gera nos alunos uma curiosidade sobre as próximas páginas e um prolongamento do assunto em sala.
Segunda atividade: Conhecendo o mapa da África e fazendo a lista
Mostre o mapa político da África e entregue para cada aluno uma cópia do mapa.
Peça que seus alunos leiam os nomes dos países que encontrarem no mapa enquanto você vai anotando em uma folha de papel pardo.
A lista deverá ficar afixada na sala para que, a qualquer momento, os alunos possam consultá-la.
Para conhecer a lista dos países africanos acesse o link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_africanos_por_PIB_nominal
Terceira atividade: Jogo de Bingo dos países africanos
Essa atividade deverá ser uma atividade permanente, isto é, deverá acontecer todos os dias enquanto o tema estiver sendo trabalhado.
O bingo ocorre de forma parecida com outros bingos, mas algumas intervenções vão fazer diferença no processo de aprendizagem.
Como fazer o bingo:
Entregue a cartela abaixo para seus alunos preencherem com os nomes dos países africanos. Para isso os alunos devem consultar a lista e escolher quatro países.
BINGO DOS PAÍSES AFRICANOS
|
|
|
|
Oriente seus alunos a copiarem um nome em cada quadrado.
Escreva em papéis pequenos todos os nomes dos países africanos que constarem na lista, dobre e coloque em um saquinho para serem sorteados.
Sorteie o nome dos países. Cada criança que tiver em sua cartela o nome do país sorteado marca com um X.
Quem completar a cartela primeiro ganha o bingo.
Com o tempo esses nomes passam a ficar familiarizados para as crianças.
Depois de alguns dias mude a estratégia do bingo e peça para cada dia um aluno ser o leitor das palavras sorteadas. Eles gostam muito de fazer essa tarefa que possibilita a ampliação do repertório de leitura.
Para que a lista ganhe sentido para um trabalho pedagógico voltado para construção do conhecimento, é importante que o professor leia todos os dias a lista no início da aula.
Terceira atividade: Leitura
Entregue uma folha para cada aluno contendo alguns nomes de países africanos.
Os alunos deverão colorir o nome do país ditado com a cor que a professora disser.
Por exemplo: A professora fala: “Procurem onde está escrito Egito e pintem de amarelo.”
E assim procede com todos os países da lista mudando as cores.
Coloque aproximadamente o nome de 15 países na folha. O professor pode fazer várias folhas com grupos de nomes de países africanos diferentes para trabalhar em outros dias.
Essa atividade permite que alunos ainda não leitores se utilizem de estratégias de leitura, lançando mão de conhecimentos prévios para encontrar o nome dos países, por exemplo, se guiando pela primeira letra.
Essa atividade é vista como uma brincadeira de descoberta e os alunos se divertem enquanto aprendem a ler.
Exemplo da folha com atividade:
Quarta atividade: Montando um mural
Pegue o saquinho com os nomes dos países utilizados no bingo e peça para cada criança tirar o nome de um país da África.
Cada criança deverá tentar ler o nome do país sorteado.
Leve seus alunos ao laboratório de informática para pesquisar a bandeira do país sorteado.
É possível encontrar todas as bandeiras no site de busca Google imagens, colocando o nome do país e a palavra bandeira.
Caso na sua escola tenha impressora disponível para os alunos, imprima a bandeira, mas caso não seja possível, peça que cada aluno faça um desenho da bandeira se apoiando na imagem do computador.
Monte junto com seus alunos um mural colocando o desenho da bandeira que cada criança pesquisou com o nome do país escrito pelo aluno.
No link abaixo o professor encontra uma entrevista com a educadora Telma Weisz que trata sobre o trabalho na alfabetização, a partir de uma visão de construção de conhecimento, como é proposto nesta aula.
A avaliação ocorrerá durante toda a aula, onde o professor poderá observar se os alunos conseguiram:
Identificar o nome países africanos utilizando estratégias de leitura e se isso está colaborando para a leitura de outras palavras.
Construir um novo repertório de palavras através da lista dos países africanos.
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/11/2011
Três estrelasExcelentes aulas Parabéns.