Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Decomposição dos alimentos – Observação, experimentação, reflexão e muita leitura.

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar o processo de decomposição dos alimentos.          

Perceber a importância dos fungos.          

Pesquisar formas de conservação dos alimentos.

Comparar o tempo de decomposição de diversos alimentos.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor.

Estratégias e recursos da aula

Material necessário para a aula:

Pão, tangerina, tomate, água, potes, pratos descartáveis, folhas brancas, lápis preto, borracha, lápis de cor, régua, livros e canetas.

Esta aula se propõe a trabalhar o ensino da Ciência dentro de uma perspectiva de articulação de atividades, pois um experimento sem observação, pesquisa e leitura é insuficiente para aprendizagem.

Primeira atividade: Conhecendo o que a turma pensa sobre o assunto.

Inicie sua aula em uma roda, conversando com seus alunos sobre as circunstâncias em que os alimentos se estragam.

Observe e registre os conhecimentos prévios dos alunos e auxilie a turma na elaboração de hipóteses.

Registre tudo em um blocão.

Segunda atividade: Observação

Leve para sala algumas amostras de alimentos com bolor.

Obs: Cubra os alimentos em estado avançado de decomposição com uma película de filme plástico para evitar o contato direto dos alunos com os fungos.

a 

Leve também algumas amostras do alimento em bom estado de conservação.

Faça a comparação entre os alimentos, observando o aspecto, a cor, e se der para perceber de longe, o odor.

Não se esqueça de anotar as observações dos alunos para a produção de um texto coletivo, que servirá de registro das aprendizagens.

Terceira atividade: Observando

Guarde as amostras dos alimentos em um local da sala para que possam ser observadas diariamente.

Peça que façam anotações diárias sobre as  transformações que ocorrem com o alimento.

Escolha um alimento, corte um pedaço e deixe na sala.  A outra parte  do alimento coloque na geladeira.

Todos os dias faça uma observação coletiva com a turma sobre os dois pedaços do alimento.

Escreva as hipóteses que os alunos relatam.   

Essas observações tem como objetivo ampliar, ratificar ou retificar as hipóteses iniciais.

Construa junto com a turma um texto coletivo sobre essas observações.

Quarta atividade: Pesquisando

Para sistematizar os conteúdos observados, peça que os alunos pesquisem em livros didáticos, internet e enciclopédias  explicações sobre a decomposição dos alimentos, contrastando as informações com a prática observada.

Seguem abaixo algumas páginas que tratam sobre o assunto na internet:

http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1041-7230-,00.html 

http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/2274213/t135.asp 

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2003/134/com-o-prazo-de-validade-vencido/com-o-prazo-de-validade-vencido-0/?searchterm=decomposi%C3%A7%C3%A3o%20dos%20alimentos 

Quinta atividade: Comparando as hipóteses

Compare as hipóteses iniciais com os resultados.

Com o suporte do conteúdo aprendido, discuta o que se comprovou e o que foi refutado.

Divida a turma em grupos e peça que escrevam um cartaz com o que foi aprendido na aula.

Oriente para que utilizem no cartaz as observações feitas dos alimentos diariamente.

Monte uma exposição com os cartazes para promover  a divulgação dos conhecimentos adquiridos com a comunidade escolar.

No dia da exposição disponibilize os alimentos em estado de decomposição  para enriquecer as explicações dos alunos sobre o tema.

 

Recursos Complementares

Segue um vídeo que mostra como o sal e a água influenciam na  degradação dos alimentos:

http://www.youtube.com/watch?v=Rpcff4Onue4 

Avaliação

A avaliação acontecerá durante toda a aula, onde o professor poderá conferir se os alunos:

Demonstraram interesse e observaram o processo de decomposição dos alimentos, percebendo a importância dos fungos nesse processo e se conseguiram comparar o tempo de conservação dos alimentos dependendo das condições de armazenamento.

Verifique através das conclusões dos alunos após a pesquisa se conseguiram adquirir mais conhecimentos sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.