01/10/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Professor, na rotina da escola é importante sempre trabalhar questões ligadas ao meio ambiente, tais como cuidados com o desperdício de água na hora de lavar as mãos e ir ao banheiro, cuidados com o tratamento dado ao lixo que produzimos na escola etc. Além de ter a prática de observar o tempo na escola: se faz sol, se chove, se está calor ou frio.
Atividade número 1: 50 minutos
Essa aula também pode ser ministrada na alfabetização inicial. Professor, você pode introduzir o estudo sobre os lugares e suas paisagens primeiramente fazendo uma apresentação sobre a sua região com fotos e exploração com as crianças sobre como é o lugar onde vocês vivem. Você professor pode montar uma apresentação com fotos e explicações fazendo uma exposição ou pode usar um vídeo que fale sobre sua região. No caso dessa aula a sugestão de vídeo foi: “Retratos de Minas Gerais”, pois foi uma aula que partiu do nosso estado, estado que as crianças moram, para depois chegar ao tema de comparação com os desertos.
http://www.youtube.com/watch?v=n4jvuaF_JCQ
Depois de assistir ao vídeo proponha um diálogo com as crianças sobre os lugares que apareceram no vídeo e que eles já visitaram e conheceram. Fale sobre os rios, cachoeiras, árvores e paisagens. Peça que façam um registro da paisagem que mais gostaram de ver no vídeo ou que já conheciam. Pode ser em forma de desenho, recorte e colagem ou foto trazida de casa de alguma viagem feita pela família. Exponha os trabalhos no mural da sala.
Atividade número 2: 50 minutos
Retome as imagens do mural com os registros das crianças e proponha um debate sobre esses lugares.
Sugestão de diálogo:
Vocês gostam do lugar onde vivem?
O que acham desse lugar?
Conhecem algum lugar que é bem diferente de onde vivemos?
Qual é a diferença?
Como é esse lugar?
A partir do diálogo vá acrescentando informações que levem à discussão sobre outros tipos de paisagens. Você pode relacionar a discussão com o país onde foi realizada a copa do mundo de 2010, África do Sul, pois apareceram várias reportagens na TV sobre esse país e suas peculiaridades durante o período da copa. Dentre elas a diversidade de suas paisagens. E ainda, porque é no continente africano que está o maior deserto do mundo: o Saara. Leve para a sala uma apresentação sobre o deserto. Pode ser em vídeo ou montagem com as imagens de paisagens do deserto para que as crianças possam fazer comparações.
Apresentação em slides feita pela autora em setembro de 2010.
Se preferir utilize o vídeo: http://www.videosurf.com/video/tun-sia-tur-deserto-do-saara-da-tun-sia-154995972
Informações sobre o deserto:
Deserto é uma região em que ocorre pouca quantidade de chuva. Em virtude desta situação climática, a umidade é muito baixa e pouca vegetação se desenvolve. Nestas condições, a vida torna-se complicada para seres humanos e outras espécies animais.
O solo do deserto é pouco fértil e formado, principalmente, por areia e rochas. Durante o dia as temperaturas costumam ser elevadas (muito calor) e a noite são muito baixas (muito frio).
Os desertos mais famosos são: Saara (África), Atacama (Chile), Thar (Índia), Namibe (Angola), Sinai (Egito), Arábia (Ásia), Gobi (Ásia), Kalahari (África) e Arizona (Estados Unidos).
Muitos desertos são formados a partir do processo de desertificação do solo, que consiste na perda de vegetação através da ação do homem ou da própria natureza.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/deserto.htm
Atividade número 3: 50 minutos
Converse com as crianças sobre a importância da chuva e da água em nossa vida, relacionando e comparando as paisagens de nossa região com as paisagens do deserto. Ajude as crianças a perceberem o que podemos fazer para cuidar de nossa água. Construam então uma lista sobre esses cuidados:
Não desperdiçar água na hora do banho, tomando banhos rápidos;
Não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes;
Reaproveitar água sempre que possível, por exemplo utilizar água da máquina de lavar roupa para lavar o quintal;
Se possível instalar tanques para reservar águas das chuvas;
Outras possibilidades podem surgir no debate com as crianças.
Monte um cartaz coletivo com essa lista e peça que as crianças ilustrem. Deixe afixado no mural da sala.
Atividade número 4: duas aulas de 50 minutos
Professor, para que as crianças possam perceber e vivenciar como a água é saudável em nossa vida proponha um dia de banho de ducha na escola. Se sua escola não tiver esse espaço, faça um banho de mangueira que fará o mesmo sucesso!
Acervo da autora, 2010. Autorização concedida à autora pelos pais das crianças para uso no Portal do Professor.
Para saber mais sobre os desertos e suas paisagens acesso o sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto
Deserto do Saara – o Maior deserto do mundo – Fica localizado na África
Introdução
O Saara é o maior deserto do mundo. Localiza-se na região norte da África. Seu território estende-se pelos seguintes países: Egito, Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia, Mali, Sudão e Chade. Faz fronteira ao norte com o Mar Mediterrâneo, ao sul com o rio Níger, a leste com o mar Vermelho e oeste com o Oceano Atlântico.
Conhecendo o Saara
Ao contrário do que muitos pensam, o Saara situa-se, quase totalmente, numa região de planalto (em média 300 metros de altitude) com presença de cadeias montanhosas. Podemos encontrar algumas regiões com rochas, porém grande parte do Saara é composta por areia. As dunas do deserto são formadas pelas perigosas tempestades de areia. Existem também os oásis, pequenas áreas com presença de água e vegetação.
As chuvas são extremamente raras e as temperaturas podem chegar a 50º C durante o dia e –5º C à noite. Com estas condições climáticas e geográficas é praticamente impossível viver no Saara. Poucos povos, entre eles os tuaregues e os beduínos, habitam esta região. Os beduínos costumam atravessar constantemente o Saara, acompanhados de seus camelos, para praticarem o comércio ambulante.
Curiosidades:
- A deserto da Saara possui pouco mais de 9 milhões de quilômetros quadrados. - A palavra Saara deriva da palavra tenere que na língua tuaregue significa deserto. - O principal rio que atravessa o deserto do Saara é o rio Nilo.
A avaliação poderá ser feita por meio das observações em todo o processo e com interferências do professor para a efetiva participação das crianças. Além é claro dos registros individuais e coletivos que forem feitos pelo grupo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!