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O texto expositivo

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar textos expositivos em gêneros diversos.  
  • Produzir textos expositivos por meio da criação de murais informativos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Textos narrativos e descritivos.

Busca na internet.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • discussão coletiva;
  • pesquisa;
  • trabalho em equipe;
  • elaboração de mural.

Recursos:

  • computador com internet.

Aula 1

Atividade 1

No laboratório de informática, os alunos terão de acessar links para a visualização do texto expositivo em gêneros diversos. É importante o professor frisar aos discentes que a atividade tem por objetivo confrontá-los com o texto expositivo para em momento posterior, os alunos conseguirem não somente identificar o tipo de texto como também produzir:

O texto expositivo em vários gêneros:

1) BLOG:

http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/ 

2) TRABALHO ESCOLAR:

http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/independencia-do-brasil 

3) BULA DE REMÉDIO:

http://www.bulas.med.br/p/omeprazol-6555.html 

4) MURAL INFORMATIVO

http://www.portalbelasartes.com/principal/listarinformativo.php?en2=Buscar 

5) RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA

http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_000b.asp 

6) REDAÇÃO ESCOLAR

Premiação na educação   

Premiar os bons alunos é uma questão que tem gerado bastante discussão. Enquanto algumas pessoas abominam a idéia, certas escolas já adotaram o método que, por sinal, está funcionando.             

Sabe-se muito bem que a educação brasileira, no geral, vai de mal a pior e que melhorar esse quadro sempre foi uma das principais e mais frustrantes metas do governo. Nesse âmbito, já se tentou quase tudo, e a premiação aos bons alunos pode ser uma “saída de emergência”.             

Se os BONS alunos recebem uma qualificação especial, não é à toa. Para consegui-la, eles tiveram que se dedicar realmente aos estudos e tal dedicação merece ser reconhecida e recompensada. Como em uma empresa onde os funcionários mais produtivos e eficazes são premiados, os melhores alunos das escolas também deveriam ser.             

Além disso, muitos são os bons alunos vistos como alienados e que, por isso, servem de “chacota” para os colegas. Se houvesse um sistema premiando-os, eles passariam a ser vistos como alunos exemplares e todos gostariam de ser como eles. Consequentemente, os outros alunos ficariam mais estudiosos e esforçados e essa implicância com os bons alunos acabaria. Assim, como diz o ditado popular, “matam-se dois coelhos com uma cajadada só”.

E tem mais. Muitas pessoas deixam a escola para trabalhar e poder então ajudar nas despesas de sua família.  E muitas dessas pessoas são bons alunos. A premiação, para eles, além de ser um meio motivador, serviria como renda e eles não teriam de deixar a escola.

Percebe-se, com isso, que esse sistema de premiações, além de prometer uma melhora no desempenho dos estudantes, resolve questões sociais como as exclusões escolares e o afastamento do estudo por necessidades financeiras. Esse pode, então, ser um bom caminho a ser seguido pelas escolas para que ocorra uma interação dos alunos entre si e com o mundo.   

Renata Cristina de Oliveira Guimarães (ex-aluna da Escola de Educação Básica da UFU – 9º ano)  

Em cada gênero, o professor identificará o texto expositivo, por meio do destaque de trechos textuais. Após a identificação dos trechos expositivos, o professor discutirá com os alunos o objetivo desse tipo de texto. Para tanto poderá motivar os alunos a observarem em cada trecho o que o produtor textual pretende com a escrita. Por exemplo, observe o trecho abaixo retirado do blog:

Folclore

Publicado em 3 03UTC agosto 03UTC 2010 por Portal do Professor

Folclore é o conjunto de crenças, superstições, lendas, festas e costumes de um povo passado de geração em geração.A palavra Folclore vem do inglês pela junção das palavras folk (povo) e lore (sabedoria popular) significando sabedoria do povo. O Folclore no Brasil só começou a receber atenção da elite na metade do século XIX, durante o Romantismo. Naquela época, a cultura popular crescia na Europa e Estados Unidos e, baseados nesse interesse, estudiosos brasileiros como Celso de Magalhães e Sílvio Romero pesquisaram as manifestações folclóricas nativas e publicaram estudos. Vários artistas cultos começaram a colocar em suas obras elementos da cultura popular o que fazia parte de um projeto, estimulado pelo governo de Dom Pedro II, para construção de símbolos nacionalistas que poderiam contribuir para afirmação do Brasil entre as nações civilizadas.  O resultado de tudo isso foi que hoje o Folclore brasileiro se encontra em destaque. O Folclore alimenta o turismo cultural do Brasil e tornou-se instrumento de educação nas escolas.

http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/ 

O professor questionará:

  • Do que fala o texto?
  • Qual o objetivo do parágrafo, ou seja, o que o produtor do texto pretendeu com a escrita desse trecho?
  • Qual a relevância desse parágrafo para o tema do blog, que é FOLCLORE?

