20/10/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer a dinâmica geral do Quimbol;
Conhecer em linhas gerais a origem do Quimbol;
Vivenciar possibilidades de variações do Quimbol;
Ampliar o conhecimento acerca das manifestações esportivas existentes.
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Iniciar a aula convidando a turma para aprender um esporte diferente: O quimbol. Perguntar se eles já ouviram falar ou se já assistiram na TV. Em seguida, apresentar os seguintes vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=yYrQfuvTKY4 (Acesso em 19/09/2010).
Após apreciação do vídeo, o professor poderá questionar se este esporte se assemelha a algum outro conhecido pelas crianças. A idéia aqui é que a turma identifique as semelhanças com o tênis, o vôlei e o futebol. Em seguida, explicar que trata-se de um jogo que usa uma mistura dos três esportes: vôlei, tênis e futebol. Com a quadra nas mesmas medidas do vôlei - inclusive a altura da rede - o esporte é disputado por dois times de quatro atletas em cada lado. Cada um empunhando uma raquete adaptada, precisam fazer mais pontos para vencer a partida. Uma equipe pode fazer entre dois e três toques até passar a bolinha para o outro lado, semelhante ao vôlei e com a raquete utiliza-se das referências do tênis. Além da raquete, os esportistas podem amortecer as jogadas com o próprio corpo, da mesma maneira que o futebol, fazendo do quimbol o único esporte de raquete em grupo do mundo. Disputado em quatro tempos de 10 minutos cada, podendo ser estendido para um extra de cinco, em caso de empate, o quimbol é disputado em três modalidades: na quadra, na praia ou no salão.
Para ilustrar a explicação o professor poderá usar as imagem abaixo.
http://www.aesportiva.com.br/catalogo/m12_bus_det.asp?cod_pagina=1313&prod_cod=7
http://www.kala.com.br/index.php?p=noticia_ler&id=6449
O Quimbol é um novo jogo construído a partir das idéias do “Quim”- Joaquim Bueno de Camargo (falecido aos 78 anos, em 2004, na cidade de Piracicaba/SP), daí seu nome, pois, quando surgiu em 1947, seus amigos denominavam a nova prática como o “Jogo do Quim”. Retomado nos anos 2000, evoluiu e hoje já é praticado por um grande número de pessoas em Piracicaba e já se dissemina por outras cidades e estados.
OBS: O Quimbol ainda não é um esporte institucionalizado, não possui federações ou confederações. É um jogo que ainda está em pleno desenvolvimento. Portanto, possíveis alterações visando adaptá-lo às necessidades de sua prática enquanto jogo, ou mesmo esporte, poderão ocorrer a qualquer momento ao longo de sua evolução.
Nesta atividade, as crianças serão convidadas a participar de um jogo de quimbol. Para tal, será necessário dividir a turma em times de quatro jogadores, cada um com uma raquete - que pode ser de madeira ou plástico - e uma bolinha de espuma. O jogo consiste em passar a bolinha entre os jogadores com o objetivo de rebate-lá para o outro lado da quadra e marcar pontos. O jogo pode ser realizado em uma quadra de vôlei ou, caso a escola não possua uma, qualquer lugar demarcado, com uma rede ou corda estendida para separar os dois lados do campo.
As regras do jogo podem ser encontradas em: http://jogosabertos2008.selam.piracicaba.sp.gov.br/goto/store/textos.aspx?SID=ee368ec503ada42a9789b37d23300f49&id=24
(Acesso em 19/09/2010).
Neste momento da aula, o professor pedirá que a turma se organize em grupos de mais ou menos 5 crianças. A tarefa será: Criar formas de brincar e jogar, tendo como referência os princípios do quimbol. As formas criadas poderão ser registradas numa descrição de como jogar para que sejam vivenciadas pela turma nas aulas seguintes.
(Acessos em 19/09/2010).
Neste momento, a turma deverá ser dividida em grupos de mais ou menos 5 componentes. Cada grupo terá uma tarefa diferente.
Grupo 1- Decrever como é o jogo de quimbol.
Grupo 2 - Descrever quais são as principais regras?
Grupo 3 - Apresentar as formas difrenciadas de jogar quimbol criadas pela turma na atividade 3.
O trabalho desenvolvido pelos grupos deverá ser estruturado em forma de paineis para serem expostos na escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!