Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Conhecer diferentes conceitos por meio da música. 

2) Utilizar a música como recurso de aprendizagem.

3) Vivenciar a musicalidade na sala de aula e na escola.

4) Sensibilizar-se através da música.  

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS AO/A PROFESSOR/A:

Professor/a, sabemos que a música exerce grande influência sobre a criança, uma vez que representa um fenômeno corporal, rítmico, sonoro, além disso, é capaz de transformar ambientes e dar um colorido especial à vida das pessoas. Especificamente com as crianças, é possível perceber nas brincadeiras cantadas como elas se exercitam e integram-se de forma livre, espontânea, fazendo com que a afetividade se aprimore, valores morais e éticos sejam incorporados e comportamentos agressivos sejam transformados. A música contribui ainda no desenvolvimento das diversas linguagens, sobretudo a oral, expandindo o vocabulário e a forma de os/as alunos/as se comunicarem. Assim, essa aula tem o propósito de demonstrar ao/a professor/a como a música pode contribuir para aprendizagem das crianças. Acreditamos que esse recurso proporciona um ambiente agradável na escola e  permite trabalhar com os/as alunos/as de uma forma plena, com sua afetividade, suas percepções, seus sentidos, sua criatividade.    

ATIVIDADE 1:   

1º Momento: Professor/a convide os/as alunos/as para iniciarem a atividade cantando uma música. Antes de aprenderem a melodia da música, explique que você lhes apresentará a letra da mesma para que eles repitam e  memorizem no ritmo apresentado. Propor aos/as alunos/as que façam dois círculos onde deverão formar duplas. À medida que a música for cantada, faz-se os seguintes gestos: a) aperto de mão, b) Mão com mão, c) Palma, d) Mão com mão, e) Abraço.  

Música: “Como vai você” (Thelma Chan)

"Boa tarde como vai você

Meu amigo como é bom te ver

Palma palma, mão com mão

Agora um abraço de coração" 

Professor/a, você encontrará a canção no livro/Cd Pirralhada de Thelma Chan.

2º Momento: Após os/as alunos/as se cumprimentarem com a brincadeira cantada, convide-os a sentarem em círculo para refletirem: O que vocês acharam dessa forma de cumprimentar os/as colegas/as? Vocês costumam dizer "boa tarde" aos/as colegas sempre que chegam à escola? Vocês gostaram de cumprimentar seus colegas com um abraço? Alguém se sentiu incomodado com tal atividade? Por quê?

3º Momento: Os/as alunos/as deverão sugerir novas formas de cumprimentar os/as colegas e professore/as, indicando também gestos que acompanhem.

Atividade 2:

1º Momento: Convide os/as alunos/as a assistirem ao Vídeo do Youtube: Ora Bolas- Palavra Cantada, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=AewiIY5jHy0 

Ora Bolas- Palavra Cantada

"Oi, oi, oi, olha aquela bola, a bola pula bem no pé, no pé do menino! Quem é esse menino? Esse menino é meu vizinho! Onde ele mora? Mora lá naquela casa! Onde está a casa? A casa tá na rua! Onde está a rua? Tá dentro da cidade! Onde está a cidade? Do lado da floresta! Onde é a floresta? A floresta é no Brasil! Onde está o Brasil? Tá na América do Sul, no continente americano, cercado de oceano, das terras mais distantes de todo o planeta. E como é o planeta? O planeta é uma bola que rebola lá no céu (bis)"

2º Momento: Após a exibição do vídeo, pergunte aos/as alunos/as: Sobre qual tema fala esse vídeo? Quais os conteúdos pedagógicos trabalhados nesse vídeo? O que podemos aprender com essa música? 

3º Momento: Após essa exploração inicial do vídeo, solicite aos/as alunos/as que se sentem em duplas para responderem às questões como se eles fossem o menino da música. Para cada pergunta, eles deverão responder de acordo com a sua realidade. Ex: "Quem é esse menino? Esse menino se chama João, tem 8 anos, é moreno e gosta de jogar futebol.  Onde ele mora? Ele mora em uma casa amarela, na rua ..."

Sugere-se que as respostas sejam registradas em cartazes que poderão ser ilustrados posteriormente com detalhes sobre o endereço dos/as alunos.

Perguntas a serem respondidas:

1) Quem é esse menino? 2) Onde ele mora? 3) Onde está a casa? 4) Onde está a rua? 5) Onde está a cidade? 6) Onde é a floresta? 7) Onde está o Brasil? 8) E como é o planeta?

4º Momento: Cada dupla deverá apresentar as suas produções aos demais colegas. Nesse momento, professor/a, é fundamental que se explore: elementos de vida apresentados pelos/as alunos/as, endereços, noção de localização geográfica, quantidade de crianças que moram em determinado bairro, percepções sobre o planeta, questões ambientais, dentre outros conceitos importantes.  

5º Momento: Para fechar a atividade de uma forma lúdica, possibilitando a vivência da musicalidade na sala de aula e a sensibilização através da música, convide os/as alunos para apresentarem a canção como se fosse um jogral. Para isso, divida o grupo em dois sub-grupos e separe os trechos da música para ser ensaiada e cantada na aula.

Grupo A: Faz as perguntas                                                   

1) Quem é esse menino?

2) Onde ele mora?                                                        

3) Onde está a casa?

4) Onde está a rua?

5) Onde está  a cidade?

6) Onde está a floresta?

7) Onde está o Brasil?

8) E como é o planeta?

Grupo B: Responde as perguntas

1) Esse menino é meu vizinho

2) Mora lá naquela casa

3) A casa está na rua.

4) Tá dentro da cidade.

5) Do lado da floresta.

