Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SOS Amazon

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Planejar ecoturismo
  • Aplicar estratégias de leitura: artigo de jornal
  • Consolidar estrutura de voz passiva no futuro
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber o Future e os modais may/might.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1   

Escreva no quadro a sigla: SOS e pergunte se os estudantes sabem o quê ela significa.

Resposta: Save our souls (salve nossas almas)

Para explicação detalhada da origem da sigla: http://pt.wikipedia.org/wiki/SOS - acesso em 15/09/10

Diga aos alunos que eles irão ler um texto. Peça para eles tentarem adivinhar o assunto que será abordado nesse texto.

Ajude-os sugerindo: o que está pedindo socorro? Animais? Plantas? Água? Clima? Amazônia, etc..

Escreva as sugestões no quadro. Deixe as sugestões escritas em um canto do quadro.

Em seguida peça aos alunos que visitem o site:  http://news.mongabay.com/2008/0801-amazon.html - acesso em 15/09/10

Esse site é um jornal online que contém informações sobre ciência e conservação ambiental.  Em pares ou grupos de três eles devem ler o tópico: “The Big Picture” para confirmar as suposições que estarão listadas no quadro. Essa leitura deverá ser feita rapidamente, somente para que eles confirmem qual das suposições escritas no quadro refere-se à aula de hoje.

Essa é uma estratégia de leitura chamada Skimming a qual é importante, pois ajudará os alunos a identificar a idéia principal do texto.

Para mais informações sobre estratégias de leitura visite o site abaixo. Nele você encontrará não somente explicação clara e detalhada sobre o assunto, como também sugestões de atividades que poderão ser usadas para trabalhar melhor essas estratégias com os estudantes.

http://www.veramenezes.com/leitura2.htm - acesso em 15/09/10 

Como alternativa você poderá imprimir a folha de atividades (worksheet) a seguir. Nela os alunos lerão um fragmento do mesmo texto disponível na internet.

Worksheet disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/sos-amazon - acesso em 16/09/10

Resposta: clima e Amazônia em perigo

Agora escreva no quadro:

1. Has the Amazon forest been resistant to extreme weather conditions?

2. Where can the reduction of rainfall affect?

3. What are the key factors to the Amazon salvation?

Peça aos alunos que leiam o texto novamente (somente o trecho referente ao tópico: The Big Picture no site sugerido acima ou no texto “The Future of the Amazon” disponível no worksheet) para responderem às perguntas no quadro. Cronometre de oito a dez minutos para que eles leiam. Incentive-os a fazerem uma leitura cuidadosa e que os direcione às respostas desejadas.

Para fazer essa atividade os alunos deverão usar outra estratégia de leitura: Scanning. Através dela o leitor sabe o que está procurando, ou seja, ele está procurando uma informação específica.

Para mais informações sobre essa estratégia de leitura visite o site: http://www.veramenezes.com/leitura2.htm - acesso em 15/09/10  

Respostas:

1. Yes, it has. - “On a historical basis the Amazon has proved to be tough to climate change” (fragmento do texto)

2. It can affect from “Mexico to Texas and the Gulf of Mexico” (fragment do texto)

3. “uncertainty over the scary impact of global warming and massive shifts in the international economy” (fragmento do texto)

Ao final do tempo peça a voluntários para compartilhares suas respostas com a turma e encerre a aula fazendo a pergunta a seguir.

Escreva no quadro:

                                 Are you optimistic about the future?

Encorage-os a expressarem suas opiniões.

Aula 2   

Caso tenha usado a internet para trabalhar o texto na aula anterior, você precisará imprimir e distribuir a versão disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/sos-amazon - acesso em 16/09/10

Peça aos alunos que se juntem em grupos de três ou quatro e leiam o texto dado.

Caso tenha usado o worksheet na aula anterior, peça aos estudantes para se juntarem em grupos e relerem o texto que foi dado.   

Enquanto isso escreva no quadro a seguinte atividade que deverá ser feita em seguida. Explique aos alunos que eles deverão ler o texto cuidadosamente e decidir em qual lacuna [ ] cada uma das frases abaixo se encaixa.

Escreva no quadro:

Match the sentences 1-4 with the spaces in the text [   ]:

1.      emerging trends suggest there is reason to believe the Amazon can avoid the worst

2.      because some projections are terrible, others less so

3.      However, never before the region has experienced the simultaneous impact of large-scale forest loss and degradation, fragmentation, forest fires, and climate change. 4.      These effects are not limited to local areas.

Respostas 3 4 2 1

Enquanto os alunos trabalham na atividade circule pela sala ajudando-os caso necessário. Peça aos grupos para compararem suas respostas antes de corrigir no quadro. Agora chame a atenção dos alunos para os trechos em destaque no texto.

Escreva as seguintes frases no quadro e peça aos alunos para colocá-las em frente à forma (ativa/passiva) correspondente:

…elevated temperatures and less rainfall will be experienced in parts of the Amazon,…

… these changes will affect the Amazon…

Escreva no quadro o seguinte:

Looking into the future:

Active

Passive  

Resposta:

Looking into the future:

Active … these changes will affect the Amazon…

Passive …elevated temperatures and less rainfall will be experienced in parts of the Amazon,…   

Agora peça aos alunos para observarem as expressões em destaque no texto e decidirem quais são ativas e quais são passivas.

Resposta:

Active - will get/ may have

Passive - might be burned or turned into   

Reveja a estrutura da voz ativa e passiva no futuro no quadro com a ajuda dos alunos.

Pergunte a eles: como é a estrutura do futuro na voz ativa?

Resposta no quadro:

Will/ may/ might + verbo = will affect

Pergunte:

E na voz passiva?

Resposta no quadro:

Will/ may/ might + be + participle of verb = will be experienced

Para mais explicações sobre o futuro ativo e passivo, visite: http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/passive - acesso em 15/09/10

Aula 3

Recapitule o assunto das aulas anteriores: SOS Amazon.

Diga aos alunos que eles irão planejar um projeto de eco-turismo para ajudar a salvar a Amazônia.

Escreva no quadro as seguintes perguntas:

1. What might be built/developed in the region?

2. Where will the tourists probably come from? How will you advertise?

3. What will the tourists do there?

4. Will there be any special attractions?

5. How might your project help the area and local people?

Peça aos alunos que se juntem em grupos de três ou quatro e discutam as perguntas dadas. Incentive-os a tomarem nota das informações que precisarão pesquisar para montarem o projeto.

Leve os alunos ao laboratório de informática. Eles deverão visitar os seguintes sites sobre ecoturismo na Amazônia e pesquisar as informações necessárias para o projeto:

http://www.istoeamazonia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=62&Itemid=77 – acesso em 15/09/10  

http://www.revistaturismo.com.br/ecoturismo/amazonia.html - acesso em 15/09/10  

Em seguida eles farão cartazes e apresentarão para a turma.         

Recursos Complementares

 Para mais informações sobre estratégias de leitura visite:

http://42explore.com/skim.htm - acesso em 15/09/10  

Para mais exercícios sobre o Future Passive, visite:

http://www.nonstopenglish.com/exercise.asp?exid=921 – acesso em 15/09/10 

Avaliação

Avalie os cartazes produzidos na última atividade da aula 3.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.