Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A LUA E SEUS MISTÉRIOS

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Utilizar a leitura como fonte de informação;

§  Formular perguntas acerca do tema em estudo;

§ Esclarecer suas dúvidas sobre a Lua;

§ Conhecer as quatro fases do ciclo da Lua;

§ Registrar as informações obtidas através das leituras;

Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

1ª  Atividade

A professora inicia a aula lendo a história O Mistério da Lua, de Sonia Junqueira, ilustrado por Eva Furnari da Editora Ática. Conforme a professora lê a história, vai estimulando a curiosidade dos alunos do motivo pelo qual a Lua se apresenta nesse momento no céu “magrinha e fininha”, de acordo com o livro.  

Depois a professora pergunta a cada criança o que eles acham que havia acontecido com a Lua e lista em um blocão as ideias surgidas pelas crianças. Esse registro ficará guardado, pois ao término do projeto a professora retornará para comparar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.

2ª Atividade   

Nesse momento, professora, apresente essas  imagens da Lua e suas fases.

Imagens retiradas dos sites:

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/fases_da_lua    

http://www.klickeducacao.com.br/bcores/bcores_mostra/EduInfantil/       

Professora, converse com a turma sobre as imagens, escute com atenção suas opiniões e depois leia para eles o texto informativo a seguir, retirado do site, retirado do site klickeducacao sobre a Lua e suas fases.

          A Lua é o satélite natural do nosso planeta é o astro mais próximo da Terra. Está a uma distância de 384 mil quilômetros. Ela não possui luz própria; a luz que vemos é a luz do Sol refletida pela superfície lunar. A posição do satélite no espaço determina as diferentes fases da Lua. Estas são decorrentes da posição da Terra, da Lua e do Sol no espaço e de seus movimentos. Nosso satélite sempre despertou curiosidade, desde a Antiguidade. Foi a partir de observações sobre as fases da Lua que foram criados as semanas e os meses, dando origem ao calendário. Outra importância da Lua pode ser observada nos movimentos das marés. A lenta subida e descida das águas dos oceanos e mares é decorrente da atração que a Lua e o Sol exercem sobre as águas do planeta. O conhecimento das marés permite a orientação da chegada dos navios aos portos.   

          As fases da Lua resultam do fato de ela não ser um corpo luminoso, mas iluminado pela luz do Sol. A face iluminada da Lua é aquela que está voltada para o Sol. A fase da Lua representa o quanto dessa face iluminada está voltada também para a Terra.

           As quatro fases principais do ciclo são:   

 Lua Nova – A face iluminada não pode ser vista da Terra. A Lua está na mesma direção do Sol, e portanto está no céu durante o dia. A Lua nasce às 6h e se põe às 18h.   

Lua Quarto-Crescente – Metade do disco iluminado pode ser visto da Terra. Vista do hemisfério sul da Terra, a forma da Lua lembra a letra C (vista do hemisfério norte lembra a letra D). Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados em 90°. A Lua está a leste do Sol, que portanto ilumina seu lado oeste. A Lua nasce ao meio-dia e se põe à meia-noite.   

Lua Cheia – Toda a face iluminada da Lua está voltada para a Terra. A Lua está no céu durante toda a noite, com a forma de um disco. Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados em 180°, ou 12h. A Lua nasce às 18h e se põe às 6h do dia seguinte.   

Lua Quarto-Minguante – Metade do disco iluminado pode ser visto da Terra, como em Quarto-Crescente. Vista do hemisfério sul da Terra, a forma da Lua lembra a letra D (vista do hemisfério norte lembra a letra C). A Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado leste. A Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia.

Texto retirado do site:

http://www.klickeducacao.com.br/bcores/bcores_mostra/EduInfantil/       

3ª Atividade

Em outro momento,  professora apresente e leia para a turma na Revista Ciência Hoje das Crianças o artigo que diz: “Ir ao espaço? Viajar pra lua? Pra quê?”, e explore tanto a sua leitura, quanto as  imagens da ida do homem à Lua. Depois divida a classe em grupos e peça para que cada grupo destaque e registre pelo menos três informações que acharam mais interessantes e depois os grupos registram e ilustram as informações que acharam relevantes.

4ª Atividade

Professora combine com a turma a realização de um boletim informativo, no estilo - Você sabia que? - com as informações obtidas pelos alunos através das leituras dos textos informativos. Cada aluno escreve em uma ficha, uma informação que aprendeu sobre a lua e suas fases, a professora organiza as informações e socializa para as demais turmas da escola.

5ª Atividade

Professora coloque  um CD com música “A Lua”, autoria de Renato Rocha, interpretada pelo grupo MPB 4. Depois disponibilize a  letra, peça para eles fazerem uma leitura silenciosa. Após a  tarefa proposta, leia com os alunos e peça para eles ilustrarem a música e escreverem uma frase de acordo com as  fases da Lua.

   A LUA

Canta: MPB4

Composição: Renato Rocha

A Lua

Quando ela roda

É Nova!

Crescente ou Meia

A Lua!

É Cheia!

E quando ela roda

Minguante e Meia

Depois é Lua

novamente

Diiiizz!...

Quando ela roda

É Nova!

Crescente ou Meia

A Lua!

É Cheia!

E quando ela roda

Minguante e Meia

Depois é Lua-Nova...

Mente quem diz

Que a Lua é velha...(2x)

Mente quem diz!

A Lua!

Quando ela roda

É Nova!

Crescente ou Meia

A Lua!

É Cheia!

E quando ela roda

Minguante e Meia

Depois é Lua novamente...

Quando ela roda

É Nova!

Crescente ou Meia

A Lua

É Cheia!

E quando ela roda

Minguante e Meia

Depois é Lua-Nova...

Mente quem diz

Que a Lua é velha...(2x)

Mente quem diiiiiz!

A Lua!

Quando ela roda

É Nova!

Crescente ou Meia

A Lua!

É Cheia!

E quando ela roda

Minguante e Meia

Depois é Lua-Nova...

Mente quem diz

Que a Lua é velha...(2x)

Mente quem diiiiiz!    

Recursos Complementares

O mistério da Lua; de Sonia Junqueira; ilustrado por Eva Furnari da Editora Ática.

Revista Ciência Hoje das Crianças - Abril/2005 - Edição 156 ·       

http://www.klickeducacao.com.br/bcores/bcores_mostra/EduInfantil/   

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/fases_da_luahtm   

http://www.brasilescola.com  

http://pt.wikipedia.org   

Youtube – fases da Lua

Avaliação

A professora observa o nível de interesse e curiosidade dos alunos frente ao tema abordado, avaliando se  mostraram  interesse em buscar novas leituras acerca do assunto proposto e se estavam motivados pelas leituras sugeridas.

Ao término das atividades, quando os alunos estiverem elaborando o informativo “Você sabia que?” , verifique se eles ampliaram seus conhecimentos,  acrescentando  informações sobre o tema abordado.

Avaliar a forma com que os alunos estão elaborando as frases nos registros acompanhados das ilustrações.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.