Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ampliação de texto

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-  Comparar 2 textos, identificando a diferença.

 -  Ampliar texto a partir de um texto menor.

 -  Acrescentar ao texto palavras que representem características, circunstâncias de lugar, tempo ou modo.

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter o domínio do código da escrita.

- Ter trabalhado anteriormente com ampliação de frase.

Veja como sugestão aula no Portal do MEC com o título: "Ampliação de frase" da mesma autora.

Estratégias e recursos da aula

- folha ou caderno pautado

- giz branco e colorido

- O Meu Pequeno Cofre dos Contos de Grimm: Branca de Neve

Atividade 1

Aproveite alguma situação ocorrida no dia a dia escolar que possa servir de contexto para o trabalho com ampliação de texto.

Elabore um pequeno texto e outro em seguida que apresente mais informações que o primeiro.

Então registre no quadro, pedindo para que os alunos copiem os dois textos.

Segue abaixo uma sugestão de texto baseado em fato ocorrido na rotina do trabalho escolar de uma turma de 2º ano.

Texto 1 

A professora entrou na sala.

Ela pegou o material.

Foi colocando nas bandejas.

Os alunos copiavam a tarefa.

Texto 2 

A professora Carmen entrou na sala da turma 12A.

Ela pegou o material dourado no armário.

Carmen ajudou a Ana, foi colocando os cubinhos nas bandejas de acrílico.

Os alunos da 12A copiavam atentos a tarefa do quadro.

Depois que os alunos copiarem, trabalhe oralmente a comparação entre os textos 1 e 2.

Pergunte se são iguais. Ouça as ideias dos alunos. Então explore as diferenças entre os dois textos.

Conte com eles o número de palavras dos dois textos.

Destaque, sublinhando com giz colorido, as palavras que o texto 2 traz a mais que o texto 1.

Peça aos alunos para que façam o mesmo. Então ficaria assim:

 A professora Carmen entrou na sala da turma 12A.

 Ela pegou o material dourado no armário.

 Carmen ajudou a Ana, foi colocando os cubinhos nas bandejas de acrílico.

 Os alunos da 12A copiavam atentos a tarefa do quadro.

Analise com a turma o que as palavras que entraram no texto 2 determinam em cada frase. Neste exemplo:

 A professora Carmen entrou na sala da turma 12A.

"Carmen" é o nome da professora e "da turma 12A" diz de quem era a sala.

Ela pegou o material dourado no armário.

Obs: "Dourado" é um tipo de material feito em madeira (compreende cubinhos, barrinhas, placas e um cubo grande) usado em Matemática para trabalhar com o sistema de numeração decimal.

 . . . "no armário" é o lugar onde ela pegou o material.

 Carmen ajudou a Ana, foi colocando os cubinhos nas bandejas de acrílico.

Nesta frase, foram acrescentadas: "Carmen ajudou a Ana", reforçando o que fazia a professsora neste momento,

 "os cubinhos" determinando as peças de material dourado que ela colocava na bandeja,

  e "de acrílico" especificando o material de que são feitas as bandejas.

Os alunos da 12A copiavam atentos a tarefa do quadro.

"da 12A" identifica a turma dos alunos, "atentos" o modo como os alunos copiavam e "do quadro", o lugar de onde copiavam a tarefa.

Atividade 2

Selecione um pequeno texto que pode ser retirado de um livro de Literatura Infantil. Procure omitir algumas palavras que serão apresentadas logo em seguida. No lugar, coloque números.

A proposta seria conduzir a ampliação a partir da reescrita do texto, incluindo palavras determinadas, com a intenção de gerar um texto maior com mais informações.

Sugestão:

Leia o começo desta história e descubra de quem fala. Observe que há números que depois você deverá substituír por palavras secretas, reescrevendo o texto:

Era uma vez uma (1) Rainha.

Um dia ela estava (2) costurando, quando espetou o dedo (3).

E uma gota de sangue caiu sobre a neve (4).

Aquele vermelho ficou (5) junto da neve (6),

que a Rainha disse:

- Queria ter uma filha com a pele (7) como a neve,

os lábios (8) como o sangue e os cabelos (9) como o ébano (10)!

PALAVRAS SECRETAS:

1- linda / 2- junto à janela / 3- na agulha / 4- acumulada no peitoril / 5- tão bonito / 6- branca / 7- branca / 8- vermelhos / 9- negros / 10- desta janela

Então peça aos alunos para reescreverem o texto em folha ou caderno pautado, acrescentando as palavras secretas.

O texto então deveria ficar assim:

Era uma vez uma linda Rainha.

Um dia ela estava junto à janela costurando, quando espetou o dedo na agulha.

E uma gota de sangue caiu sobre a neve branca.

Aquele vermelho ficou tão bonito junto da neve branca,

que a Rainha disse:

- Queria ter uma filha com a pele branca como a neve,

os lábios vermelhos como o sangue e os cabelos negros como o ébano desta janela!

Converse com a turma sobre o personagem deste conto. É provável que ao final do texto reescrito, ou mesmo antes, já tenham identificado que é o começo da história de Branca de Neve.

Discuta com o grupo as modificações que fizeram no texto da Branca de Neve, acrescentando as "palavras secretas".

Mostre a ilustração  do livro que traz esta passagem da história.

 

Atividade 3 

Uma outra possibilidade de ampliação de texto, seria partir de um texto menor e apresentar questões para a turma cujas respostas permitam elaborar um texto maior com mais informações.

Faça junto com a turma, combinando uma resposta igual para todos alunos. De forma que o texto alterado fique registrado no quadro para cópia.

Sugestão:

Texto 1

Os gêmeos foram ao cinema.

Depois do filme, lancharam.

Trocaram presentes e andaram.

Voltaram para casa.

Questões / respostas possíveis:

- Como chamam os gêmeos? Caio e Lucas. / Quando foram ao cinema? Hoje. / Com quem foram ao cinema? Com os pais. / Onde era o cinema? No Rio Sul.

- Qual foi o nome do filme? Karatê Kid. / Onde lancharam? No Mc Donald's.

- Em que loja trocaram presentes? De brinquedos. / Por onde andaram? Pelo shopping.

- De que voltaram para casa? De carro. / Como estavam? Sonolentos.

Então reescreva o texto 2 no quadro, acrescentando as respostas. Ficaria assim:

Texto 2

Os gêmeos Caio e Lucas foram hoje ao cinema com os pais no Rio Sul.

Depois do filme Karatê Kid, lancharam no Mc Donald's.

Trocaram presentes na loja de brinquedos e andaram pelo shopping.

Voltaram de carro, sonolentos, para casa.

 Se desejar, repita em outra aula esta atividade com um novo texto, desafiando o grupo a responder perguntas e a partir delas realizar com autonomia a ampliação do texto.

Recursos Complementares

- Outros contos da coleção "O Meu Pequeno Cofre dos Contos Grimm":

  Rapunzel, Rumpelstiltskin, O Alfaiatezinho Valente e O Príncipe Sapo

Avaliação

Na Atividade 1, perceba como participaram da comparação entre os textos, as observações que fizeram sobre as funções das palavras nas frases do texto ampliado.

Na Atividade 2, acompanhe a construção do segundo texto a partir das palavras apresentadas. Circule pela sala e veja como realizam a tarefa proposta.

Na Atividade 3, avalie o interesse e a participação dos alunos durante as etapas da atividade: da leitura do texto 1, às respostas e ao registro do texto 2.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.