21/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Os alunos deverão saber o verbo To Be no passado e o Simple Past.
Aula 1
Essa aula será sobre notícias. Escreva no quadro as frases abaixo e peça aos alunos para, em duplas, identificarem um erro em cada uma delas (a resposta está entre parênteses)
Após alguns minutos peça a voluntários para dizerem os erros e, caso necessário, explique que news é incontável, portanto o verbo é sempre no singular e normalmente usado com the.
Pesquise as notícias mais importantes da semana, informe-se sobre o que está acontecendo para estar preparado para as discussões em sala. Pergunte aos estudantes quais são as notícias que chamaram a atenção deles essa semana, peça a voluntários para responderem.
Distribua a folha de atividades disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/good-news - acesso em 16/09/10.
Peça aos alunos que se juntem em pares e olhem a atividade 1 na folha de atividades.
Pergunte: What do you think the different news stories are about?
Peça que os alunos discutam em duplas e após alguns minutos compartilhem suas suposições com a classe. Chame a atenção dos alunos para os títulos de matérias de jornal na atividade 2 na folha de atividades. Leia cada uma delas e, caso necessário, explique o que elas querem dizer.
Na letra a da atividade 2 os pares de alunos relacionarão quatro títulos das matérias de jornal às imagens na atividade 1.
Resposta: 1. A 2. F 3. H 4. C
Na letra b da atividade 2 eles relacionarão cinco títulos das matérias de jornal aos fragmentos das estórias.
Resposta: 1. F 2. E 3. B 4. A 5. C
Aula 2
Retome o assunto da aula anterior. Peça aos alunos para relerem os títulos e os fragmentos das matérias de jornal dadas na folha de atividades na aula passada. Enquanto isso escreva no quadro as seguintes perguntas.
Escreva no quadro:
1. Decide which stories in activity number two are good news and mark them +.
2. Choose two stories you’d like to read more about. Why?
3. What type of news interests you most? Why?
4. Do you think there’s more good or bad news in the media? Why?
5. Do you keep up with the news? If so, how? Eg. on the TV, the radio, the Internet, etc.
Peça aos alunos para se juntarem em grupos de três ou quatro e discutirem as perguntas que estão no quadro. Cada grupo deve anotar suas respostas em uma folha de papel. Cronometre de quinze a vinte minutos para essa atividade. Em seguida peça aos grupos para se juntarem a outro grupo e compararem suas respostas.
Aula 3
Comece a aula pedindo aos alunos para relerem os fragmentos das notícias no exercício 2 da folha de atividades dada na aula 1 e disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/good-news - acesso em 16/09/10 prestando atenção nas partes em destaque.
Pergunte:
1. No fragmento1, quem está reportando que as pessoas estão desabrigadas?
2. No fragmento 4, quem considera que o projeto Tamar é um dos melhores?
Incentive-os a concluírem que “ninguém em particular” é a resposta correta, isso porque as frases estão na voz passiva.
Você agora usará o quadro para escrever uma atividade em que os alunos completarão frases usando a voz passiva.
Escreva no quadro:
Passive Constructions
Olhe as expressões em destaque no exercício 2 da folha de atividades.
1. Complete as frases sobre a matéria de jornal “Earthquake hits San Francisco”:
a- The earthquake is _______________________________ to be the worst ever.
b- Many tourists are believed to __________________ missing.
c- About 500 people ___________________ thought to have died.
d- A new rescue team _______________ expected to arrive tomorrow.
2. Agora circule a opção correta:
When reporting news, these verbs are often used in passive because it matters/doesn’t matter who exactly says (believes, thinks) these things.
Respostas:
1. a- considered
b- be
c- are
d- is
2. doesn’t matter
Distribua o worksheet 2 (folha de atividades 2) disponível em https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/good-news - acesso em 16/09/10 e peça aos alunos que, em duplas, façam a primeira atividade. Monitore e dê ajuda enquanto eles tentam fazer a atividade.
Respostas:
b- were expected to qualify…
c- is reported to have found shelter…
d- is said to be a breakthrough…
e- is believed to be fundamental…
Por fim peça às duplas que façam o exercício 2 da folha de atividades. Eles deverão pensar em uma boa notícia que eles gostariam de ouvir sobre um dos tópicos dados e em seguida escrevê-la.
Para uma explicação detalhada sobre a voz passiva, visite:
http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/passive - acesso em 12/09/10
http://www.brasilescola.com/ingles/passive-voice.htm - acesso em 12/09/10
Para uma lista de verbos no particípio, visite:
http://www.euroresidentes.com/curso-ingles/participios.htm - acesso em 12/09/10
Avalie a estória escrita em duplas na última atividade da última aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!