Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MEDIDAS DE COMPRIMENTO

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer que o comprimento é uma grandeza que pode ser medida;

-  Fazer medições usando qualquer comprimento como unidade de medida;

 - Construir instrumentos de medida e realizar medições em situações do dia a dia.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ªatividade: Será que vai dar?   

Professor, aproveite situações do dia a dia para criar desafios sobre medidas de comprimento, como por exemplo: o mural da sala, a estante dos livros, a toalha para a festa do aniversariante do mês...  

Nossa turma ganhou de presente uma cortina para a sala de aula. Será que vai dar? Como podemos saber?

 Os alunos começam a dar suas opiniões que devem ser testadas por todos e mediadas pelo professor. Instigue a turma na busca por soluções através de perguntas como: Vamos medir a janela? Mas, qual a medida da cortina? O que utilizaremos para medir? Um grupo  usará o tênis e outro grupo a palma das mãos?

Anote as medidas que os grupos encontraram no quadro e compare.

 Ex:  cortina - 20 tênis       Janela - 32 palmos

Peça aos alunos que comparem a medida do tênis e a palma da mão para perceberem como são diferentes suas medidas e, assim, escolherem uma única medida.

 Depois de decidido, os grupos medem novamente e a professora anota no quadro.

Ex: cortina -  20 tênis

      janela- 15 tênis

Retorne a pergunta inicial: Será que a cortina cabe na janela da sala de aula?

Será necessário comprar mais uma cortina ou não?

Como chegamos a está conclusão?

Antes de colocar a cortina, desenhe no quadro como foi a medição dos grupos e pergunte qual o lado medido. Eles respondem: o lado mais comprido, o maior, ou seja, a largura da janela e da cortina. É a hora de perguntar sobre o outro lado ( o menor, o mais curto) a altura da janela e da cortina. Sem esta medida saberemos se vai caber ou não?

Deixe os grupos medirem a altura da janela e da cortina e faça o mesmo procedimento comparativo e por último coloquem a cortina na janela.

2ª atividade: Os caçadores de medidas?

Peça para as crianças que formem duplas ou trios  de caçadores, mas explique que vão caçar as medidas de diferentes objetos da sala de aula, utilizando os materiais disponíveis: pedaços de barbante, tiras de cartolina, palitos de picolé, cinto, palmos, sapatos.

 Cada grupo registra numa cartolina o resultado obtido e mostra para os demais qual foi o material usado para medir.

BARBANTE

SAPATO

PALITO DE PICOLÉ

TIRA DE CARTOLINA

COMPRIMENTO DA SALA

COMPRIMENTO DO MURAL

COMPRIMENTO DO ARMÁRIO

Lance perguntas aos alunos:

Por que tivemos diferentes números para o mesmo objeto?

 Por que  em alguns casos a medida não foi exata, ou seja, “sobrou um pouco”?

 Qual   grupo teve mais trabalho para medir? Por quê?

E se medíssemos o comprimento do estojo da professora. Qual  grupo teria mais trabalho? Por quê?

Através das perguntas, a turma vai discutir suas ideias e concluir que para medir é preciso utilizar o mesmo instrumento e a mesma unidade de medida, no caso o metro (m). Já a medida que “sobrou um pouco”, é conhecida como medidas menores que o metro, como o centímetro(cm).

3ª atividade: Medindo com a fita métrica e a régua

http://modarara.blogspot.com/ 

Peça com alguns dias de antecedência, para cada um trazer uma fita métrica e uma régua.

Sente com a turma em roda e explore seus conhecimentos sobre o material: Quais os números que aparecem?,  Para medir com a fita métrica começamos com que número?, É o mesmo da régua?, Em que número termina a fitamétrica?, E a régua?, Como se chama cada um dos pedacinhos em que está dividida a fita métrica?, E a régua?.

Desafie os alunos a descobrirem quantos centímetros tem a fita métrica e quantos centímetros tem o metro.Aproveite para registrar no quadro as estratégias utilizadas e depois escreva um texto coletivo sobre as descobertas da turma.

Ex: A fita métrica utiliza o metro(m) como referência  e a régua utiliza  o centímetro (cm).

Descobrimos que 1m tem 100cm e que a nossa fita métrica tem 1 m e 50cm ou 150cm.

 Utilize a fita métrica para que os alunos meçam a altura uns dos outros e comparem para saber que tem o mesmo tamanho, o mais alto ou o mais baixo. Essa atividade deve ser feita em outros momentos do ano para que possam acompanhar seu crescimento.

Em seguida, registre num cartaz as medidas obtidas e peça para calcularem a diferença entre a medida do colega mais alto e o mais baixo, se a medida da professora ultrapassou o tamanho da fita métrica e qual foi a diferença, etc.

 A professora poderá ter na sala de aula uma fita métrica presa à parede para que os alunos façam sua medição e possam registrar no caderno.  Os alunos poderão fazer o próprio acompanhamento do crescimento quando desejarem.

Proponha aos alunos que utilizem a régua para medir objetos pequenos, por exemplo:

- Apresente livros de diferentes tamanhos para serem medidos e depois colocados em  

sacolas  de diferentes tamanhos.  Qual a sacola apropriada para cada livro?

- Medir diferentes objetos e descobrir em qual caixa caberá.

Para finalizar, converse com a turma sobre como foi realizar as medições, se suas estratégias ajudaram na resolução ou se tiveram que criar outras, ou seja, socialize as descobertas de cada um.

Recursos Complementares

Livros  sobre Medidas de comprimento:

- Vivendo a matemática

  Medindo comprimentos

  Autor: Nílson José Machado

 Editora Scipione

- Minha mão é uma régua

  Autor e ilustrador:  Kim Seong Eun

  Editora: Callis

Avaliação

Avalie  durante a realização de cada atividade:

-Se o aluno reconhece que o comprimento pode ser medido;

 - Se o aluno realizou a medição dos objetos com diferentes materiais;

- Se o aluno fez uso dos instrumentos de medida para obter medidas exatas;

- Se participou dando ideias ou sugestões das atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.