08/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Some e any e suas formas derivadas, simple present (com uso de DO e DOES), nationalities
Aula 1
Escreva no quadro a palavra:
Pergunte aos alunos se eles sabem o que significa e o que eles pensam quando vêem essa palavra.
Pode-se definir estereótipo como sendo generalizações, ou pressupostos, que as pessoas fazem sobre as características ou comportamentos de grupos sociais específicos ou tipos de indivíduos. O estereótipo é geralmente imposto, segundo as características externas, tais como a aparência (cabelos, olhos, pele), roupas, condição financeira, comportamentos, cultura, sexualidade, sendo estas classificações (rotulagens) nem sempre positivas que podem muitas vezes causar certos impactos negativos nas pessoas.
Para uma definição mais detalhada visite:
http://www.infoescola.com/sociologia/estereotipo/ - acesso em 16/09/10
Imagem do recurso
Provoque uma discussão sobre os aspectos negativos dos estereótipos. Conduza a discussão para os estereótipos de acordo com nacionalidades.
Escreva no quadro as frases abaixo, a tradução está entre parênteses e não deve ser escrita.
1. Any Colombian is a drug dealer. (Qualquer colombiano é traficante)
2. Anybody from England is reserved and distant. (Qualquer um da Inglaterra é reservado e distante)
3. Anyone in Portugal is stupid. (Qualquer um em Portugal é burro)
Pergunte aos alunos o que eles acham desses estereótipos e até que ponto eles os consideram verdadeiros. Conduza a conversa de forma que a classe conclua que não se deve generalizar a respeito de características de acordo com nacionalidades, pois sempre existem diferenças entre pessoas.
Reescreva as frases anteriores substituindo as palavras: any, anybody e anyone por: some.
Escreva no quadro:
4. Some Colombians are drug dealers. (Alguns colombianos são traficantes)
5. Some people from England are reserved and distant. (Algumas pessoas da Inglaterra são reservadas e distantes)
6. Some people in Portugal are stupid. (Qualquer um em Portugal é burro)
Agora escreva no quadro as seguintes sentenças e peça aos alunos para, em pares, discutirem o significado da palavra ANY
a. Any child can use a computer nowadays.
b. There isn’t any food in the fridge.
c. Do you have any money?
Após alguns minutos peça a voluntários para compartilharem suas respostas.
Resposta:
a. qualquer
b. nenhuma
c. algum
Agora peça aos mesmos pares para discutirem a diferença das seguintes frases.
Escreva no quadro:
a. I’m sure someone can answer that question.
b. I’m sure anyone can answer that question.
Após alguns minutos peça a voluntários para compartilhares suas conclusões com a turma.
Resposta:
a. someone = alguém especial
b. anyone = qualquer pessoa
Conclua explicando que some e seus derivados (somebody/someone/something/somewhere) têm sentido limitador, específico e que any e seus derivados (anybody/anyone/anything/anywhere) têm sentido amplo e indefinido.
Aula 2
Comece perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a Inglaterra e sobre os Estados Unidos. Peça a eles que discutam o que sabem sobre esses países em grupos de três ou quatro. Você precisará imprimir a folha de atividades (worksheet) disponível em https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/all-the-same - acesso em 16/09/10.
Corte a folha no local indicado e peça aos alunos para se organizarem em pares. Dê uma metade da folha para cada aluno das duplas e explique que eles farão um quiz sobre coisas típicas na Inglaterra e nos Estados Unidos. Cada aluno deverá ler as frases do seu quiz para que seu colega diga qual a resposta acha ser certa. Em seguida o aluno que leu as frases deverá confirmar se a resposta dada pelo colega está certa ou errada usando uma das seguintes frases.
Escreva no quadro:
Se estiver certa: That's right!
Se estiver errada: Sorry, wrong answer. (dê a resposta certa)
Aula 3
Você precisará levar os alunos ao laboratório de informática para trabalhar o conteúdo dessa aula. Peça a eles que se juntem em grupos de três ou quatro pessoas.
Comece perguntando aos alunos se eles têm costume de estereotipar pessoas. Faça uma breve discussão com a classe encorajando-os a compartilharem suas opiniões.
Em seguida peça a eles que visitem o site: http://www.getcrafty.com/viewtopic.php?p=50229 – acesso em 16/09/10
Imagem do recurso
Nesse site eles verão um fórum em que pessoas de diversas partes do mundo discutem os estereótipos atribuídos às pessoas de seu país ou região. Peça que eles anotem as características que chamarem mais a sua atenção. Instrua-os a usarem um dicionário online para ajudá-los a entender o vocabulário relacionado ao tema.
Sugestão de dicionário online: http://www.thefreedictionary.com/ - acesso em 16/09/10
Imagem do recurso
Após alguns minutos peça aos grupos que se juntem e comparem suas descobertas. Eles trocarão idéias com base no que leram no fórum, apenas. Essa atividade é voltada para a expansão de vocabulário acerca do tema trabalhado e para emprego de estratégias de leituras.
Para terminar, peça aos alunos que visitem o link abaixo o qual contém um quiz sobre estereótipos sobre nacionalidades. Explique que esse quiz não deve ser levado a sério, pois é uma paródia, ou seja, uma brincadeira a respeito de alguns estereótipos populares.
http://www.youthink.com/quiz.cfm?action=go_detail&sub_action=take&obj_id=244&take_again=yes – acesso em 16/09/10
Para mais atividades sobre any (e seus derivados) e some (e seus derivados), visite:
http://esl.about.com/library/beginner/blsomeany.htm - acesso em 16/09/10
Avalie as anotações feitas pelos alunos na atividade dada na aula 3.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!