Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo um Jogo/Esporte diferente: Quimbol

 

20/10/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a dinâmica geral do Quimbol;

Conhecer em linhas gerais a origem do Quimbol;

Vivenciar possibilidades de variações do Quimbol;

Ampliar o conhecimento acerca das manifestações esportivas existentes.

Duração das atividades
60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O que é Quimbol?

Iniciar a aula convidando a turma para aprender um esporte diferente: O quimbol. Perguntar se eles já ouviram falar ou se já assistiram na TV. Em seguida, apresentar os seguintes vídeos:   http://www.youtube.com/watch?v=yYrQfuvTKY4  (Acesso em 19/09/2010).

Após apreciação do vídeo, o professor poderá questionar se este esporte se assemelha a algum outro conhecido pelas crianças. A idéia aqui é que a turma identifique as semelhanças com o tênis, o vôlei e o futebol. Em seguida, explicar que trata-se de um jogo que usa uma mistura dos três esportes: vôlei, tênis e futebol. Com a quadra nas mesmas medidas do vôlei - inclusive a altura da rede - o esporte é disputado por dois times de quatro atletas em cada lado. Cada um empunhando uma raquete adaptada, precisam fazer mais pontos para vencer a partida. Uma equipe pode fazer entre dois e três toques até passar a bolinha para o outro lado, semelhante ao vôlei e com a raquete utiliza-se das referências do tênis. Além da raquete, os esportistas podem amortecer as jogadas com o próprio corpo, da mesma maneira que o futebol, fazendo do quimbol o único esporte de raquete em grupo do mundo. Disputado em quatro tempos de 10 minutos cada, podendo ser estendido para um extra de cinco, em caso de empate, o quimbol é disputado em três modalidades: na quadra, na praia ou no salão.

  Para ilustrar a explicação o professor poderá usar as imagem abaixo.    

http://www.aesportiva.com.br/catalogo/m12_bus_det.asp?cod_pagina=1313&prod_cod=7

http://www.kala.com.br/index.php?p=noticia_ler&id=6449

 Sobre a origem do Quimbol:  

O Quimbol é um novo jogo construído a partir das idéias do “Quim”- Joaquim Bueno de Camargo (falecido aos 78 anos, em 2004, na cidade de Piracicaba/SP), daí seu nome, pois, quando surgiu em 1947, seus amigos denominavam a nova prática como o “Jogo do Quim”. Retomado nos anos 2000, evoluiu e hoje já é praticado por um grande número de pessoas em Piracicaba e já se dissemina por outras cidades e estados.  

OBS: O Quimbol ainda não é um esporte institucionalizado, não possui federações ou confederações. É um jogo que ainda está em pleno desenvolvimento. Portanto, possíveis alterações visando adaptá-lo às necessidades de sua prática enquanto jogo, ou mesmo esporte, poderão ocorrer a qualquer momento ao longo de sua evolução.

Atividade 2: Jogando Quimbol 

Nesta atividade, as crianças serão convidadas a participar de um jogo de quimbol. Para tal, será necessário dividir a turma em times de quatro jogadores, cada um com uma raquete - que pode ser de madeira ou plástico - e uma bolinha de espuma. O jogo consiste em passar a bolinha entre os jogadores com o objetivo de rebate-lá para o outro lado da quadra e marcar pontos. O jogo pode ser realizado em uma quadra de vôlei ou, caso a escola não possua uma, qualquer lugar demarcado, com uma rede ou corda estendida para separar os dois lados do campo.  

As regras do jogo podem ser encontradas em: http://jogosabertos2008.selam.piracicaba.sp.gov.br/goto/store/textos.aspx?SID=ee368ec503ada42a9789b37d23300f49&id=24  

(Acesso em 19/09/2010).

 Atividade 3: Criando outras formas de jogar/brincar de quimbol

Neste momento da aula, o professor pedirá que a turma se organize em grupos de mais ou menos 5 crianças. A tarefa será: Criar formas de brincar e jogar, tendo como referência os princípios do quimbol. As formas criadas poderão ser registradas numa descrição de como jogar para que sejam vivenciadas pela turma nas aulas seguintes.

Recursos Complementares
Avaliação

Neste momento, a turma deverá ser dividida em grupos de mais ou menos 5 componentes. Cada grupo terá uma tarefa diferente.

Grupo 1- Decrever como é o jogo de  quimbol.

Grupo 2 - Descrever quais são as principais regras?

Grupo 3 - Apresentar as formas difrenciadas de jogar quimbol criadas pela turma na atividade 3.

O trabalho desenvolvido pelos grupos deverá ser estruturado em forma de paineis para serem expostos na escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.