6) Tá na América do Sul, no continente americano, cercado de oceano, das terras mais distantes de todo o planeta

7) O planeta é uma bola que rebola lá no céu 

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Professor/a, convide os/as alunos/as para ouvirem a canção "Muito e Pouco" de autoria de Thelma Chan, disponível em Livro/CD Pirralhada

Muito e Pouco- Thelma Chan (Livro/CD- Pirralhada)

"Quando tomo sorvete quero tomar muito, muito, muito!

Mas a minha mãe não deixa, quer que eu tome pouco, pouco.

Diz que eu vou ficar com muita tosse, minha mãe é um pouco exagerada

Mas é melhor tomar pouco sorvete que não tomar nada"

2º Momento: Após a audição da música, refletir com os/as alunos/as: O que vocês acharam dessa música? Isso já aconteceu com vocês? Quando vocês tomam sorvete querem tomar muito? O que mais que vocês querem fazer e que as mães de vocês não deixam? E na escola? O que vocês querem fazer muito e o/a professor/a não deixa?

3º Momento: Distribuir aos/as alunos/as fichas de papel cartão para que registrem coisas que gostariam de fazer ou de ter em grande quantidade e que não é possível. O/a aluno/a poderá utilizar exemplos de situações em família ou na escola.

4º Momento: Trocar as fichas entre si sendo que os/as alunos deverão dar sugestões aos/as colegas de como agirem diante do limite imposto.

Professor/a, aproveite a canção para trabalhar regras da sala de aula, noções de quantidade, consumismo, relação afetiva com os pais, professores e colegas, dentre outros.

Professor/a, Thelma Chan tem um rico material para se trabalhar conceitos como cores, formas, tamanhos, quantidades, bem como explorar esquema corporal, dentre outros conceitos através da música. Acesse o seguinte site para maiores informações: http://www.thelmachan.com.br/

ATIVIDADE 4:

1º Momento: Exibir aos/as alunos/as o vídeo: "Fome Come" - Palavra Cantada, disponível em:

2º Momento: Professor/a disponibilize a letra da música aos/as alunos/as:

FOME COME- Palavra Cantada

"Gente eu tô ficando impaciente

A minha fome é persistente

Come frio come quente

Come o que vê pela frente

Come a língua come o dente

Qualquer coisa que alimente

A fome come simplesmete

Come tudo no ambiente

Tudo que seja atraente

É uma forma absorvente

Come e nunca é suficiente

Toda fome é tão carente

Come o amor que a gente sente

A fome come eternamente.

No passado e no presente

A fome é sempre descontente

Fome come fome come

Se vem de fora ela devora ela devora ela devora (qualquer coisa que alimente)

Se for cultura ela tritura ela tritura

Se o que vem é uma cantiga ela mastiga ela mastiga

Ela então nunca discute só deglute só deglute

E se for conversa mole se for mole ela engole"

3º momento: Explore o vídeo com os/as alunos/as: Do que fala essa música? Os compositores estão se referindo a qual fome? Vocês sentem fome? Vocês têm fome de quê? Que sentimentos lhe despertaram essa canção?

Professor/a é importante refletir com os/as alunos/as que a música está se referindo à uma fome que não necessariamente é de alimento, mas fome de amor, fome de cultura, fome de coisas atraentes e importantes para o desenvolvimento das pessoas.. 

4º momento: Os/as alunos/as deverão se reunir em trios para refletirem sobre elementos que lhes alimentam, lhes satisfazem, lhes fazem bem e dos quais eles dependem diariamente.

5º Momento: Professor/a para finalizar essa atividade, você precisará de copos ou latinhas para explorar a música conforme ela foi apresentada. Para isso, sugere-se que se divida a turma em sub-grupos de quatro e apresente novamente o vídeo ou coloque a música para os/as alunos/as ouvirem repetidas vezes. O importante é que eles/as trabalhem o ritmo e a sintonia de forma lúdica e prazerosa. 

Professor/a caso você perceba nos/as alunos/as interesse para aprender o jogo dos copos, você poderá utilizar o seguinte vídeo para trabalhar:

http://www.youtube.com/watch?v=ft6Kg7S-LBE&feature=related 

Vale ressaltar que, sempre que possível, é fundamental que o professor/a selecione cantigas e parlendas que estimulam a aprendizagem de conteúdos e conceitos importantes para a faixa etária que está trabalhando proporcionando um ambiente lúdico e prazeroso para as crianças. Para exemplificar, o professor poderá explorar a partir da música "Fome Come": rimas e aliterações, verbos, substantivos, adjetivos, pronomes, enfim, conteúdos curriculares da Língua Portuguesa e de outras áreas do conhecimento que poderão ser abordados de forma contextualizada e significativa para os alunos. 

Recursos Complementares

Professor/a acesse os sites abaixo e você encontrará excelentes sugestões de propostas pedagógico-musicais para os professores de educação básica.

http://lengalalenga.com.br/ 

http://www.thelmachan.com.br/ 

http://www.palavracantada.com.br/final/index.aspx  

Outros recursos:

Material eletrônico: Música na escola, disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/arte/musica/ 

FRANÇA, C. C. Poemas Musicais: ondas, meninas, estrelas e bichos. Belo Horizonte, 2003.  

FRANÇA, C. C. O som e a forma, do gesto ao valor. In: Ensino de música: propostas para se pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

Avaliação

Professor/a, procure observar durante as aulas se os/as alunos/as puderam perceber o quanto a música facilita a aprendizagem de vários conteúdos. Pergunte aos/as aluno/as o que eles/as sentiram ao vivenciarem a musicalidade na sala de aula e peça que eles/as dêem sugestões de como incluir a música na aprendizagem de outros conteúdos presentes em outras áreas de conhecimento. Por fim, solicite aos/as alunos/as que respondam individualmente: 1) Qual a influência da música na sua vida?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.