12/10/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Identificar as principais dificuldades envolvidas no ato de se equilibrar na corda.
Caminhar na Slackline com auxílio do professor e outros colegas.
Conhecer a história e os equipamentos utilizados no Slackline.
É crescente a busca por atividades esportivas e recreativas em ambientes naturais como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques e florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria motivação são outros. Nesse plano de aula pretendemos apresentar elementos que possibilitem a reflexão sobre a slackline (corda bamba) como conteúdo nas aulas de educação física. Essa aula é prática e objetiva ensinar os jovens: 1) escolher locais adequados para a prática do Slackline, 2) preparar o equipamento para uso, 3) experimentar movimentos iniciais no Slackline.
Atividade 1:
Caro professor, a primeira atividade será realizada na sala de vídeo e objetiva ilustrar para os alunos como preparar o equipamento para uso. Os vídeos apresentados nesse plano de aula são em inglês. Por se tratar de uma modalidade recente no Brasil há poucos materiais disponíveis em português.
Indico a construção de um projeto interdisciplinar com o professor de inglês no sentido de traduzir o filme e outros termos presentes na prática de esportes radicais. Muitos esportes populares hoje no Brasil tinham, décadas atrás, a maioria das expressões em inglês. Um bom exemplo é o futebol. Jornais da década de 1950, por exemplo, usavam termos como: corner, goalkeapper, centre foward, goal etc. Todos esses termos foram sendo traduzidos e atualmente são raríssimos os termos em inglês. Outros esportes, como o tênis ou surf ainda utilizam com frequência termos em inglês. Indico a construção de um planejamento conjunto com o professor de inglês para pensar as diferentes apropriações dos termos em línguas estrangeiras no campo esportivo.
É fundamental, no entanto, que os jovens compreendam as instruções e diálogos citados nos filmes.
http://www.youtube.com/watch?v=H0vNpOyqY5w&feature=related
http://escaleseguro.blogspot.com/2009/02/como-montar-sua-slack-line.html
Ao final do filme os jovens deverão saber:
1) as distancias entre os pontos de ancoragem;
2) a altura média que a fita deve ficar no solo – no caso dos iniciantes quanto mais próximo do solo melhor;
3) os cuidados relativos ao meio ambiente – como conservar as árvores que são ponto de ancoragem.
Atividade 2:
A segunda parte da aula será a observação de técnicas de iniciação a Slackline a partir de vídeos previamente selecionados pelo professor. É bem provável que a maioria da turma nunca tenha experimentado a Slackline.
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Maggie_on_slackline.jpg
Muitos sentirão medo ou apreensão no momento da primeira experimentação, por isso é fundamental que possam assistir vídeos, que ilustram formas seguras de iniciar o novo esporte.
http://www.youtube.com/watch?v=WWWncEFoooI
http://www.youtube.com/watch?v=Pklq2j0ee7g&feature=related
http://slacklinebrasil.ning.com/video/slackline-no-esporte (Minuto 2:15 até 3:35).
Ao assistirem os vídeos, cada aluno deverá destacar individualmente:
1) a forma mais simples de subir na Slackline;
2) como obter segurança ao caminhar – dois exemplos;
3) para qual ponto o praticamente deve fixar seu olhar;
4) a importância dos braços na realização dos movimentos na slackline.
Ambiente seguro com a colocação de colchões para a prática da slackline. http://www.crossfitkids.com/index.php/Workouts/index-month/2010/02/
Ao final do vídeo, o professor deverá realizar um rápido debate com a turma sobre os principais resultados obtidos nos escritos de cada aluno.
Atividade 3:
Esse será o momento de experimentação prática da turma. É importante que os alunos ampliem suas experiências motoras, nesse sentido, indico que as atividades práticas sejam realizadas em diversas aulas. Professor planeje a ampliação de atividades práticas que se estendam por várias aulas.
Outro ponto importante nesse tipo de atividade é evitar a formação de grande filas o que diminui o tempo de experiência motora de todos os alunos. Uma forma de solucionar o problema é construir estações que trabalhem o equilíbrio e não necessitem da atenção permanente do professor (não oferecem risco de serem realizadas sem o acompanhamento individualizado do professor).
Algumas opções:
1) caminhar sob um corda simples colocada no chão. O desafio é que os alunos consigam realizar o percurso sem encostar os pés no chão.
2) trabalho na plataforma de equilíbrio.
3) trabalho no banco sueco.
