19/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
No laboratório de informática, o professor deverá exibir o livro "Finais felizes", de Ana Mello, disponível em: http://minguante.com/?ebook=finais_felizes
Na sequência, escolherá algumas mininarrativas para trabalhar com os alunos a tese de que:
NÃO SE JULGA UMA HISTÓRIA PELO TAMANHO. |
Assim, utilizará uma mininarrativa retirada do site acima transcrito para mostrar que é possível construir sentidos. Essa atividade será feita oralmente por meio de questionamentos, conforme exemplo :
Gelo nem sempre é neve Ana Mello
Carlinhos sempre quis ver neve. Adorava trenó. Mas neve era impossível, mesmo no sul. Mas um trenó... Dois dias catando madeira e feito. No lugar das renas os cachorros da vizinhança. Na descida da lomba, as parelhas se engalfinharam, foi duro para separar. O castigo mais rigoroso, nada de televisão e toda rua lhe virando a cara. Gelo total. |
O professor pedirá aos alunos que, a partir dessa mininarrativa, reflitam: (Entregar xerocadas ou passar no quadro a mininarrativa ou as questões abaixo)
Assim, o professor introduzirá a noção do que sejam os minicontos. Pedirá aos alunos que entrem no site abaixo para lerem a definição. Após deverão conversar com o professor a respeito.
Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno, produção esta que tem sido associada ao minimalismo. Embora a teoria literária ainda não reconheça o miniconto como um gênero literário à parte, fica evidente que as características do que chamamos de miniconto são diferentes das de um "conto pequeno". No miniconto muito mais importante que mostrar é sugerir, deixando ao leitor a tarefa de "preencher" as elipses narrativas e entender a história por trás da história escrita. O número de letras é importante mas não rígido, normalmente sendo atribuído pelos autores ou organizadores de determinada antologia, e naturalmente divulgados na mesma. Marcelino Freire publicou em 2004 a obra Os cem menores contos do século, em que desafiou cem escritores a produzir contos com no máximo 50 letras, por exemplo. Uma das definições de microconto estabelece o limite de 150 caracteres (contando letras, espaços e pontuação) para permitir seu envio através de mensagens SMS (torpedos) pelo celular, evidenciando uma das características do microtexto, que é sua ligação com as novas tecnologias de informação e comunicação. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miniconto |
Atividade 2
Depois da discussão, o professor solicitará aos alunos que entrem no site http://minicontos.blogspot.com/ . Junto com eles, o professor demandará atenção para os aspectos:
Sobre essa escrita, professor, questione os alunos: 1) Que fatos seriam esses? 2) Lá, onde? 3) Por que a necessidade de apenas 300 caracteres? 4) E por que alguém pode contar? |
E, ainda, reflitam sobre:
1. A relação dessa escrita com o tema.
2. Sobre o miniconto "Banal demais", a reconstrução da história.
3. A relação entre os minicontos dessa página com as notícias de jornal.
4. O fato de se ter sempre imagem acompanhando a escrita.
A discussão das questões deverá ser oral.
Em seguida, selecionará um miniconto do mesmo site já transcrito acima e entregará aos alunos a xerocópia das perguntas que deverão ser respondidas e discutidas em momento posterior:
Planeta Terra Ana Mello
Depois de muito tempo tiveram a chance de ver um fenômeno incrível – gotas de água que caiam do céu com violência molhando a terra e acalmando o calor. Disseram que o nome era chuva e no passado era comum. |
PERGUNTAS:
Aula 2
Atividade 1
Ainda no laboratório de informática, os alunos sentados em duplas acessarão o link: http://miniminimos.blogspot.com/ e escolherão um minimínimo para construirem perguntas interpretativas. Após elaboradas, as perguntas deverão ser trocadas entre as duplas, respondidas e devolvidas para os produtores que corrigirão as questões e darão um parecer aos colegas sobre suas impressões coincidentes e não coincidentes.
Atividade 2
Depois disso, a professora proporá uma comparação entre minicontos com imagem estática e minicontos com imagem em movimento. Os alunos terão de preliminarmente estabelecer comparações entre os minicontos para numa roda de conversa exporem suas considerações acerca das distinções e semelhanças.
Importante: professor, chame a atenção dos alunos para a presença de imagens que compõem as mininarrativas, assim como de outras semioses, como o som e o movimento. Elas são importantes para os efeitos de sentido pretendidos.
Acessar minicontos
a) com imagem estática: http://miniminimos.blogspot.com/
Só Silvio Vasconcellos 23/08/10
Passava os dias viajando na rede: Twitter, Facebook, Orkut, MSN. Vasculhava perfis, ria de fotos alheias, mas não deixava rastros. Sorrateiramente, viajava anônimo, tão só quanto andava na vida. |
b) com imagem em movimento: http://www.oinstituto.org.br/enter/enter.html
Acesse o link, depois clique em Ana Paula Maia, e, por fim, clique no canto direito inferior da página no vídeo "A guerra dos bastardos".
Depois de os alunos interpretarem por si só os minicontos e falarem sobre suas impressões aos colegas, o professor intervirá na discussão complementando, contrapondo, cutucando, caso necessário, a discussão sobre os sentidos advindos da imagem em movimento e da imagem estática.
Aula 3
Produção de texto
Ainda no laboratório de informática, os alunos terão a tarefa de, em duplas, produzirem um miniconto levando-se em consideração a proposta dos minimínimos que é a escrita com até 200 caracteres. As produções deverão ser expostas em um blog criado para a turma e de preferência publicados no jornal da escola.
Para leitura do professor:
http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=2196
http://www.coladaweb.com/literatura/contos-e-mini-contos
http://reinehr.org/literatura/minicontos-poeticos/miniconto-poetico-um-novo-genero-literario
Os alunos serão avaliados com base em sua participação nas atividades interpretativas sobre os efeitos de sentido produzidos pelos minicontos, na atividade comparativa entre minicontos com imagens estáticas e em movimento, e, especialmente, pela sua capacidade de produzir um miniconto, utilizando-se de apenas 200 caracteres.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!