Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A bit of a problem

 

21/10/2010

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Praticar estruturas de narrativa
  • Trabalhar o uso de conectivos
  • Aplicar estratégias de leitura: e-mail
  • Consolidar a prática de “brainstorm ideas”
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber os modais could e would.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1   

Introduza o assunto da aula fazendo as perguntas seguintes e encorajando a turma a dar sua opinião.   

Pergunte:   

As pessoas que vocês conhecem têm o costume de te pedir favores?

E você, concorda em fazê-los ou não? Por quê?

Você tem costume de pedir favor a alguém?   

Escreva no quadro:   

1. Could you recommend a good hotel for my friends?

2. Would you mind putting some friends up for a few days?   

Peça aos alunos para se juntarem em grupos de três ou quatro. Explique que eles deverão refletir sobre como responderiam a essas perguntas.   

Escreva no quadro:   

Como você responderia a essas perguntas se:   

a. você concordasse em fazer o favor?

b. você  não pudessem fazer o favor?   

Peça algumas sugestões, escreva no quadro e em seguida cronometre de três a cinco minutos para que eles façam a atividade.

Sugestões de respostas:   

1. a) Of course./ Certainly./ Sure./ I’d love to.     

    b) No, not at all./ Of course not./ I’d love to.   

2. a) I’m sorry, but…/ I’m afraid I can’t.     

   b) I’m sorry, but…/ I’m afraid I can’t.   

Distribua o worksheet (folha de atividades) disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/a-bit-of-a-problem - acesso em 16/09/10

Peça aos alunos para lerem o e-mail na atividade 1 rapidamente. Explore as informações gerais do e-mail fazendo as seguintes perguntas: (as respostas estão entre parênteses)  

1. What is it? (an e-mail)

2. Who is it to? (Armando Silva)

3. Who is it from? (Mike Hawkins)

4. What is it about? (a favor)   

Encoraje a turma a responder.  

Escreva no quadro:   

1. Which favor did Armando ask?

2. Is Mike able to do the favor?   

Peça aos alunos para, em grupos, lerem o texto em busca de respostas para as perguntas no quadro.   

Resposta:  

 1. Would you mind putting some friends up for a few days?

2. No.   Agora peça a eles que façam a atividade e da folha de exercícios.

Eles deverão escolher a forma correta para completar o e-mail.   

Resposta:   1. B 2. A 3. A 4. A 5. B 6. B 7. C 8. A 9. C 10. B 11. C 12. C   

Antes de corrigir peça que os alunos comparem suas respostas.   

Aula 2 

Comece retomando o assunto da aula anterior. Peça aos alunos para relerem o e-mail dado na atividade 1 do worksheet (folha de atividades) dada na aula passada e disponível em https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/a-bit-of-a-problem - acesso em 16/09/10.

Enquanto isso escreva no quadro:

Look at the words/expressions in yellow. Are these sentences True [T] or False [F]?

1. Mike’s a little embarrassed to admit that he’d lost Armando’s e-mail. [   ]

2. If Mike’s neighbor hadn’t left the key with the porter, the damage to his flat could have been much worse. [   ]

3. Mike usually gets on well with his in-laws, but not at the moment. [   ]

4. Mike wasn’t surprised that his neighbor refused to accept responsibility for what happened. [   ]

5. Mike thinks most people in his situation would make the neighbor pay. [   ]

6. Mike gets the main point of his e-mail in the last paragraph. [   ]

Em seguida peça aos alunos para se juntarem em pares e discutirem se as sentenças no quadro são verdadeiras ou falsas. Cronometre de cinco a sete minutos para a atividade, depois peça aos pares para compararem suas respostas antes de corrigir no quadro com a turma.

Respostas: 1. T 2. T 3. F 4. F 5. T 6. T

Agora distribua a folha de atividades 2 (worksheet 2) disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/a-bit-of-a-problem - acesso em 16/09/10

Peça às duplas para fazerem a atividade 1. Eles deverão retornar ao e-mail dado na folha de atividades 1 da aula passada, observar as palavras ou expressões em destaque e em seguida completar o quadro com as expressões apropriadas.

Resposta: 1. actually 2. fortunately 3. believe it or not 5. anyway 6. as you can imagine

Antes de corrigir no quadro, peça às duplas que comparem suas respostas.

Aula 3

Na folha de atividades 2 distribuída na aula anterior, chame a atenção dos estudantes para a imagem no exercício 2.

Pergunte: O que vocês vêem nessa imagem?

Resposta: Um parque, pessoas, uma casca de banana.

O que isso te faz pensar?

Encoraje-os a expressarem sua opinião. Conduza de forma que eles concluam que alguém pode ter pisado nessa casca de banana e caído enquanto corria no parque.

Agora peça que leiam o texto: Ben’s disastrous Day! E assim que terminarem peça que formem grupos de três ou quatro. Explique que eles deverão trabalhar com uma ferramenta de criatividade chamada “Brainstorming”, ou seja, “Tempestade de pensamentos”, que é útil quando se deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de idéias, e consiste em dar vazão máxima a pensamentos relacionados ao tema em pauta.

Leia a instrução da atividade na folha de exercícios para que não haja dúvidas quanto ao que deve ser feito. Cronometre de cinco a sete minutos para essa atividade. Em seguida peça a voluntários para compartilharem suas conclusões com a turma e escreva no quando suas sugestões.

Possíveis respostas: 

As frases estão curtas demais e devem ser unidas através de conectivos (and , so, after, etc.)

O texto não transmite emoção e tem poucos detalhes.  

Por fim os alunos deverão reescrever o texto usando suas idéias.     

Recursos Complementares

Para mais informações sobre advérbios e expressões adverbiais, visite:

http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/adverbio1.php  - acesso em 16/09/10

Para mais detalhes sobre a ferramenta de criatividade “Brainstorming”, visite:

http://criatividade.files.wordpress.com/2007/02/brainstorming.pdf - 16/09/10

Avaliação

Recolha o texto produzido na última atividade e avalie-o.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.