25/11/2010
Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Utilizar a leitura como fonte de informação;
§ Formular perguntas acerca do tema em estudo;
§ Esclarecer suas dúvidas sobre a Lua;
§ Conhecer as quatro fases do ciclo da Lua;
§ Registrar as informações obtidas através das leituras;
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.
1ª Atividade
A professora inicia a aula lendo a história O Mistério da Lua, de Sonia Junqueira, ilustrado por Eva Furnari da Editora Ática. Conforme a professora lê a história, vai estimulando a curiosidade dos alunos do motivo pelo qual a Lua se apresenta nesse momento no céu “magrinha e fininha”, de acordo com o livro.
Depois a professora pergunta a cada criança o que eles acham que havia acontecido com a Lua e lista em um blocão as ideias surgidas pelas crianças. Esse registro ficará guardado, pois ao término do projeto a professora retornará para comparar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.
2ª Atividade
Nesse momento, professora, apresente essas imagens da Lua e suas fases.
|
|
Imagens retiradas dos sites:
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/fases_da_lua
http://www.klickeducacao.com.br/bcores/bcores_mostra/EduInfantil/
Professora, converse com a turma sobre as imagens, escute com atenção suas opiniões e depois leia para eles o texto informativo a seguir, retirado do site, retirado do site klickeducacao sobre a Lua e suas fases.
A Lua é o satélite natural do nosso planeta é o astro mais próximo da Terra. Está a uma distância de 384 mil quilômetros. Ela não possui luz própria; a luz que vemos é a luz do Sol refletida pela superfície lunar. A posição do satélite no espaço determina as diferentes fases da Lua. Estas são decorrentes da posição da Terra, da Lua e do Sol no espaço e de seus movimentos. Nosso satélite sempre despertou curiosidade, desde a Antiguidade. Foi a partir de observações sobre as fases da Lua que foram criados as semanas e os meses, dando origem ao calendário. Outra importância da Lua pode ser observada nos movimentos das marés. A lenta subida e descida das águas dos oceanos e mares é decorrente da atração que a Lua e o Sol exercem sobre as águas do planeta. O conhecimento das marés permite a orientação da chegada dos navios aos portos.
As fases da Lua resultam do fato de ela não ser um corpo luminoso, mas iluminado pela luz do Sol. A face iluminada da Lua é aquela que está voltada para o Sol. A fase da Lua representa o quanto dessa face iluminada está voltada também para a Terra.
As quatro fases principais do ciclo são:
• Lua Nova – A face iluminada não pode ser vista da Terra. A Lua está na mesma direção do Sol, e portanto está no céu durante o dia. A Lua nasce às 6h e se põe às 18h.
• Lua Quarto-Crescente – Metade do disco iluminado pode ser visto da Terra. Vista do hemisfério sul da Terra, a forma da Lua lembra a letra C (vista do hemisfério norte lembra a letra D). Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados em 90°. A Lua está a leste do Sol, que portanto ilumina seu lado oeste. A Lua nasce ao meio-dia e se põe à meia-noite.
• Lua Cheia – Toda a face iluminada da Lua está voltada para a Terra. A Lua está no céu durante toda a noite, com a forma de um disco. Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados em 180°, ou 12h. A Lua nasce às 18h e se põe às 6h do dia seguinte.
• Lua Quarto-Minguante – Metade do disco iluminado pode ser visto da Terra, como em Quarto-Crescente. Vista do hemisfério sul da Terra, a forma da Lua lembra a letra D (vista do hemisfério norte lembra a letra C). A Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado leste. A Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia.
Texto retirado do site:
http://www.klickeducacao.com.br/bcores/bcores_mostra/EduInfantil/
3ª Atividade
Em outro momento, professora apresente e leia para a turma na Revista Ciência Hoje das Crianças o artigo que diz: “Ir ao espaço? Viajar pra lua? Pra quê?”, e explore tanto a sua leitura, quanto as imagens da ida do homem à Lua. Depois divida a classe em grupos e peça para que cada grupo destaque e registre pelo menos três informações que acharam mais interessantes e depois os grupos registram e ilustram as informações que acharam relevantes.
4ª Atividade
Professora combine com a turma a realização de um boletim informativo, no estilo - Você sabia que? - com as informações obtidas pelos alunos através das leituras dos textos informativos. Cada aluno escreve em uma ficha, uma informação que aprendeu sobre a lua e suas fases, a professora organiza as informações e socializa para as demais turmas da escola.
5ª Atividade
Professora coloque um CD com música “A Lua”, autoria de Renato Rocha, interpretada pelo grupo MPB 4. Depois disponibilize a letra, peça para eles fazerem uma leitura silenciosa. Após a tarefa proposta, leia com os alunos e peça para eles ilustrarem a música e escreverem uma frase de acordo com as fases da Lua.
A LUA
Canta: MPB4
Composição: Renato Rocha
A Lua
Quando ela roda
É Nova!
Crescente ou Meia
A Lua!
É Cheia!
E quando ela roda
Minguante e Meia
Depois é Lua
novamente
Diiiizz!...
Quando ela roda
É Nova!
Crescente ou Meia
A Lua!
É Cheia!
E quando ela roda
Minguante e Meia
Depois é Lua-Nova...
Mente quem diz
Que a Lua é velha...(2x)
Mente quem diz!
A Lua!
Quando ela roda
É Nova!
Crescente ou Meia
A Lua!
É Cheia!
E quando ela roda
Minguante e Meia
Depois é Lua novamente...
Quando ela roda
É Nova!
Crescente ou Meia
A Lua
É Cheia!
E quando ela roda
Minguante e Meia
Depois é Lua-Nova...
Mente quem diz
Que a Lua é velha...(2x)
Mente quem diiiiiz!
A Lua!
Quando ela roda
É Nova!
Crescente ou Meia
A Lua!
É Cheia!
E quando ela roda
Minguante e Meia
Depois é Lua-Nova...
Mente quem diz
Que a Lua é velha...(2x)
Mente quem diiiiiz!
O mistério da Lua; de Sonia Junqueira; ilustrado por Eva Furnari da Editora Ática.
Revista Ciência Hoje das Crianças - Abril/2005 - Edição 156 ·
http://www.klickeducacao.com.br/bcores/bcores_mostra/EduInfantil/
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/fases_da_luahtm
Youtube – fases da Lua
A professora observa o nível de interesse e curiosidade dos alunos frente ao tema abordado, avaliando se mostraram interesse em buscar novas leituras acerca do assunto proposto e se estavam motivados pelas leituras sugeridas.
Ao término das atividades, quando os alunos estiverem elaborando o informativo “Você sabia que?” , verifique se eles ampliaram seus conhecimentos, acrescentando informações sobre o tema abordado.
Avaliar a forma com que os alunos estão elaborando as frases nos registros acompanhados das ilustrações.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!