A atividade com a slackline deverá ser realizada em um espaço que não ofereça risco aos alunos. A escolha do local deve ter sido realizada previamente, assim como a preparação do equipamento para evitar tempo ocioso dos alunos. É importante atentar para a altura da ancoragem da slackline. Quanto mais próxima do solo melhor. Outro ponto importa é colocar colchões caso o piso seja de concreto para proteger os jovens de possíveis quedas.
Nenhum aluno deverá subir na slackline sem a supervisão do professor. Outros alunos também poderão ajudar na segurança do colega enquanto realizam a atividade.
Dica: Caro professor, caso não tenha nenhuma experiência previa com a slackline e outras atividades de aventura indico que procure ajuda de profissionais experientes. Tais modalidade são de grande interesse dos jovens e grande poder educativo no espaço escolar. No entanto, é fundamental atentar para os aspectos de segurança durante a iniciação de alunos. Para maiores informações acessar o site da “Rede Social de praticantes de Slackline do Brasil”.
http://slacklinebrasil.ning.com/
Como exercícios de iniciação os alunos poderão realizar:
1) a caminhada simples, com auxílio do professor (ver ilustrações do vídeos da atividade 2).
2) caminhada para trás, com auxílio do professor (ver ilustrações do vídeos da atividade 2).
3) mudar a direção na corda e caminhar na direção contrária.
Caberá ao professor identificar o nível inicial de cada aluno e propor atividades desafiadoras.
Dica: Caro professor, caso tenha algum aluno com experiência nesse tipo de atividade peça para ele relatar brevemente para os colegas como foi sua iniciação na modalidade e quais as principais dificuldades que um iniciante enfrenta na primeira experimentação.
Atividade 4:
O último momento da aula será um debate sobre as vivencias da atividade anterior. Organize um rápido debate com a turma sobre a experiência prática na slackline. O debate deverá destacar:
1) as sensações vividas durante as atividades práticas da slackline;
2) as principais dificuldades para caminhar na slackline;
3) as técnicas que utilizaram para se equilibrar na fita;
4) a evolução que puderam observar em suas performances após algumas horas de prática.
Outra opção interessante é o professor convidar um praticante de slackline da sua cidade para que a turma possa realizar uma entrevista. Caso seja possível, os alunos deverão previamente elaborar um roteiro de entrevista. Divida a turma em grupos de 5 alunos. Cada grupo deverá elaborar 3 perguntar sobre tópicos distintos. Por exemplo:
1) como iniciou na modalidade,
2) quais os locais preferidos para a prática,
3) como lidar com o medo das quedas, etc.
Ao final do debate, como forma de fixar os conteúdos debatidos, o professor pode propor uma tarefa individual final. Peça para os jovens elaborarem uma redação sobre um jovem menino que todas as noites sonha com grandes escaladas nas montanhas de sua cidade. Descreva a topografia da cidade, os principais medos, desejos e motivações do jovem escalador. As histórias poderão ser compartilhadas entre os colegas e auxiliar na construção de um grande mural sobre o tema da escalada.
Informações adicionais para o professor.
Ao final da aula o professor irá realizar um debate sobre os principais pontos da aula.
1) Destaque 2 pontos importante sobre a segurança dos iniciantes na slackline.
2) Indique as características de um terreno adequado para a prática do slackline.
2) Destaque a melhora observada na sua performance após a prática continuada na slackline.
3) Qual a principal habilidade que a prática do Slackline requer dos participantes?
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/12/2013
Cinco estrelasMuito esclarecedora!
16/05/2012
Cinco estrelasmuito boa a aula e é muito bom saber que a area de ed física esta se ampliando a esportes radicais e que tem gente formada interessada em divulgar estes e que coloque esse tipo de material na net para que nós estudantes de ed física tenhamos acesso a esse conhecimento ,parabéns pela iniciativa.
10/04/2012
Cinco estrelasNovas modalidades de esporte só enriquecem a capacidade de criação e reflexão dos alunos. Parabéns pela iniciativa.
16/12/2011
Cinco estrelasA aula de Slakcline foi importantíssima tanto para minha vida quanto para a educação, realmente parabenizo esse professor que realmente tem vontade e disposição de fazer o melhor para os seus alunos, sem pensar em sua comodidade e quando falamos de educação, falamos de nos envolver integralmente com o ensino aprendizagem de nossos alunos, despertando o interesse, por aprender, conhecer criar e inovar. E trabalhando com interdisciplinaridade, contribui ainda mais para que os alunos tenham prazer.