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Os minicontos em interface multimodal

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar minicontos.
  • Comparar minicontos com imagem estática e minicontos com imagens em movimento.
  • Produzir minicontos.  
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sequência narrativa.
  • Gênero literário: conto.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • discussões coletivas;
  • elaboração de questões interpretativas;
  • trabalho em parceria.

Recursos:

  • computador com internet.

Aula 1

Atividade 1

No laboratório de informática, o professor deverá exibir o livro "Finais felizes", de Ana Mello, disponível em: http://minguante.com/?ebook=finais_felizes 

Na sequência, escolherá algumas mininarrativas para trabalhar com os alunos a tese de que:

 NÃO SE JULGA UMA HISTÓRIA PELO TAMANHO.

Assim, utilizará uma mininarrativa retirada do site acima transcrito para mostrar que é possível construir sentidos. Essa atividade será feita oralmente por meio de questionamentos, conforme exemplo :

Gelo nem sempre é neve

Ana Mello

Carlinhos sempre quis ver neve. Adorava trenó.

Mas neve era impossível, mesmo no sul. Mas um trenó...

Dois dias catando madeira e feito. No lugar das renas os cachorros da vizinhança. Na descida da lomba, as parelhas se engalfinharam, foi duro para separar.

O castigo mais rigoroso, nada de televisão e toda rua lhe virando a cara.

Gelo total.

O professor pedirá aos alunos que, a partir dessa mininarrativa, reflitam: (Entregar xerocadas ou passar no quadro a mininarrativa ou as questões abaixo)

  1. Sobre os elementos da narrativa, podemos identificá-los?
  2. E as partes situação inicial, conflito, clímax e resolução do problema estão postas ou foram desconsideradas?
  3. Vocês conseguiriam reproduzir essa história para o colega do lado com suas próprias palavras?
  4. Qual a relação entre o título e a trama narrativa?
  • Professor, as discussões devem tender para a compreensão dos alunos de que realmente uma história se define não pela sua extensão, mas especialmente pela capacidade que tem de recontar acontecimentos. E esse recontar pode ser detalhado ou condensado; por meio apenas de imagens ou palavras, ou ainda por meio de ambos os tipos: palavra e imagem.

Assim, o professor introduzirá a noção do que sejam os minicontos. Pedirá aos alunos que entrem no site abaixo para lerem a definição. Após deverão conversar com o professor a respeito.

Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno, produção esta que tem sido associada ao minimalismo. Embora a teoria literária ainda não reconheça o miniconto como um gênero literário à parte, fica evidente que as características do que chamamos de miniconto são diferentes das de um "conto pequeno". No miniconto muito mais importante que mostrar é sugerir, deixando ao leitor a tarefa de "preencher" as elipses narrativas e entender a história por trás da história escrita.

O número de letras é importante mas não rígido, normalmente sendo atribuído pelos autores ou organizadores de determinada antologia, e naturalmente divulgados na mesma. Marcelino Freire publicou em 2004 a obra Os cem menores contos do século, em que desafiou cem escritores a produzir contos com no máximo 50 letras, por exemplo. Uma das definições de microconto estabelece o limite de 150 caracteres (contando letras, espaços e pontuação) para permitir seu envio através de mensagens SMS (torpedos) pelo celular, evidenciando uma das características do microtexto, que é sua ligação com as novas tecnologias de informação e comunicação.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miniconto 

Atividade 2

Depois da discussão, o professor solicitará aos alunos que entrem no site http://minicontos.blogspot.com/ . Junto com eles, o professor demandará atenção para os aspectos:

  1. A escrita inicial postada no site: "Os fatos se sucedem e as testemunhas nem sempre são vistas. O que aconteceria se sempre houvesse alguém lá? Em 300 caracteres alguém pode contar".

Sobre essa escrita, professor, questione os alunos:

 1) Que fatos seriam esses?

 2) Lá, onde?

3) Por que a necessidade de apenas 300 caracteres?

4) E por que alguém pode contar?

E, ainda, reflitam sobre:

1. A relação dessa escrita com o tema.

2. Sobre o miniconto "Banal demais", a reconstrução da história.

3. A relação entre os minicontos dessa página com as notícias de jornal.

4. O fato de se ter sempre imagem acompanhando a escrita.

A discussão das questões deverá ser oral.

  • Professor, faça com que todos os alunos falem...

Em seguida, selecionará um miniconto do mesmo site já transcrito acima e entregará aos alunos a xerocópia das perguntas que deverão ser respondidas e discutidas em momento posterior:

Planeta Terra

Ana Mello

Depois de muito tempo tiveram a chance de ver um fenômeno incrível – gotas de água que caiam do céu com violência molhando a terra e acalmando o calor. Disseram que o nome era chuva e no passado era comum.

PERGUNTAS:

  1. Indique a marca temporal presente na história.
  2. Relacione o miniconto com o contexto em que foi escrito (25 de agosto de 2010 - período de grande seca que viviu o Brasil) para dar sentido à expressão: "no passado era comum".
  3. Qual a motivação do uso da terceira pessoa do plural? Levante hipóteses.
  4. Qual a referência utilizada para chuva? E qual(is) interpretação(ões) podemos fazer?
  5. A imagem diz? Relacione-a ao miniconto e perceba se ela faz parte da construção da narrativa ou apenas coloca-se como adorno.

Aula 2

Atividade 1

Ainda no laboratório de informática, os alunos sentados em duplas acessarão o link: http://miniminimos.blogspot.com/  e escolherão um minimínimo para construirem perguntas interpretativas. Após elaboradas, as perguntas deverão ser trocadas entre as duplas, respondidas e devolvidas para os produtores que corrigirão as questões e darão um parecer aos colegas sobre suas impressões coincidentes e não coincidentes.

Atividade 2

Depois disso, a professora proporá uma comparação entre minicontos com imagem estática e minicontos com imagem em movimento. Os alunos terão de preliminarmente estabelecer comparações entre os minicontos para numa roda de conversa exporem suas considerações acerca das distinções e semelhanças.

Importante: professor, chame a atenção dos alunos para a presença de imagens que compõem as mininarrativas, assim como de outras semioses, como o som e o movimento. Elas são importantes para os efeitos de sentido pretendidos.

Acessar minicontos

a) com imagem estática: http://miniminimos.blogspot.com/ 

Silvio Vasconcellos

23/08/10

Passava os dias viajando na rede: Twitter, Facebook, Orkut, MSN. Vasculhava perfis, ria de fotos alheias, mas não deixava rastros. Sorrateiramente, viajava anônimo, tão só quanto andava na vida.

b) com imagem em movimento: http://www.oinstituto.org.br/enter/enter.html 

Acesse o link, depois clique em Ana Paula Maia, e, por fim, clique no canto direito inferior da página no vídeo "A guerra dos bastardos".

Depois de os alunos interpretarem por si só os minicontos e falarem sobre suas impressões aos colegas, o professor intervirá na discussão complementando, contrapondo, cutucando, caso necessário, a discussão sobre os sentidos advindos da imagem em movimento e da imagem estática.

Aula 3

Produção de texto

Ainda no laboratório de informática, os alunos terão a tarefa de, em duplas, produzirem um miniconto levando-se em consideração a proposta dos minimínimos que é a escrita com até 200 caracteres. As produções deverão ser expostas em um blog criado para a turma e de preferência publicados no jornal da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação nas atividades interpretativas sobre os efeitos de sentido produzidos pelos minicontos, na atividade comparativa entre minicontos com imagens estáticas e em movimento, e, especialmente, pela sua capacidade de produzir um miniconto, utilizando-se de apenas 200 caracteres.

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