06/10/2010
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Observar o processo de decomposição dos alimentos.
Perceber a importância dos fungos.
Pesquisar formas de conservação dos alimentos.
Comparar o tempo de decomposição de diversos alimentos.
Ser leitor e escritor.
Material necessário para a aula:
Pão, tangerina, tomate, água, potes, pratos descartáveis, folhas brancas, lápis preto, borracha, lápis de cor, régua, livros e canetas.
Esta aula se propõe a trabalhar o ensino da Ciência dentro de uma perspectiva de articulação de atividades, pois um experimento sem observação, pesquisa e leitura é insuficiente para aprendizagem.
Primeira atividade: Conhecendo o que a turma pensa sobre o assunto.
Inicie sua aula em uma roda, conversando com seus alunos sobre as circunstâncias em que os alimentos se estragam.
Observe e registre os conhecimentos prévios dos alunos e auxilie a turma na elaboração de hipóteses.
Registre tudo em um blocão.
Segunda atividade: Observação
Leve para sala algumas amostras de alimentos com bolor.
Obs: Cubra os alimentos em estado avançado de decomposição com uma película de filme plástico para evitar o contato direto dos alunos com os fungos.
Leve também algumas amostras do alimento em bom estado de conservação.
Faça a comparação entre os alimentos, observando o aspecto, a cor, e se der para perceber de longe, o odor.
Não se esqueça de anotar as observações dos alunos para a produção de um texto coletivo, que servirá de registro das aprendizagens.
Terceira atividade: Observando
Guarde as amostras dos alimentos em um local da sala para que possam ser observadas diariamente.
Peça que façam anotações diárias sobre as transformações que ocorrem com o alimento.
Escolha um alimento, corte um pedaço e deixe na sala. A outra parte do alimento coloque na geladeira.
Todos os dias faça uma observação coletiva com a turma sobre os dois pedaços do alimento.
Escreva as hipóteses que os alunos relatam.
Essas observações tem como objetivo ampliar, ratificar ou retificar as hipóteses iniciais.
Construa junto com a turma um texto coletivo sobre essas observações.
Quarta atividade: Pesquisando
Para sistematizar os conteúdos observados, peça que os alunos pesquisem em livros didáticos, internet e enciclopédias explicações sobre a decomposição dos alimentos, contrastando as informações com a prática observada.
Seguem abaixo algumas páginas que tratam sobre o assunto na internet:
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1041-7230-,00.html
http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/2274213/t135.asp
Quinta atividade: Comparando as hipóteses
Compare as hipóteses iniciais com os resultados.
Com o suporte do conteúdo aprendido, discuta o que se comprovou e o que foi refutado.
Divida a turma em grupos e peça que escrevam um cartaz com o que foi aprendido na aula.
Oriente para que utilizem no cartaz as observações feitas dos alimentos diariamente.
Monte uma exposição com os cartazes para promover a divulgação dos conhecimentos adquiridos com a comunidade escolar.
No dia da exposição disponibilize os alimentos em estado de decomposição para enriquecer as explicações dos alunos sobre o tema.
Segue um vídeo que mostra como o sal e a água influenciam na degradação dos alimentos:
A avaliação acontecerá durante toda a aula, onde o professor poderá conferir se os alunos:
Demonstraram interesse e observaram o processo de decomposição dos alimentos, percebendo a importância dos fungos nesse processo e se conseguiram comparar o tempo de conservação dos alimentos dependendo das condições de armazenamento.
Verifique através das conclusões dos alunos após a pesquisa se conseguiram adquirir mais conhecimentos sobre o assunto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!