Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo um esporte diferente: Pelota basca

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a dinâmica geral da Pelota basca;

Conhecer em linhas gerais a origem da Pelota basca;

Vivenciar possibilidades de variações da Pelota Basca;

Ampliar o acervo pessoal e coletivo acerca das manifestações esportivas existentes.

Duração das atividades
2 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O que é Pelota basca? 

Iniciar a aula convidando a turma para aprender um esporte diferente: Pelota basca.

Perguntar se eles já ouviram falar ou se já assistiram na TV. Em seguida, apresentar os seguintes vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=M0NDnmHDzyw    

http://www.youtube.com/watch?v=cL9AEN6FyQ0

(Acesso em 30/11/2010).

Após apreciação do vídeo, o professor poderá explicará que este é um esporte que possui diversas modalidades. Dentre elas estão:  

Cesta a ponta: O atleta amarra no braço uma haste com até 60cm de comprimento. Ela tem em sua extremidade uma espécie de cesta de vime, em forma de concha de onde a bola de couro é apanhada e arremesada;

Pelota a mano: É quando a pelota é jogada com as mãos.

Pelota a pala: Usa-se uma pá de madeira com 3cm de espessura por 12cm de largura;

Em todas as modalidades as regras são as mesmas. Os jogadores ou as duplas têm de atirar a pelota (bola) contra um frontão, duas paredes que formam um ângulo de noventa graus, acima de uma linha que varia entre 90cm e 1m de altura. Ao voltar, a pelota só pode tocar no solo uma vez. A contagem de pontos é feita sempre que um jogador erra na resposta da bola ou a deixa cair fora dos limites determinados.

Regras do esporte:

A bola é lançada contra a parede frontal (com 12,2m de altura) e deve tocar depois o chão, numa área delimitada. Antes que ela toque o chão mais uma vez, o adversário deve pegá-la e arremessá-la de novo contra a parede. O jogador tenta fazer com que a bola desenvolva a maior velocidade possível e aplica-lhe um efeito, de tal forma que o adversário não consiga devolvê-la e, assim, perca pontos. As marcações do jogo são a zona de saque ou serviço e uma faixa pintada na parede frontal. O arremesso de saque não pode bater abaixo dessa faixa. Importa em penalidade o fato de a bola não atingir o muro, ultrapassar os limites da quadra ou dos muros que a cercam. A bola não pode ser tocada por dois jogadores no mesmo rebote nem ser rebatida por outra parte do corpo, além das mãos. Cada falta representa um ponto para o adversário. A partida é em geral de 30 ou 35 pontos.

Ao longo da explicação o professor poderá exibir as seguintes imagens:

QUADRA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001990/0000023619.jpg 

PELOTA PALA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001990/0000023618.jpg 

PELOTA MANO

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001990/0000023616.jpg  

CESTA A PONTA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001990/0000023617.jpg 

(Acessos em 08/12/2010).

Atividade 2: Sobre a história da pelota basca

Nesta atividade o professor convidará a turma para uma visita ao infocentro da escola e proporá que os alunos, em duplas ou trios, pesquisem sobre a história da pelota basca. Alguns aspectos deverão nortear a pesquisa:

1) Qual o país de origem?  

2) Quais práticas corporais podem ter dado origem à pelota basca?

3) Como era jogado no passado?

4) Por que foi criado?

Os dados levantados deverão ser registrados pelo grupo.

Sites para consulta:

http://www.pelotabasca.com.br/  

http://www.infopedia.pt/$pelota-basca

(Acessos em 30/11/2010).

Em seguida os grupos deverão apresentar para a turma as informações obtidas sobre a história deste esporte. Ao longo das apresentações, o professor poderá registrar em um cartaz a síntese dos elementos pesquisados pela turma. Para fechar este momento da aula o professor poderá destacar que as práticas corporais em geral, e os esportes em particular, são criados em diferentes momentos históricos para atender a algum tipo de interesse ou de necessidade, e que, ao longo do tempo vão sofrendo modificações para se adequarem às novas demandas.

 Atividade 3: Jogando pelota basca de forma adaptada

Nessa atividade, o professor convidará a turma para experimentar o jogo de pelota basca. Para tal, poderá questioná-los: De que forma podemos adaptar esse esporte em nossa aula? As adaptações sugeridas devem ser analisadas pelo professor para que a essência do esporte não seja modificada. Propomos que a turma experimente jogar algumas das modalidades de pelota basca. Sugerimos as seguintes adaptações:

Pelota mano (com as mãos): Dividir a turma em duplas, usar uma bolinha de borracha e jogar em frente a uma parede;

Pelota pala (com uma “pá” de madeira): Divididos em duplas ou individualmente, usar uma bolinha de borracha, jogar em frente a uma parede e usar uma ripa de madeira ou uma raquete de frescobol;  

Cesta a ponta (com uma cesta nas mãos): Divididos em duplas ou individualmente, usar uma bolinha de borracha, jogar em frente a uma parede e usar uma garrafa pet cortada em forma de concha (a criança segura pelo gargalo para jogar).

Dinâmica dos jogos:

Os jogadores ou as duplas têm de atirar a bola contra a parede, acima de uma linha marcada a mais ou menos 1 m de altura. Ao voltar, a bola só pode tocar no solo uma vez. A contagem de pontos é feita sempre que um jogador erra na resposta da bola ou a deixa cair fora dos limites determinados.

Recursos Complementares

ttp://www.pelotabasca.com.br/ 

(Acesso em 30/11/2010).

Avaliação

Neste momento, a turma deverá ser dividida em grupos de mais ou menos 5 componentes para a elaboração coletiva de um painel sobre pelota basca. Este painel deverá ser composto por aspectos relacionados às regras do jogo, à forma de se jogar, à história do esporte, às principais e mais interessantes características deste esportes e ilustrações sobre o mesmo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.