21/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Os alunos deverão saber os modais could e would.
Aula 1
Introduza o assunto da aula fazendo as perguntas seguintes e encorajando a turma a dar sua opinião.
Pergunte:
As pessoas que vocês conhecem têm o costume de te pedir favores?
E você, concorda em fazê-los ou não? Por quê?
Você tem costume de pedir favor a alguém?
Escreva no quadro:
1. Could you recommend a good hotel for my friends?
2. Would you mind putting some friends up for a few days?
Peça aos alunos para se juntarem em grupos de três ou quatro. Explique que eles deverão refletir sobre como responderiam a essas perguntas.
Escreva no quadro:
Como você responderia a essas perguntas se:
a. você concordasse em fazer o favor?
b. você não pudessem fazer o favor?
Peça algumas sugestões, escreva no quadro e em seguida cronometre de três a cinco minutos para que eles façam a atividade.
Sugestões de respostas:
1. a) Of course./ Certainly./ Sure./ I’d love to.
b) No, not at all./ Of course not./ I’d love to.
2. a) I’m sorry, but…/ I’m afraid I can’t.
b) I’m sorry, but…/ I’m afraid I can’t.
Distribua o worksheet (folha de atividades) disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/a-bit-of-a-problem - acesso em 16/09/10
Peça aos alunos para lerem o e-mail na atividade 1 rapidamente. Explore as informações gerais do e-mail fazendo as seguintes perguntas: (as respostas estão entre parênteses)
1. What is it? (an e-mail)
2. Who is it to? (Armando Silva)
3. Who is it from? (Mike Hawkins)
4. What is it about? (a favor)
Encoraje a turma a responder.
Escreva no quadro:
1. Which favor did Armando ask?
2. Is Mike able to do the favor?
Peça aos alunos para, em grupos, lerem o texto em busca de respostas para as perguntas no quadro.
Resposta:
1. Would you mind putting some friends up for a few days?
2. No. Agora peça a eles que façam a atividade e da folha de exercícios.
Eles deverão escolher a forma correta para completar o e-mail.
Resposta: 1. B 2. A 3. A 4. A 5. B 6. B 7. C 8. A 9. C 10. B 11. C 12. C
Antes de corrigir peça que os alunos comparem suas respostas.
Aula 2
Comece retomando o assunto da aula anterior. Peça aos alunos para relerem o e-mail dado na atividade 1 do worksheet (folha de atividades) dada na aula passada e disponível em https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/a-bit-of-a-problem - acesso em 16/09/10.
Enquanto isso escreva no quadro:
Look at the words/expressions in yellow. Are these sentences True [T] or False [F]?
1. Mike’s a little embarrassed to admit that he’d lost Armando’s e-mail. [ ]
2. If Mike’s neighbor hadn’t left the key with the porter, the damage to his flat could have been much worse. [ ]
3. Mike usually gets on well with his in-laws, but not at the moment. [ ]
4. Mike wasn’t surprised that his neighbor refused to accept responsibility for what happened. [ ]
5. Mike thinks most people in his situation would make the neighbor pay. [ ]
6. Mike gets the main point of his e-mail in the last paragraph. [ ]
Em seguida peça aos alunos para se juntarem em pares e discutirem se as sentenças no quadro são verdadeiras ou falsas. Cronometre de cinco a sete minutos para a atividade, depois peça aos pares para compararem suas respostas antes de corrigir no quadro com a turma.
Respostas: 1. T 2. T 3. F 4. F 5. T 6. T
Agora distribua a folha de atividades 2 (worksheet 2) disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/a-bit-of-a-problem - acesso em 16/09/10
Peça às duplas para fazerem a atividade 1. Eles deverão retornar ao e-mail dado na folha de atividades 1 da aula passada, observar as palavras ou expressões em destaque e em seguida completar o quadro com as expressões apropriadas.
Resposta: 1. actually 2. fortunately 3. believe it or not 5. anyway 6. as you can imagine
Antes de corrigir no quadro, peça às duplas que comparem suas respostas.
Aula 3
Na folha de atividades 2 distribuída na aula anterior, chame a atenção dos estudantes para a imagem no exercício 2.
Pergunte: O que vocês vêem nessa imagem?
Resposta: Um parque, pessoas, uma casca de banana.
O que isso te faz pensar?
Encoraje-os a expressarem sua opinião. Conduza de forma que eles concluam que alguém pode ter pisado nessa casca de banana e caído enquanto corria no parque.
Agora peça que leiam o texto: Ben’s disastrous Day! E assim que terminarem peça que formem grupos de três ou quatro. Explique que eles deverão trabalhar com uma ferramenta de criatividade chamada “Brainstorming”, ou seja, “Tempestade de pensamentos”, que é útil quando se deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de idéias, e consiste em dar vazão máxima a pensamentos relacionados ao tema em pauta.
Leia a instrução da atividade na folha de exercícios para que não haja dúvidas quanto ao que deve ser feito. Cronometre de cinco a sete minutos para essa atividade. Em seguida peça a voluntários para compartilharem suas conclusões com a turma e escreva no quando suas sugestões.
Possíveis respostas:
As frases estão curtas demais e devem ser unidas através de conectivos (and , so, after, etc.)
O texto não transmite emoção e tem poucos detalhes.
Por fim os alunos deverão reescrever o texto usando suas idéias.
Para mais informações sobre advérbios e expressões adverbiais, visite:
http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/adverbio1.php - acesso em 16/09/10
Para mais detalhes sobre a ferramenta de criatividade “Brainstorming”, visite:
http://criatividade.files.wordpress.com/2007/02/brainstorming.pdf - 16/09/10
Recolha o texto produzido na última atividade e avalie-o.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!