Para ficar mais fácil de os alunos perceberem a intenção do uso do texto expositivo, o professor poderá trabalhar com outros textos, como o narrativo e/ou descritivo, para salientar as diferenças:

O LENHADOR E A RAPOSA           

Um lenhador acordava todos os dias às 6 horas da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, só parando tarde da noite. Ele tinha um filho lindo de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bichano de estimação e de sua total confiança. Todos os dias, o lenhador — que era viúvo — ia trabalhar e deixava a raposa cuidando do bebê. Ao anoitecer, a raposa ficava feliz com a sua chegada.(...)

http://paxprofundis.org/livros/parabolas/parabolas.html 

  • Do que fala o texto?
  • Qual o objetivo do parágrafo, ou seja, o que o produtor do texto pretendeu com a escrita desse trecho? É o mesmo objetivo que teve o produtor do blog ao escrever o trecho já analisado?
  • Qual a relevância desse parágrafo para a parábola?

Atividade 2

O professor pedirá aos alunos para acessarem os links das revistas

Superinteressante:

http://super.abril.com.br/superarquivo/index_superarquivo.shtml 

Mundo Estranho:

http://mundoestranho.abril.com.br/ 

e pesquisarem pelas seções em que se constam explicações para acontecimentos da vida real, por exemplo:

"Como funciona o zíper?"

http://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/como-funciona-ziper-597460.shtml 

Essa pesquisa induz os alunos a lerem textos expositivos e a buscar uma estrutura padrão de ocorrência da exposição enquanto uma sequência textual. Depois disso, os alunos terão de completar a ideia abaixo:

Como você percebeu, a estrutura das sequências do texto expositivo, apresenta um _____________ (R: tema), levanta um ________________ (R: questionamento), ______________ (R: responde) esse questionamento e apresenta um ______________ (R: fechamento).

Aula 2

Atividade 1

Ainda no laboratório de informática, os discentes, depois de terem noção da estrutura do texto expositivo, assistirão a vídeos que mostram a estrutura do texto expositivo:

TEMA - QUESTIONAMENTO - RESPOSTA - FECHAMENTO.

http://www.youtube.com/watch?v=8_fQXMW9eWU 

http://www.youtube.com/watch?v=X4pwKuBv7hE&feature=related 

Os alunos, ao final do vídeo, terão de identificar e relatar:

TEMA:

QUESTIONAMENTO:

RESPOSTA:

FECHAMENTO:

Atividade 2

Chegou a hora de produzir textos expositivos. Essa atividade pode ser feita em parceria com outras disciplinas ( e fica mais rico se assim o for), já que os alunos terão de produzir um mural informativo. Para iniciar o trabalho de produção, o professor selecionará um tema com os alunos, por exemplo, NATUREZA. A partir desse tema, os alunos selecionarão sub-temas (seres vivos, água, solo, catástrofes naturais, poluição etc) para a produção do mural que deverá conter informações sob organização da estrutura do texto expositivo. Como no blog, dado como exemplo na primeira aula, se o professor estiver trabalhando com folclore, poderá requer dos alunos um mural informativo sobre lendas, mitos, personagens, cantigas, trava-línguas, provérbios etc.

Depois de selecionados tema e sub-temas, os alunos serão divididos em grupos e pesquisarão na internet sobre o assunto a eles designado. Selecionarão as informações mais relevantes e organizarão o esquema de como construirão o mural.

Para exemplo, o professor poderá mostrar aos alunos alguns murais informativos e discutir com eles suas principais características:

 http://spd.fotolog.com/photo/61/25/118/_deborahh/1214963485983_f.jpg

http://www.meninocaranguejo.com/blog/img_blog/bisu_close2.jpg

http://www.catavento-pr.com.br/projeto/index.php?tema=qm

Aula 3

Organização e montagem do mural.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado com base na identificação do texto expositivo e seus locais de ocorrência. Isso será feito por meio das atividdes de: i) pesquisa na internet sobre o tipo expositivo; ii) confronto com outros tipos de texto; iii) identificação da estrutura do texto expositivo e iv) criação de um mural informativo.

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