28/10/2010
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
- Informar de maneira precisa a localização de um objeto ou pessoa;
- Dar instruções (direção, pontos de referência, etc) para comunicar a localização de uma pessoa ou objeto;
- Diferenciar caminhos;
- Representar em um quadriculado um caminho ou posição de um objeto ou uma pessoa.
Saber discriminar a direita e a esquerda.
Material:
- Folha de papel ofício e papel quadriculado.
- Fita crepe, papel cartão, hidrocor, lápis, apito ou estalinho.
- Livro: O Minotauro de Monteiro Lobato, Editora Globo.
1ª atividade: Quem conseguirá atravessar o campo minado?
No chão da quadra ou do pátio da escola, desenhe com a fita crepe dois quadriculados grandes, com o lado de cada quadrado equivalente a um passo de seus alunos, e peça aos alunos para se dividirem em dois grupos.
Cada grupo escolhe quem vai realizar o percurso no quadriculado, quem vai dar as instruções de deslocamento e quem registra o trajeto realizado na folha de papel. O número de participantes, em cada função, deve ser decidido por cada grupo.
Antes dos grupos começarem o deslocamento, lembre a todos que se trata de um campo minado, isso significa que, alguns locais têm uma bomba e quem pisar nesse local deverá voltar ao inicio da caminhada. Por isso, os instrutores e os desenhistas devem estar atentos e planejar cada deslocamento.
Ex: O aluno da equipe A fica em um ponto qualquer do quadriculado e desloca-se de acordo com as instruções dadas pela equipe: dois quadrados ou lados de quadrado para frente, um para direita, três para a esquerda etc.Os alunos de cada equipe podem revezar no deslocamento, enquanto os desenhistas marcam o trajeto realizado em uma folha de papel.
O professor acompanha o deslocamento das equipes e sinaliza com um apito ou joga um estalinho no chão quando alguém pisar numa bomba.
Quando todos os alunos tiverem atravessado o campo minado, os registros feitos são analisados e comparados em termos de semelhanças e diferenças. Caso os grupos não tenham criado símbolos para registrar as instruções verbais, desafie-os com perguntas, como:
- O participante do grupo B conseguiria entender o deslocamento feito pelo grupo A?
- Quais as pistas ou códigos utilizados por cada grupo?
- Os sinais podem ajudar na hora de rever e planejar outros caminhos?
Após a discussão, sugira à turma a criação de um código e fixe no mural da sala. Exemplo de código:
Aproveite o código criado pela turma e proponha outras atividades de deslocamento sobre o campo minado utilizando os símbolos.
2ª atividade: Representando caminhos no quadriculado
Realize um passeio com a turma pelo colégio, pedindo aos alunos que observem os objetos e as pessoas que podem servir como pontos de referência (diretor, porteiro, biblioteca, sala de informática, quadra, banheiro feminino e masculino, orelhão etc.).
Em sala de aula, converse com os alunos sobre cada ponto de referência, pergunte se concordam ou não validando o exemplo citado por cada um, como por exemplo: O orelhão próximo a cantina e o outro na portaria. Todos sabem onde estão localizados? Alguém viu outro orelhão na escola?
Após a conversa, divida a turma em grupos e peça para cada um desenhar o caminho percorrido no passeio, assinalando os pontos que mudaram de direção, sugira os pontos de referências e os códigos criados pela turma. Lembre também de dizer que cada grupo escolhe onde deseja parar: em algum local da escola, objeto ou pessoa.
Ao final, promova o troca-troca de desenhos e cada grupo lê o caminho desenhado no papel até descobrir onde irá parar.
3ª atividade: O labirinto do Minotauro
Leia para a turma a história do Labirinto do Minotauro do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Neste livro desenrolam-se as aventuras de Pedrinho, do Visconde e da Emília na Grécia Heróica, para onde foram em procura de tia Nastácia. Acontecem mil coisas, e afinal descobrem o paradeiro da negra, graças à ajuda do Oráculo de Delfos. Estava presa no Labirinto de Creta, nas unhas do Minotauro! Mas tia Nastácia já havia domesticado o monstro, à força de bolinhos e quitutes; deixara-o tão gordo que os meninos puderam entrar no Labirinto e salvá-la sem que ele, espapaçado no trono, pensasse em reagir...(1937). http://lobato.globo.com/biblioteca_InfantoJuvenil.asp#minotauro
Depois da leitura, proponha aos alunos a construção de um labirinto com diferentes caminhos, obstáculos e objetos mágicos.
Cada grupo deve desenhar no papel quadriculado os objetos mágicos, os obstáculos e escrever em papéis separados as informações sobre cada um. No papel deve constar se é obstáculo o que acontece com o a pessoa que o encontrou e se for objeto mágico qual o poder dará a quem encontrá-lo.
Cole cada labirinto desenhado e as fichas num papel cartão e coloque num canto da sala para que todos possam se aventurar durante a semana.
História em quadrinhos do Minotauro: http://www.travessa.com.br/O_MINOTAURO/artigo/e76781fb-c106-4850-ac7e-6cd63a40cdb7
Informações sobre o Minotauro:
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Minotauro
Jogo de labirinto:
A avaliação deverá ser feita ao final de cada atividade, observando os seguintes pontos:
- O aluno informou a localização de pessoas ou objetos de forma clara e correta?
- O aluno deu instruções de direção e pontos de referências?
- O aluno representou o caminho no quadriculado e localizou objetos e pessoas?
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