01/10/2010
Maria de Fátima Araújo, Josélia Santos, Charlene Soares
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
- Discutir o papel da pesquisa nas eleições
- Realizar uma pesquisa com os funcionários sobre a intenção de voto
- Realizar uma pesquisa com os pais sobre a intenção de voto
- Registrar o resultado da pesquisa feita entre os pais e os funcionários
Para abordar o tema da aula, os alunos precisam ter conhecimento de eleição, cargos, candidatos e de eleitores.
1° Momento: Organizados na roda de conversa, o professor deverá iniciar a aula dialogando sobre o papel das pesquisas eleitorais. A conversa poderá ser desencadeada por questões como: “quem vocês acham que vai ganhar a eleição para presidente?” Em seguida, o professor poderá destacar o papel das pesquisas e propor uma pesquisa entre os pais e funcionários da escola.
Fonte: arquivos da autora.
2° Momento: Para a realização da pesquisa, será necessário elaborar um questionário para ser respondido pelos entrevistados. O questionário poderá ser com duas questões, sendo uma de identificação. A aplicação do questionário com os pais será realizada como atividade para casa e, com os funcionários, o trabalho será feito em grupos, coordenados por adultos. Caso haja apenas um adulto trabalhando diretamente com o grupo, sugerimos solicitar ajuda da coordenação ou outro profissional da escola.
PESQUISA ELEITORAL
CATEGORIA
FAMÍLIA FUNCIONÁRIO DA ESCOLA
INTENÇÃO DE VOTO
DILMA ROUSSEFF JOSÉ SERRA MARINA DA SILVA
OUTRA: ______________ BRANCO NULO INDECISO
3° Momento: Após a aplicação dos questionários, será necessário fazer a organização e a análise dos dados. O resultado da pesquisa deverá ser organizado juntamente com as crianças. Poderá ser construída uma tabela com o registro dos nomes dos candidatos e as intenções de voto.
Fonte: arquivos da autora.
4° Momento: Com base na tabela construída, o professor deverá construir um gráfico que traduza as informações sistematizadas na tabela. O gráfico poderá ter a linha horizontal com os nomes dos candidatos e a linha vertical com as intenções de votos. Após a construção do gráfico, o professor poderá conduzir um momento de problematizações, lançando para a turma questões como: quantos votos cada candidato teve? Quem teve mais votos? Qual foi o candidato menos votado? Houve empate entre algum candidato?
Site sobre pesquisa eleitoral.
http://www.ibope.com.br/calandraWeb/BDarquivos/sobre_pesquisas/pesquisa_eleitoral.html
Durante todo o desenvolvimento da aula, o professor deverá levar em conta o envolvimento das crianças com o tema, observando, nas diversas formas de linguagem, sua compreensão acerca de pesquisa eleitoral, dos modos de registro dos dados e suas interpretações.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!